No Campeonato Nacional da 2ª Divisão realizou-se no passado fim de semana a jornada 16 com alguns resultados com influência nas tabelas das Classificações Gerais de cada zona.
ZONA NORTE
O Carvalhos foi a Coimbra vencer por 7-4 enquanto os seus diretos perseguidores empataram a 3 golos em jogo entre si disputado na Póvoa de Varzim. Destaques ainda para a derrota do Famalicense em casa com o Valongo “B” e para as vitórias de Marinhense (em casa) e Cambra (na Sobreira). “Os Limianos” venceu o Espinho e afastou-se da zona de despromoção onde permanece o Paredes que foi a Oliveira do Hospital perder por 4-2.

Com estes resultados o Carvalhos aumentou a distância para os três mais diretos perseguidores e está agora com 6 pontos de vantagem sobre o Desp. Póvoa e 8 sobre Oliveirense “B” e Famalicense. Leiria e Marrazes, Paredes e Académica ocupam agora a zona de despromoção face à vitória de “Os Limianos”, agora 3 pontos acima da “linha de água”.

ZONA SUL
O Paço de Arcos recebeu e venceu o Alcobacense enquanto os seus mais diretos perseguidores não passavam de um empate a 1 bola (Turquel na receção à Física) e de uma derrota (Parede copiosamente batido no Pavilhão Fidelidade pela equipa “B” do Benfica). O Alenquer e Benfica venceu à tangente na receção ao Oeiras mantendo-se, assim, na luta pelos objetivos inicialmente definidos. Realce para a primeira vitória do Marítimo que bateu a Salesiana por 6-2 no Pavilhão Carlos Silveira, em Ponta Delgada e para as vitórias de Sporting “B” (1-0 ao Entroncamento) e Biblioteca (4-2 em Sintra).

Com estes resultados, o Paço de Arcos passou para a frente da Classificação Geral, agora com 1 ponto de vantagem sobre o Turquel, 2 sobre o Parede e 5 sobre o Alenquer, com o Benfica “B” já a 9 pontos de distância. Física e Marítimo deram pequenos passos na tentativa de sair da zona de despromoção mas os açorianos estão ainda à distância de 7 pontos do Sintra que, por sua vez persegue a Física a 2 pontos de distância mas o grupo que ocupa os últimos lugares de permanência (Entroncamento, Biblioteca, Alcobacense e Juventude Salesiana) ainda se encontram respetivamente a 6, 4, 3 e 2 pontos de distância da Física, primeira da zona de despromoção.

GOLEADORES E GUARDA-REDES
Bruno Frade, que marcou 2 golos no encontro com o Alcobacense, continua a liderar a tabela dos goleadores com grande margem de distância sobre os seus perseguidores, Martim Costa e “Viti” Oliveira, que também bisaram no encontro com o Parede.

A lista abaixo mostra os guarda-redes que conseguem média igual ou inferior a 2 golos sofridos por jogo, num universo de todos os 67 guarda-redes da 2ª Divisão que já participaram ativamente em pelo menos 1 jogo:

ESTATÍSTICAS
Se atentarmos aos pontos conquistados nos jogos nas suas próprias zonas, conclui-se que as melhores equipas da 2ª Divisão (numa classificação puramente académica) são Paço de Arcos e Carvalhos com 2,5 pontos conquistados em cada jogo disputado.

Se prestarmos atenção aos quadros apresentados abaixo, verificamos que o Carvalhos vai já numa impressionante série de 8 vitórias consecutivas e que o Turquel é a equipa que vai na maior sequência de jogos sem perder (11), o mesmo número de jogos sem perder que o Póvoa conseguiu da 4ª à 14ª jornada… É interessante ainda observar, no quadro da direita abaixo, que Paço de Arcos (1º da classificação conjunta das duas zonas) e Sintra (26º e antepenúltimo da mesma tabela) apresentam médias de “Faltas de Equipa” cometidas por cada jogo realizado muito aproximadas, o que nos permitiria concluir (com alguma leveza) que não há qualquer tipo de ligação entre as “Faltas de Equipa” e a competência das equipas… Será?

O Carvalhos é a única equipa que ainda não perdeu pontos nos jogos realizados no seu reduto, tal como há somente 7 equipas que nunca perderam “em casa”, apesar de já terem empatado:

Turquel (em 8 jogos) e Alenquer (em 7) são as equipas que melhor desempenho conseguiram nos jogos disputados longe das suas gentes, cedendo somente 1 derrota e 1 empate. Com 2 derrotas concedidas, o Paço de Arcos é o 3º desta lista virtual:

BOLAS PARADAS
Estes são os 27 especialistas que conseguem transformar metade ou mais das oportunidades de Bola Parada de que dispuseram de entre uma lista que contém 100 jogadores, dos quais 6 nunca falharam:

Da mesma forma, a lista abaixo é composta pelos 28 Guarda-Redes (de entre um total de 59) que conseguem defender mais de 70% das Bolas Paradas a que são sujeitos, com 5 destes a conseguir um desempenho perfeito:

DISCIPLINA
Bernardo Marques é o jogador mais penalizado pelas equipas de arbitragem com 32 pontos negativos, se atribuirmos 1 ponto por cada advertência verbal, 2 por cada cartão azul e 3 por cada cartão vermelho:

Saiba tudo sobre o Campeonato Nacional da 2ª Divisão seguindo as ligações apensas aos botões abaixo: