E chegamos às três jornadas finais do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Muitas são as dúvidas e poucas, muito poucas, as certezas…
Zona Norte
Comecemos por apresentar a Zona Norte que vai ter 3 jogos muito interessantes, se não quisermos mesmo considerar de muito interessantes todos os outros!!!!
Com o vosso perdão, vou escolher como jogo da jornada não o esperado e fabuloso Pacense-Póvoa, um jogo que vai “ferver” dentro e fora de pista, mas antes um que poderá ser decisivo para a confirmação das 3 equipas que descem de divisão: o Infante-Feira vai ser disputado por 2 equipas separadas por 5 pontos na tabela da classificação geral mas enquanto o Infante (que vai jogar em casa!) ocupa o primeiro lugar da zona de despromoção, o Feira ocupa o último lugar da zona de manutenção, pelo que uma vitória do Infante vai baralhar todas as contas e deixar para as 2 jornadas finais a decisão final com ambas as equipas a defrontar adversários temíveis nas jornadas que definirão as equipas despromovidas.
Como se pode constatar pelo quadro acima, o Infante está a 5 pontos de distância do Feira e se os feirenses ainda vão defrontar Pacense (só o líder!!!) e Valongo “B”, os infantinos vão encontrar Sanjoanense e Carvalhos, respetivamente 4º e 3º classificados, pelo que me parece que se o Infante vencer o jogo com o Feira irá tentar arranjar forças onde talvez já existam poucas para ultrapassar adversários temíveis. O Termas já não consegue atingir a pontuação necessária para fugir da zona de despromoção e o Escola Livre está preso por 1 ponto e se perder qualquer ponto no jogo que vai disputar em Valongo verá confirmada a descida de divisão.
Pacense-Póvoa será, certamente, um jogo apaixonante, não só porque se vão defrontar os dois primeiros classificados mas principalmente porque os poveiros estão em boa posição para ocupar a vaga nortenha na Liguilha de apuramento ao Campeonato Placard e não têm “interesse” algum em permitir a aproximação dos perseguidores Carvalhos e Sanjoanense.
Das quatro equipas atrás mencionadas, o Carvalhos é sem sombra de dúvida a que tem o melhor calendário, pelo que este jogo grande entre Pacense e Póvoa é ambivalente: 1) pode permitir a aproximação dos poveiros à liderança e dar-lhes esperanças de que o líder perca com Feira e Sanjoanense nos jogos que faltam disputar; 2) pode permitir a aproximação de Carvalhos e Sanjoanense ao Póvoa, baralhando as contas do 2º lugar.
A verdade é que o Carvalhos tem grandes hipóteses de vencer nas Termas e a Sanjoanense vai ter um jogo muito difícil nas receção ao Paredes mas diga-se o que se disser, as atenções de todos vão estar concentradas em Paços de Ferreira.
Vejamos abaixo a classificação geral e todos os jogos da jornada:
Siga as ligações abaixo para se inteirar de tudo:
Zona Sul
Passemos agora a apresentar a Zona Sul que vai ter 4 jogos muito interessantes, alguns deles mesmo determinantes!
De novo, tal como na Zona Norte, vou definir como jogo da jornada o Salesiana-Marítimo, partida que poderá ter influência determinante na definição das 3 equipas que descerão de divisão.
O Marítimo tem 17 pontos e mais 2 jogos para disputar (Oeiras e Candelária), para além deste com a Salesiana, enquanto estes têm somente mais um jogo para disputar (Marrazes). Se a Salesiana vencer o Marítimo terá não só de vencer o Marrazes na última jornada mas ainda “rezar” para que o Marítimo não retire proveitos dos jogos com 2 equipas muito difíceis e classificadas muito acima na tabela da classificação geral. Mas este possível resultado (vitória da Salesiana na receção ao Marítimo) terá ainda consequências muito mais vastas porque se o Leiria e Marrazes vencer na Marinha Grande mantém-se na luta pela manutenção e guardará para a última jornada a decisão com a Salesiana. Já viram como é que este jogo da 24ª jornada tem implicações que vão muito para lá da própria ronda? Vejamos abaixo o quadro geral da Zona Sul:
Aproveitemos este quadro publicado acima para pensarmos agora nos 3 jogos que envolvem as equipas classificadas nos 3 primeiros lugares da tabela classificativa. Ao líder Candelária faltam somente 2 jogos para disputar (já fez no passado dia 24 o jogo com a Salesiana que venceu por 2-0) e se com o Benfica vai disputar um jogo equilibrado (se atentarmos ao que as equipas fizeram até aqui), com o Marítimo vai disputar o “derby” açoriano e todos sabemos que num “derby” tudo pode acontecer!!!
Por outro lado, o líder (!!) Turquel tem 3 jogos muito difíceis para disputar, qual deles o mais complicado!!! Se a vantagem dos “Brutos dos Queixos” se consubstancia no facto de ainda poder chegar aos 64 pontos (contra os 61 máximos do Candelária), não deixa de ser verdade que Oeiras e BIR (ambos os jogos nos recintos destas duas equipas) são adversários que podem ter influência direta nas contas do título…
E convém não esquecer que se ambos os líderes se “distraírem”, o Alenquer está somente a 5 pontos daqueles e tem um calendário ligeiramente melhor (teoricamente!). E, já agora, convém também não esquecer que o Biblioteca está somente a 1 ponto do Alenquer e totalmente embrenhado “na luta”, com a agravante de ter três jogos bem difíceis para realizar…
Saber esperar é uma grande virtude e todos nós teremos de ter esta virtude… pelo menos até mais logo!!!!
Vejamos abaixo a classificação geral e todos os jogos da jornada:
Siga as ligações abaixo para se inteirar de tudo: