O Campeonato Nacional da 2ª Divisão está empolgante nas duas frentes e se na Zona Norte o Pacense já tem uma liderança que permite sonhar um pouco mais alto, deixando esperanças reduzidas a Póvoa, Carvalhos e Sanjoanense, na Zona Sul o Turquel comanda mas Alenquer e Candelária estão mesmo na peugada, e qualquer deslize nos próximos jogos será determinante.
Na Zona Norte, fazendo fé no quadro abaixo, o 7º classificado, Paredes, ainda pode matematicamente atingir o 2º lugar que dá acesso à Liguilha de Apuramento ao Campeonato Placard, entre os segundos das duas zonas, mas realisticamente, só Pacense, Póvoa, Carvalhos e Sanjoanense me parecem em condições de lutar pelos 2 primeiros lugares da classificação geral.
O Carvalhos é a única equipa que já não tem de defrontar qualquer um dos outros 3 adversários, pelo que poderá esperar que um (ou dois) deles irá, invariavelmente, perder pontos.
Na Zona Sul o Turquel é o primeiro classificado com 5 pontos de avanço mas Alenquer e Candelária continuam na perseguição à qual me parece já não poderem aspirar Biblioteca e Oeiras.
Fazendo fé no quadro abaixo, o Sintra ainda poderá matematicamente aspirar ao 2º lugar que permitirá disputar a Liguilha de Apuramento ao Campeonato Placard com o 2º da Zona Norte, mas realisticamente prece-me que somente Alenquer e Candelária poderão atrapalhar os planos do Turquel.
Mas se na zona das subidas estão envolvidas poucas equipas, nas zonas de despromoção acontece o contrário:
Na Zona Norte, o último classificado Termas ainda pode aspirar ao 10º lugar (matematicamente) e apesar da diferença pontual para o 11º lugar, ainda é possível que o quadro geral seja totalmente alterado, dado que o 12º classificado Infante Sagres (1º lugar da zona de despromoção) está somente a 2 pontos do Feira (1ª equipa fora da zona de despromoção) e a 3 pontos do Espinho (em 10º lugar). O próprio Porto “B” ainda não está livre de todas as perturbações porque o Infante Sagres ainda pode fazer 34 pontos e a Escola Livre 28, mais 3 pontos que o Porto amealhou até agora.
Na Zona Sul a maior diferença é que as equipas que estão na zona de despromoção estão mais próximas umas das outras tendo em conta os 9 pontos do Sporting e os 12 e 13 de Salesiana e Marrazes, respetivamente.
O 7º classificado Sintra ainda pode ser “apanhado” pelo Marrazes e não está, matematicamente, fora das “contas”, mas a verdade é que nem o Sintra vai perder todos os jogos até final nem as equipas nos 3 últimos lugares vão ganhar todos os jogos que ainda faltam. De uma forma muito realista, diria que Marítimo e Física ainda estão numa zona muito próxima (em pontos) da zona de despromoção.
As próximas jornadas serão decisivas e já na próxima ronda na Zona Norte os quatro “da frente” vão jogar em casa e não podem escorregar sob pena de perderem pontos preciosos para as contas finais. Os jogos da próxima jornada são os seguintes:
Na Zona Sul o Turquel vai visitar Sintra e tem como fator de pressão a vitória do Candelária sobre o BIR a 8 de Outubro do ano passado (ai, ai, estas jornadas duplas!!!!!!).
No que respeita aos Goleadores, Rui Pedro “Morgenstern” (Feira), Afonso Lima (Carvalhos) e Diogo Fernandes (Póvoa) lideram perseguidos de muito perto por Hugo Santos (Sanjoanense) e “Marinho” Rodrigues (Alenquer), pelo que se espera que a parte final do campeonato seja esclarecedora, premiando aqueles que tiverem mais “fôlego” até à jornada final.
Siga as ligações apensas aos logótipos abaixo para se inteirar de todos os pormenores de cada uma das zonas da 2ª Divisão Nacional: