O SL Benfica venceu o Sporting CP por 3-1 e garantiu, assim, a liderança isolada do Campeonato Placard quando se jogou a 15ª jornada, segunda da segunda volta da prova.
O jogo, sempre muito equilibrado, teve o primeiro momento de verdadeiro “frisson” após a amostragem de Cartão Azul a Nil Roca que permitiu a “Nolito” Romero a tentativa de desfeitear Pedro Henriques, negada pelo guarda-redes do Benfica com excelente defesa à opção de remate direto do sportinguista na transformação do Livre Direto. O Placard só sofreu alteração a dois minutos do final da 1ª parte em golo muito contestado pelos sportinguistas que alegam desvio da bola na caneleira de Ordoñez no caminho para a baliza. Pelas imagens escassas e pouco esclarecedoras visionadas em “A Bola” TV, a mim pareceu-me que Lucas fez o desvio com o stick, mas não tenho a certeza em virtude de a qualidade das imagens e do único ângulo de repetição não permitir qualquer conclusão.
A 2ª parte foi mais movimentada e o golo de Matías Platero aos dois minutos deu uma boa indicação da predisposição dos “leões” para a tentativa de discutir o resultado. Passado um minuto, Ferran Font, na sequência da 10ª falta do Benfica, não conseguiu ultrapassar Pedro Henriques, fortíssimo nos duelos de bola parada. Aos dez minutos, “Roby” de Benedetto faz um passe desde a tabela final atrás da baliza de Girão que encontra Gonçalo Pinto no centro da área sem a devida marcação de Platero. O “águia” não se fez rogado e com um movimento rápido e um remate “seco” bateu André Girão para fazer o 2-1. Sete minutos mais tarde é a vez do Sporting fazer a sua 10ª falta e de “Pablito” Álvarez não ter capacidade para ultrapassar André Girão, que defende sem grandes dificuldades e com enorme classe a tentativa do argentino. A cinco minutos do final da partida foi a vez do fantástico Diogo Rafael fazer golo de bola parada transformando com enorme classe um penalti por mão na bola de “Nolito” dentro da área, colocando a bola mesmo, mesmo, mesmo no canto superior esquerdo da baliza de Girão, impotente para impedir o golo encarnado que dava folga de 2 golos ao Benfica a pouco tempo do final da contenda. A um minuto do fim “Nolito” não conseguiu, de novo, desfeitear Pedro Henriques na transformação do livre direto originado na 15ª falta do Benfica. Resultado merecido pela eficácia do Benfica e completa incapacidade de transformação de “bolas paradas” por parte do Sporting.
Os resultados da 15ª jornada foram os seguintes:
Vitória impressionante do FAC sobre o fortíssimo Sp. Tomar; vitória muito difícil e conseguida nos minutos finais da Oliveirense sobre o Murches; vitória que se pode considerar “normal” do Barcelos sobre o Riba d’Ave; vitória difícil do Paço de Arcos só confirmada no segundo final (literal) da partida; vitória difícil do Valongo (em “San Siro”) com o Parede a vender cara a derrota, tendo estado, inclusive, a vencer por 2-0 aos 9 minutos da 1ª parte. Com o Braga-Porto em atraso a jogar-se amanhã (e que seguiremos aqui em direto através das imagens da HCB TV a partir das 21 horas, 20 nos Açores), a tabela da classificação geral ficou ordenada da seguinte forma (clique na imagem para consultar a classificação geral completa):
A lista de goleadores e guarda-redes pode ser consultada seguindo a ligação apensa à imagem abaixo:
Siga todas as peripécias dos jogos da jornada 14 clicando na imagem abaixo:
Consulte todos os números e estatísticas do Campeonato Placard seguindo a ligação do logótipo abaixo: