Candidatos vencem mas Barcelos “cai” em Tomar…


Foi uma jornada “quase” normal no Campeonato Placard, não fosse o SC Tomar, que já vem avisando (!!), vencer categoricamente o OC Barcelos em jogo com duas partes distintas: 0-1 na 1ª parte e 3-0 na 2ª, atendendo somente aos números… Vejamos os resultados:

Realce imediato para a já mencionada derrota do Barcelos em Tomar mas ainda para as difíceis vitórias “caseiras” do FC Porto (5-4 com Valongo) e Sporting CP (6-5 com Paço de Arcos), sinal de que este campeonato está muito equilibrado. Riba d’Ave HC (Juv. Viana) e GRF Murches (Famalicense AC) venceram também pela margem mínima enquanto a UD Oliveirense conseguiu a única vitória “fora de portas” com os 4-2 na Parede. O SL Benfica não teve dificuldades de maior para ultrapassar o HC Braga no Pavilhão Fidelidade.

Com os resultados apresentados acima, as primeiras oito posições da tabela da classificação geral ficaram assim ordenadas:

Se considerarmos que Benfica, Porto e Sporting ficarão previsivelmente nos 3 primeiros lugares (será??), então começa a ser interessante a luta pelo 4º lugar, o tal que dá vantagem nos Playoff na eliminatória com o 5º classificado. Barcelos, Oliveirense e Valongo (pelo menos!) têm de fazer pela vida porque quem ficar nos 6º, 7º e 8º lugares irá (previsivelmente!) discutir o Playoff com os 3 primeiros classificados. A verdade é que quem quer ser campeão nacional terá de vencer TODOS!!!!

Vejamos abaixo que embates teremos nas jornadas até final da fase regular:

Obviamente que é ainda muito cedo para se fazerem contas mas percebemos que a Oliveirense tem um ciclo terrível de 5 jogos muito complicados, com todas as equipas que vão à sua frente, 3 deles “em casa” e outros 2 “fora”. Tudo poderá depender deste 5 próximos jogos e a verdade é que os oliveirenses já não perdem há 8 jornadas!!!!! O Barcelos, por sua vez, terá também os mesmos 5 adversários mas num espaço de tempo maior, com a receção ao Braga pelo meio e também com 3 jogos “em casa” e 2 “fora”. O Valongo já jogou com o Porto (na jornada que se disputou no fim de semana passado e perdeu por 5-4) e vai receber o Benfica e jogar no pavilhão de Sporting, Oliveirense e Barcelos, 1 jogo “em casa” e 3 “fora”! Não fiz menção ao Sp. Tomar porque me parece que já está um pouco longe do 4º lugar em termos de pontuação mas terá também uma ponta final de campeonato muito complicada, com 3 jogos “fora” com candidatos e somente 1 “em casa”. Antes de mais gostaria de deixar bem claro que, para mim, candidatos ao título são todas as equipas que passarem ao Playoff, mas por mero exercício estatístico, passarei a referir-me a “candidatos” quando falo das equipas que seguem nos 6 primeiros lugares da tabela classificativa (espero que me perdoem esta estratégia).

Atentemos, agora, a ordem das últimas oito equipas da tabela da classificação geral:

Muito se pode dizer, da análise feita aos números acima, mas a verdade é que ainda é muito cedo para eliminar qualquer equipa das possibilidades, quer de chegar aos lugares de Playoff quer mesmo à fuga dos últimos 3 lugares. Obviamente que Juventude de Viana, Paço de Arcos e Murches, as equipas que ocupam os últimos 3 lugares, podem alterar completamente a sua situação se vencerem 2 ou 3 jogos consecutivos e nem Parede, nem Braga, nem mesmo Rica d’Ave ou Famalicense estão livres de serem ultrapassados pelas equipas que seguem abaixo na tabela. Vejamos quem serão os próximos adversários:

Como podemos constatar na luta pela manutenção, se a Juventude de Viana vencer 5 jogos, poderá até (hipoteticamente) chegar ao 8º lugar, se nenhuma das equipas acima conseguisse o número de pontos para atingir os 22 (lembro que na época passada 18 pontos foram suficientes para garantir a manutenção) e nestes 10 jogos em falta, a Juventude vai jogar com 5 candidatos ao título, mas o Paço de Arcos só o fará com 3 (de novo, lembro que assumo este estatuto só para os 6 primeiros da tabela classificativa atual) e o Murches só defrontará 4, assim como o Parede e Braga, já que o RIba d’Ave e Famalicense terão, a exemplo da Juventude, de defrontar 5 dos “tais” candidados.

Na outra luta, a da participação nos Playoff, as coisas são muito mais complicadas e não há forma de, nesta fase do campeonato, termos uma ideia precisa de quem irá disputar a fase decisiva da prova, pelo que, neste momento, basta referir que Tomar (um pouco melhor) e Famalicense não estão totalmente seguros, se bem que me parece que o Sp. Tomar, pelo que tem feito, estará quase com um patim nos Playoff. Restam, assim, 7 equipas (a bem da verdade) com possibilidades, umas mais do que outras, de chegar ao último lugar que permitirá não pensar mais na descida e até mesmo lutar pelo título nacional (porque não???).

Siga a ligação abaixo para saber tudo sobre o Campeonato Placard:

Outras Notícias
Porto-Benfica hoje às 11:30 horas para apimentar o Campeonato Placard...
Ver Mais
Hoje é quarta-feira de hóquei dos três mais importantes campeonatos europeus
Ver Mais
Arranca hoje a Elite Cup feminina… Porto-Oliveirense e Benfica-Sporting nas semifinais masculinas...
Ver Mais
Elite Cup começa hoje em Odivelas...
Ver Mais
Calendários do Campeonato Placard
Ver Mais
FC Porto Campeão Placard 2023-24
Ver Mais