Quinta-Feira foi o dia da semana que o World Skate Europe escolheu para disputar todas as jornadas da Fase de Grupos da Liga Europeia, agora denominada WSE Champions League. Nesta fase determinante da competição, 16 equipas disputam o acesso aos Quartos de Final divididas por 4 grupos, sendo que em cada grupo 2 daquelas equipas serão apuradas para disputar a Fase Final a eliminar.
No Grupo “A”, Oliveirense e Benfica estão bem encaminhados e estes 2 jogos que se seguirão com o mesmo adversário, primeiro no Pavilhão Dr. Salvador Machado em Oliveira de Azeméis e depois no Pavilhão Fidelidade em Lisboa, poderão permitir que um dos adversários espanhóis, Calafell ou Liceo, se aproximem na tabela classificativa, tudo dependendo, obviamente, dos resultados obtidos.
Se as equipas portuguesas dividirem os pontos em disputa nestes 2 jogos e uma das equipas espanholas vencer os 2 jogos, então entraremos nas 2 jornadas finais da competição com 3 equipas empatadas em 1º lugar. É ainda muito cedo para todas estas conjeturas, pelo que amanhã já poderá ficar alguma coisa mais clara ou continuar tudo muito indefinido. A verdade é que “candeia que vai à frente alumia 2 vezes” e daí esta vantagem ligeira para as equipas portuguesas.
No Grupo “B”, o Porto ainda não venceu qualquer jogo mas também ainda não perdeu. Os empates com o Trissino (no Dragão Arena) e com o Noia (em Espanha) atrasaram ligeiramente a equipa portuguesa na luta pela passagem aos Quartos de Final, como podemos constatar pela imagem abaixo:
Na minha opinião, o Porto vai agora, não querendo menosprezar a equipa italiana, defrontar o adversário “menos forte” deste grupo e tem todas as possibilidades de vencer os 2 jogos. As ausências de Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto nos jogos anteriores teve algum peso no desempenho da equipa mas mesmo que os craques não jogassem (não é o caso, Gonçalo e Carlo cumpriram 2 jogos de castigo e já jogarão amanhã), o Porto tem armas mais do que suficientes para vencer “este” Sarzana. Se assim o fizer agora no Dragão Arena e depois em Itália, estão abertas as portas para os Quartos de Final… Noia e Trissino vão disputar 2 jogos de tremendo equilíbrio, com decisão nos pormenores e nos erros defensivos e, neste pormenor, os italianos parecem-me em ligeira desvantagem. A ver vamos!!!
No Grupo “C” a luta para o apuramento vai ser, certamente, entre Valongo, Forte e Lodi, porque o Barça pode quase garantir o desiderato já amanhã, se vencer o Lodi e o Valongo vencer o Forte. Se tal acontecer e com 9 pontos ainda em disputa, não me parece que o Barça não vença pelo menos um dos 3 jogos finais.
O Valongo recebe o Forte e se a equipa de “Ricky” Gnata, “Fede” Ambrosio, Domenico Illuzzi, Marc Gual e Pedro Gil (ainda muito em alta!) tem argumentos muito fortes, também os valonguenses já demonstraram que não estão neste grupo para prestar vassalagem a qualquer adversário, e quem se “atravessar” no seu caminho vai ter de lutar muito para ultrapassar esta equipa fantástica de jovens ADULTOS e GUERREIROS dedicados a uma causa e a um clube com pergaminhos no Hóquei em Patins.
Finalmente no Grupo “D”, Sporting e Barcelos podem decidir quase tudo nestes próximos 2 jogos que cada uma daquelas equipas vai disputar.
Se o Sporting vencer o Reus e repetir a “graça” na jornada de 9 de março e o Valongo vencer amanhã o SCRA, penso que o apuramento ficará decidido de imediato, apesar de o Reus não ser adversário para se pensar em facilidades… Mas que este cenário que tracei tem muita “viabilidade”, a verdade é que tem, esperando todos que Sporting e Barcelos joguem no melhor das formas possíveis mesmo sabendo que tal é impossível de conseguir durante um período alongado de tempo.
Para saber tudo sobre a WSE Champions League e seguir os jogos “EM DIRETO”, escolha as ligações abaixo: