Este não é, para mim, um sábado igual aos outros.
Por motivos da sua atividade empreendedora, vou ficar dois dias e meio sem a Princesa, que foi até à zona da capital.
Não foi a primeira vez, nem será a última, em que estamos longe um do outro, sendo que eu, desde que juntamos os nossos trapinhos, sempre estive mais tempo fora de jogo.
Sempre por motivos profissionais, primeiro por contra de outrem, depois, na reforma, para aconchegar o meu bichinho do jornalismo, fico vários dias ser ter a companhia da mulher da minha vida.
Com os anos a passarem, com a terceira idade – isso existe? – a aproximar-se rapidamente, cada afastamento fica sempre mais doloroso, pois gostamos muito de estarmos agarradinhos, com ou sem conchinha.
A Célia lá foi ontem no FlixBus, forma que encontrou para contornar uma anunciada greve da CP, mas que, aparentemente, já está no seu período de finitude.
Apesar de estarmos em dias carnavalescos, a hora do nosso encontro não sofreu alterações.
“Bom dia Tio”.
“Bom dia juventude. Para não me esquecer, como aconteceu há uma semana, vou já a este assunto. Alguém tem alguma impossibilidade para terça-feira?”.
“Nada Tio, nem temos aulas no Dia de Carnaval”, explicou o OLHA.
“Muito bem, nesse dia falamos desses festejos, que eu digo já que não aprecio. Daqui a pouco sei que um de vocês vai falar sobre a jornada a meio da semana da Primeirona, mas antes, alguém tem algo fora da caixa?”.
“Sabiam que ontem foi o Dia Mundial do Gato?”, questionou a RODINHAS.
“Não fazia ideia que havia um dia dedicado ao pequeno felino”, explicou o ALÉU.
“Mas fica a saber que além deste Dia, ainda há o Internacional do Gato a 8 de agosto”, riu-se a miúda.
“Os gatos estão em grande. Eu nunca tive nenhum, pois gosto mais de cães, mas acho um bicho simpático”.
“Eu tenho dois machos e são espetaculares. Além de serem uma excelente companhia, são extremamente asseados”, confirmou a RODINHAS.
“Pois, já tinha ouvido dizer que só fazem as necessidades na sua areia, sendo que se ela estiver suja, eles reivindicam a sua limpeza”, explicou o OLHA.
“Tudo isso é verdade, apesar de eu nunca ter tido nenhum. Ainda esta semana vi um cão e um gato a brincarem no meio da rua, perto da minha casa. Vamos lá deixar os gatinhos, para falarmos do hóquei. Quem faz o balanço da jornada de quarta-feira?”, perguntei eu.
“Desta vez o nosso porta-voz é o ALÉU”, explicou o OLHA.
“Sou sim senhor, esta jornada 18 onde todas as equipas marcaram e apenas um jogo terminou empatado. A principal surpresa aconteceu em Famalicão onde os campeões nacionais, que nos últimos cinco jogos só venceram um, consentiram o empate no último minuto, onde sofreram não um, mas dois golos, sendo que o último surgiu quando os minhotos apostaram nos cinco jogadores de campo. Na luta pela manutenção o Murches ganhou frente a um rival direto, numa altura em que a malta de Viana e Paço de Arcos estão com a vida muito complicada. Para terminar, olhando para os lugares que dão acesso às decisões, temos três equipas do Minho na busca do oitavo lugar”.
“Sem dúvida um bom resumo”.
“Tio, impressão minha ou estás um bocadinho nostálgico hoje?”, questionou a RODINHAS.
“Talvez lacónico. Primeiro porque a Princesa foi até Lisboa, e já tenho saudades dela, depois porque por esta altura devia estar em Paredes, onde hoje começa o Inter-Regiões feminino. Estive no primeiro no Luso, no segundo em Sesimbra, mas este ano… não deu”.
“Então porquê?”, quis saber o OLHA.
“Um dia destes explico-te. Vamos deixar-nos de lamechices, pois está na hora de definirmos a nossa escala de serviço”.
“Gostei dessa… escala… muito bom!”, sublinhou o ALÉU com uma exuberante gargalhada.
“Como estás bem disposto ficas com a Liga dos Campeões feminina, a RODINHAS fica com o Inter-Regiões, enquanto que eu e o OLHA vamos olhar para a Taça de Portugal. O que acham?”.
“Parece-nos bem Tio, e anima-te que a Princesa já regressa amanhã”, confirmaram eles, tentando animar-me para o que falta do resto do fim de semana.
“Obrigado juventude, no Entrudo cá estaremos”.
Não sei se eles ouviram a minha despedida, mas já sei que estão à espera que eu vos abra o apetite para o almoço.
Hoje foi frango de fricassé com puré de batata, com batata à séria.
Espanhol, tem o apelido de um antigo craque da bola, atualmente um dos melhores treinadores do Mundo, não são família, mas está hoje no FORA DO RINQUE.
Nome Completo: Albert Mola Guardiola
Clube atual: Sporting Clube de Tomar
Alcunha (se tiver): Mola
Idade: 25 anos
Local de Nascimento: Lleida
Clube estrangeiro futebol: FC Barcelona
Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo
Jogador estrangeiro futebol: Leo Messi
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Luka Doncic
Prato: Paella valenciana da minha Mãe
Sobremesa: Gelado
Bebida: Água
Filme: Anjos e Demónios
Ator: Morgan Freeman
Atriz: Penelope Cruz
Série televisiva: Breaking Bad
Livro: Origen, Dan Brown
Cidade portuguesa: Leiria
Cidade estrangeira: Roma
Animais de estimação: Cães
Jogo de computador/consola: Fortnite
Hobbies: Viajar e aprender novas línguas
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ténis
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Vitória com o Dinan-Quévert (França) contra a UD Oliveirense na Liga dos Campeões.
Dia de Carnaval, uma época que nunca apreciei, nem me recordo se os meus Pais me mascararam alguma vez.
Como sempre disse, gosto muito desta terça-feira por ser um dia em que não trabalhava, pois este sempre foi – na minha época – um feriado bancário.
Terminado o Inter-Regiões feminino, na sua 3ª edição, tive a curiosidade de conhecer as repetentes, uma tarefa que sempre faço nestas ocasiões, quando tenho que fazer o trabalho de casa, que não foi o caso, mas com a colaboração do Ricardo – meu filho – que esteve em Paredes, aqui estão o nome delas, começando pelas seis que estiveram em todas (2020, 2022 e 2023): Margarida Teixeira (AP Aveiro), Júlia Fonseca e Virgínia Carapêto (AP Coimbra), Júlia Gonçalves (AP Leiria), Inês Agulhas (AP Lisboa) e Inês Gomes (AP Porto).
Depois há um núcleo mais alargado que regressam nove meses depois à prova, vão encher a Crónica de hoje, mas que também merecem: Letícia Abraços, Matilde Marques, Eduarda Martins, Alícia Faro e Carolina Moreira (AP Alentejo, em 2022 representaram a AP Setúbal), Mariana Silva, Patrícia Costa, Matilde Machado, Inês Campos, Francisca Dias, Matilde Lua e Letícia Oliveira (AP Aveiro), Íris Nobre, Bárbara Brito, Ana Folgado e Diana Firsava (AP Coimbra), Joana Pascoal, Inês Santos, Erica Ricardo, Ana Monteiro, Leonor Coelho, Clara Carvalho e Cárin Agulhas (AP Leiria), Constança Mateus, Sofia Carvalho, Matilde Granadas e Rita Diegues (AP Lisboa), Daniela Araújo, Ana Fernandes, Mariana Teixeira, Ana Silva, Rute Santos e Bianca Lopes (AP Porto).
Feitas as contas, temos este ano 39 jogadoras, ou seja, 65% do total que já conheciam a beleza de participar nesta excelente prova.
Enquanto que eu andava de volta da matemática dos plantéis, o portátil dava sinal, ouvi o ruído habitual, que chega segundos antes deles surgirem… mas nada.
Fiz o habitual nestas situações – desliga e liga de novo – esperei mais um pouquinho, mas o ecrã mantinha-se negro.
“Boa noite Tio”, berraram três figuras, surgindo do nada”.
“Bolas, querem dar cabo de mim! Quem são vocês!?”.
“Não me digas que não nos conheces?”.
“Assim de repente estou no meio de um filme do Harry Potter…”.
“Acertaste Tio. Eu sou o pequeno feiticeiro”, explicou o OLHA, “… a RODINHAS vestiu-se de Hermione Granger…”.
“… sendo que eu estou tal e qual o Ron Heasley”, afirmou o ALÉU entre duas grandes gargalhadas, fazendo jus à personagem.
“Mas vocês estão tal e qual os personagens! Sabiam que eu sou um fã da obra da J.K. Rowling?”.
“Claro que sim Tio, daí termos pensado nesta forma de te surpreender”, explicou o ALÉU.
“Para mim vai ser estranho ver-vos a falar de hóquei, vestidos de pequenos mágicos. Que magníficos disfarces”.
“Hoje é caso para dizer que vamos fazer magia, sendo que vou já começar eu”, avançou o OLHA. “Estive no derby, desta vez no João Rocha, com os da casa a resolverem a eliminatória na primeira parte, num jogo em que os guarda-redes evitaram três livres diretos e um penalty – dois para cada lado – uma partida colorida com cinco amarelos e cinco azuis, normal quando se encontram os vizinhos da Segunda Circular”.
“Boa Harry Potter”, sublinhei eu, entrando na brincadeira que eles engendraram para esta terça-feira de Carnaval. “Já que estamos numa de Taça, vamos lá a outro jogo, que eu vi sem o vosso olhar mágico, mas com o palpite que podia haver uma pequena surpresa em Coimbra. Os locais estudaram bem a lição, tiveram a eliminatória quase ganha, mas os últimos dois minutos do tempo regulamentar levaram o jogo para prolongamento, sendo que nessa parte do encontro os minhotos marcaram por duas vezes e seguiram em frente, pelo que não tivemos tomba-gigantes nestes oitavos de final”.
“Sem varinha mágica, mas com muita criatividade”, riu-se ALÉU.
“Deixa-te de elogios e segue para o teu jogo, Ron Heasley”.
“Até me esqueço que hoje eu sou ele. A Liga dos Campeões feminina foi o meu foco, com as benfiquistas a vencerem em Espanha, garantindo o apuramento para os quartos de final, enquanto que o Feira folgou, precisando de vencer nas duas jornadas que faltam para se juntar às águias”.
“Vamos terminar esta Crónica carnavalesca com a Hermione Granger, ela que esteve em Paredes”.
“Tio, tu não te mascaraste, mas como tens a barba branca, podias muito bem ser o professor Albus Dumbledore”, começou ela com uma grande gargalhada.
“Não me importava, apesar de ele ter morrido durante a série. Vamos lá ao Inter-Regiões feminino”.
“Mais uma vez tivemos uma enorme festa do hóquei, grande equilíbrio na maioria das partidas, mas a seleção da AP Porto foi a mais forte, venceu todos os jogos, repetiu a vitória que tinha obtido no Luso em 2020, sucedendo à AP Aveiro que tinha triunfado o ano passado em Sesimbra. Como é habitual encerrar-se o tema nestas ocasiões, para o ano há mais”, terminou a RODINHAS.
“Verdade, como o Carnaval em 2024 é a 13 de fevereiro, o Inter-Regiões será por essa altura. Juventude até para a semana e gostei muito da vossa surpresa”.
“Professor Dumbledore, até sábado”, despediram-se eles com uma enorme vontade de se desmascararem.
Eu que não gosto da época, até que me diverti muito este ano.
Foi na Aldeia do Hóquei que fui encontrar a SACADA desta semana.
Quinze golos, com dois terços para os minhotos e destaque para o guarda-redes Diogo Almeida (HC Turquel).
O VELHO desta semana vai para a Matilde Lua, atleta da Sanjoanense, que ao serviço da seleção da AP Aveiro marcou nove golos no Inter-Regiões’23, sagrando-se como a melhor marcadora da prova.