Este artigo pretende tentar ajudar a descobrir quais as equipas que, à 21ª Jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão e portanto ainda com mais 5 jornadas para se realizar (15 pontos em disputa), ainda têm hipóteses matemáticas de subir à 2ª Divisão Nacional, quer pelo acesso direto que o 1º lugar de cada zona proporciona quer até mesmo pela Liguilha de Apuramento que será jogada pelos 2ºs classificados de cada zona!
Zona “A”
Apesar de 7 equipas ainda poderem atingir os pontos necessários para chegar ao 1º lugar (neste momento!!), penso que somente 3 equipas terão hipóteses reais do o conseguir. Como podemos ver pelo quadro abaixo, o Penafiel já só pode falhar uma única vez, tendo mesmo de ganhar todos os restantes jogos se quiser chegar aos 50 pontos e Lavra, Barcelos “B” e Famalicense “B” estão por um fio, ou seja, não só teriam de vencer todos os jogos mas ainda esperar que os da frente não fizessem pontos alguns, o que me parece uma situação muito irrealista!
A equipa que me parece ter melhor calendário até final da competição é mesmo o líder Valença até porque Marco e Limianos ainda se vão defrontar. O Valença vai defrontar, para além do 4º classificado Penafiel (em casa), quatro equipas que se encontram classificadas abaixo do 7º lugar, estando mesmo três daquelas equipas em posições abaixo do 10ª lugar. O Marco, para além do já referido jogo com o Limianos, vai ter de defrontar as equipas que se encontram classificadas entre os 6º e 9º lugares, enquanto o Limianos irá encontrar o Lavra (5º) e Maia (10º) em casa e Riba d’Ave “B” (11º) e Fão (12º) fora do seu recinto. Teremos de aguardar mais umas jornadas até ver quem se deixa vencer pelo cansaço e quem resiste melhor à pressão mas que os “Deuses” irão estar do lado do Valença, não tenho dúvidas.
Zona “B”
Na Zona “B” as contas estão circunscritas a menos equipas e mesmo o Gulpilhares, 5º classificado, a fazer fé no quadro da classificação, já não tem hipóteses de “lá chegar” quando há 15 pontos em disputa, faltando 5 jogos para terminar a prova, o que daria um total de 50 pontos, insuficiente para os 54 que a Oliveirense “B” já possui…
Assim, de forma muito realista, penso que o Mealhada terá muitas dificuldades para conseguir o 2º lugar porque não acreditamos que OH Sports ou Oliveirense “B” percam muitos pontos até final. O Sobreira está bem lançado para o título e só no final do campeonato irá encontrar os seus dois adversários diretos, o que nos faz pensar que os dois lugares da frente poderão estar definidos antes mesmo da última jornada. O engraçado é que nesta zona os jogos entre os 3 candidatos vão acontecer precisamente nas antepenúltima, penúltima e última jornadas, transformando os próximos jogos em “missões” muito complicadas e impossíveis de perder pontos, se querem chegar às últimas jornadas com melhores hipóteses que os outros. Contas bem feitas dizem-nos que se o Sobreira vencer os próximos 3 jogos ficará com 69 pontos e entrará nas 2 jornadas finais muito mais confortável que os seus adversários.
Zona “C”
Esta Zona “C” é a mais equilibrada das 4 que compõem o Campeonato Nacional da 3ª Divisão mas ao mesmo tempo a que apresenta mais distância pontual entre o 1º e o 2º classificado, colocando este bem ao alcance dos perseguidores. Do 2º ao 9º lugar medeiam 10 pontos, distância inferior à vitória em quatro jogo sem os perseguidos vencerem qualquer.
Penso que o Vilafranquense tem todas as condições para levar este 1º lugar até final, primeiro porque já defrontou CACO e Alcobacense e depois porque vai defrontar os 4º e 5º em casa e o 6º em Sintra, tendo ainda depois jogos com Nafarros (11º) e Marítimo (10º). Já o CACO vai ainda defrontar os 4º, 7º e 9º classificados em casa e os 3º e 10º classificados fora, pelo que me parece que será muito difícil conseguir igualar ou mesmo ultrapassar o Vilafranquense. O Alcobacense parece-me a equipa com melhor calendário porque retirando o jogo com o CACO em casa, só defrontará adversários que se situam (neste momento) abaixo do 7º lugar da tabela da classificação geral.
Zona “D”
Na Zona “D” a luta pelo título assume importância um pouco maior que nas outras zonas porque nesta competição cada equipas joga menos 2 partidas que nas restantes, pelo que cada equipa terá um total de 24 jogos a realizar. Quero com isto dizer que estarão menos pontos em disputa até final e se Grândola, CRIAR-T e Paço de Arcos “B” ainda farão mais 5 jogos, os restantes só têm mais 4 partidas para esta competição…
Se retirarmos o Vasco da Gama da equação (realisticamente já não tem quaisquer hipóteses) e atentarmos a que Paço de Arcos e Sesimbra defrontarão exatamente os mesmo adversários nas próximas 3 partidas e que estes estão classificados abaixo do 7º lugar (PDL 7º, Cascais 10º e Santiago 13º e último), chegamos à conclusão de que tudo se irá decidir nas últimas 2 jornadas e que o CRIAR-T tem margem de manobra para manter a 2ª posição ou até mesmo ascender à 1ª porque o Grândola vai ter dois jogos muito difíceis na ponta final do campeonato e poderá perfeitamente ceder pontos para os perseguidores.
Siga as ligações abaixo para aceder aos pormenores de cada uma das zonas da 3ª Divisão: