Afonso Lima, do CH Carvalhos, foi co-responsável da subida do emblema do Porto ao Campeonato Placard e no processo, marcou quase 2 golos e meio em cada jogo para terminar uma intensa época de 26 jogos na Zona Norte do Nacional da 2ª Divisão, e mais 2 no Apuramento de Promoção ao Campeonato Placard com 65 golos marcados.
Das 65 vezes em que enviou a “pretinha” (como diz o meu amigo Jorge Paulino) para dentro da baliza, 27 foram em jogo “corrido”, 24 de Livre Direto (!!!) e 14 de Penalti (!!!!!!!!)… Como verdadeiro especialista na marcação de Bolas Paradas, não conseguiu transformar 27 Livres Diretos (de um total de 51), ou seja, transforma com sucesso quase 1 Livre Direto em cada 2 que tenta (47% para ser exato). Mas se na transformação de Livres Diretos já é um especialista, na transformação de Penaltis é “craque” pois conseguiu transformar 14 de um total de 20 falhando somente 6, para um valor super-fantástico de 70% de sucesso na transformação de Grandes Penalidades… É OBRA!
Vejamos como ficou escalonada a lista dos Goleadores da 2ª Divisão Nacional:
Afonso Lima foi ainda o 5º melhor marcador de todas as provas de seniores masculinos que se realizaram em Portugal na época 2022/23. Siga a ligação apensa à imagem abaixo para consultar a lista completa:
Como se já não bastasse, o Afonso foi o 3º melhor marcador da Europa contabilizando os golos marcados somente nos campeonatos nacionais de cada país (só as ligas principais dos outros países). Siga a ligação apensa à imagem abaixo para consultar a lista completa:
Para quem já foi Campeão Nacional de Iniciados (Barcelos), Campeão Nacional de Juniores (também pelo Barcelos), Campeão da 3ª Divisão Nacional (na sequência da vitória na Zona Norte em 2014/15, então pelo Barcelos “B”), fez parte do plantel que venceu a Taça CERS em 2015-16 (com Paulo Freitas como treinador, apesar de não ter feito qualquer jogo por não ter sido inscrito naquela competição europeia) e foi Vice-Campeão da Taça CERS em 2016-17 (com Paulo Pereira como treinador), o maior trunfo do Afonso é o seu curso concluído, feito que diz bem da qualidade intelectual deste fantástico jogador. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, Mestrado em Direito Tributário na Universidade do Minho e finalmente Advogado com exame aprovado na Ordem (aguardando agora a formalização da nota final), Afonso Lima nunca deixou de praticar a modalidade que o apaixona mas não se limita a ser só mais um, é um dos melhores. Um exemplo para todos os jovens praticantes de qualquer modalidade: É POSSÍVEL… é difícil e exige sacrifícios e muito trabalho, mas É POSSÍVEL se nos focarmos no que é mais importante!