Quando estão realizadas 4 das 26 jornadas da Fase Regular do Campeonato Placard, há algumas diferenças relativas ao que é habitual na tabela da Classificação Geral: O Sp. de Tomar lidera com 4 vitória em outros tantos jogos, tal como Oliveirense e Sporting. Se esta liderança é uma posição habitual para os leões de Alvalade, já para os do Nabão não é tanto assim mas a verdade é que os tomarenses têm quase 6 golos marcados por jogo (média que só o Barcelos supera) e nem chegam a 2 sofridos (Oliveirense, Sporting e Barcelos são as outras equipas que nem ultrapassam o golo e meio sofrido por jogo), justificando plenamente a liderança conjunta do Campeonato Placard.
CLASSIFICAÇÃO
Obviamente que 4 jornadas não são suficientes para medir a força e qualidade de cada equipa porque estas dependem muito dos adversários que já defrontarem (o Tomar defrontou Turquel, Carvalhos, Valongo e Riba d’Ave, a Oliveirense defrontou Riba d’Ave, Barcelos, Pacense e Famalicense e o Sporting defrontou Pacense, Famalicense, Braga e Benfica) mas se “candeia que vai à frente, alumia duas vezes” e “grão a grão enche a galinha o papo”, então só resta dar os parabéns às 3 únicas equipas que só conhecem o sabor da vitória nesta competição. Vejamos abaixo a tabela da Classificação Geral à entrada para a 5ª Jornada da prova (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):
PRÓXIMOS JOGOS
Para os próximos 6 dias estão agendadas duas jornadas e alguns dos jogos previstos merecem relevo e serão aguardados com enorme expectativa, como por exemplo já amanhã o Porto-Sporting (os dragões não querem perder mais um jogo), o Barcelos-Tomar (teste extremamente difícil para o atual comandante) e o Pacense-Carvalhos (pela estreia de Ricardo Geitoreira no comando técnico da equipa do Pedroso) e na próxima quarta-feira o Oliveirense-Benfica (que poderá acontecer com os de Azeméis como líderes da prova e o Benfica a 5 pontos de distância). Vejamos abaixo quais os jogos das próximas duas jornadas (clique na imagem abaixo para consultar o calendário completo da competição):
GOLEADORES
As equipas são compostas na sua essência por técnicos e jogadores e se estes são importantes para a qualidade global do conjunto, mais ainda é tê-los com “faro” para o golo. Gonçalo Alves (Porto) tem sido um dos habituais no topo das tabelas de goleadores das últimas época e nada mudou em relação à atual: continua a ser GAlves a liderar a lista dos homens-golo…”
Mas a perseguição ao líder é feroz e, se atendermos a que a equipa de que fazem parte é a que mais golos marcou na prova até esta jornada, não admira que “Vieirinha” (em grandíssima forma neste início de campeonato) e Miguel Rocha (ambos do Barcelos) sejam dois dos perseguidores. “Tato” Ferruccio e Guilherme Silva (Sp. Tomar) são os “arietes” que permitem que os nabantinos sigam na frente do campeonato derrubando obstáculos um a seguir ao outro e Hélder Nunes (Porto) regressou a Portugal para fazer aquilo que sabe melhor: orientar, fazer jogar e marcar. Vejamos abaixo os 10 melhores da lista de goleadores (clique na imagem abaixo para aceder à lista completa):
GUARDA-REDES
Se houve um tempo em que se dizia que “um bom guarda-redes é meia-equipa”, no momento atual e com as alterações produzidas no jogo nas últimas épocas, já não basta um “bom” guarda-redes para uma equipa se candidatar a um título, tem mesmo de ser SUPER-BOM, e de guarda-redes excelentes está o nosso campeonato cheio.
Da lista de guarda-redes que já participaram em pelo menos 1 jogo neste campeonato, extraí um conjunto dos que participaram em todos os quatro jogos das suas equipas e nesta lista reduzida de totalistas não admira que nos 5 primeiros lugares estejam os guarda-redes das equipas que ocupam os 5 primeiros lugares da tabela classificativa… Sintomático, não??? Clique na imagem abaixo para consultar a lista completa de guarda-redes do Campeonato Placard que já participaram em pelo menos 1 jogo:
“PERFORMANCE”
Se analisarmos com atenção os quadros abaixo (e excluirmos os empates), chegamos à conclusão de que os 5 líderes do campeonato dominam a tabela verde, como seria de esperar, mas que o Porto não aparece em qualquer das categorias dos “melhores” e o Benfica só aparece na categoria dos “empates”! Já na tabela vermelha o Carvalhos só não aparece identificado em duas categorias, precisamente porque o Braga é a equipa menos concretizadora do campeonato. Ricardo Geitoeira é aguardado com grande expetativa ao comando técnico da equipa carvalhense mas terá, certamente, muito trabalho pela frente para “retirar” o Carvalhos de qualquer categoria desta tabela.
Acima apresentamos o quadro das sequências de resultados de cada equipa.
FALTAS DE EQUIPA
O que poderá querer significar a liderança “folgada” do Carvalhos numa das áreas mais influentes do hóquei em patins atual? Se a equipa que segue em último lugar do campeonato é a que menos faltas de equipa comete, poderemos nós tirar a ilação de que falta agressividade no seu jogo? Não podemos afirmar isto de forma categórica mas poderá ser um argumento a utilizar se procurarmos respostas ao fraco desempenho da equipa que em nenhum dos 4 jogos efetuados ultrapassou a “barreira” das 10 faltas de equipa cometidas e em média faz “somente” 6 faltas e meia por jogo. Por outro lado, o Riba d’Ave, nono classificado da competição, atingiu em todos os jogos o valor de faltas que obriga a serem marcados contra si por duas vezes em cada jogo um livre direto, apresentando uma média de exatamente 15 faltas de equipa por jogo…!!!
ESTATÍSTICAS GLOBAIS
O FC Porto é a equipa que mais vezes transforma BOLAS PARADAS, cerca de um terço dos Livres Diretos e todos os penaltis de que dispôs até agora!!! Melhor na marcação de Penaltis somente a Juventude Pacense que em 4 tentativas marcou… por 4 vezes!! Famalicense e Oliveirense também ainda não falharam a transformação de qualquer Penalti mas nos Livres Diretos somente o Porto apresenta números acima dos 50%, com cerca de dois terços de concretização, exatamente 5 em 8 tentativas, enquanto Barcelos e Sporting se ficam pela metade de Livres Diretos transformados com sucesso. O Porto é nitidamente a equipa que melhor eficácia apresenta no global de Livres Diretos e Penaltis, com um valor altíssimo de quase 3 golos em cada 4 tentativas de transformação de bolas paradas.
No outro lado da pista, são os guarda-redes do Tomar (no caso somente António Marante) quem consegue mais eficazmente opor-se às tentativas de transformação, com 100% de defesas em 6 tentativas adversárias. Os pares Tiago Freitas/”Guga” Bento (Valongo) e “Conti” Acevedo/”Gabi” Costa (Barcelos) ainda não sofreram qualquer golo de Penalti enquanto “Xano” Edo (Oliveirense) está também inviolável, mas só na defesa de Livres Diretos, tal como Marante. No Global, são também estes 3 guarda-redes os que melhor eficácia apresentam na defesa de bolas paradas (clique na imagem acima para consultar diversas tabelas de estatísticas).
ESTATÍSTICAS INDIVIDUAIS
Analisando agora individualmente a eficácia quer de goleadores quer de guarda-redes na transformação de BOLAS PARADAS, verificamos que Ferran Font (Sporting) e Hélder Nunes (Porto) não perdoaram nas 2 tentativas de livres diretos de que dispuseram enquanto Miguel Rocha (Barcelos) não falhou qualquer dos 2 penaltis tentados. Já nos Guarda-Redes, constatamos a “intromissão” de “Gui” Duro do Turquel (com valores muito semelhantes aos melhores) e “Gabi” Costa (Barcelos) na liderança SEM FALHAS da lista de guarda-redes mais eficazes a defender BOLAS PARADAS (clique na imagem abaixo para consultar mais tabelas de estatísticas).
DISCIPLINA
Numa área muito específica do jogo de Hóquei em Patins, os “cartões” podem ter grande influência no resultado das partidas, se atendermos a que cada cartão azul em “jogo jogado” implica a marcação de um livre direto e que duas advertências verbais se “transformam” agora num cartão azul. Luís Querido é o que mais vezes viu o árbitro levantar o Cartão Azul e “Xavi” Malián é o Guarda-Redes que foi mais vezes admoestado, já que agora cada saída antecipada da baliza na marcação das bolas paradas origina uma advertência verbal. Vejamos abaixo a lista de jogadores admoestados (clique na imagem abaixo para consultar a lista completa):
CAMPEONATO PLACARD
Saiba tudo sobre o Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao logótipo abaixo apresentado: