Jogou-se na quarta-feira 17 de janeiro o Murches-Barcelos com a vitória da equipa da casa, jogo que marcou o início da 2ª metade da Fase Regular deste Campeonato Placard.
Após a realização deste jogo, a Classificação Geral ficou assim ordenada (clique na imagem abaixo para consultar mais informação):
Se atentarmos aos dois quadros abaixo, constatamos que o Sporting é a equipa mais equilibrada no que se refere aos jogos no seu recinto e fora dele (1 empate e 1 derrota) e que o outro comandante tem um percurso intocável fora “de casa” mas no Salvador Machado já perdeu e empatou, tal como o Sporting em casa (clique na imagem abaixo para consultar as listas completas):
Vejamos primeiro quem são os melhores goleadores do campeonato, atentando ao facto de Tomás Moreira (o líder com 21 golos marcados) ter um jogo a mais e neste ter conseguido quatro golos pelo que, no que se refere à média de golos marcados, Gonçalo Alves apresenta o mesmo valor que o jogador do Murches (clique na imagem abaixo para consultar a lista completa):
Se olharmos com atenção para a lista de Guarda-Redes abaixo verificamos que somente estão presentes aqueles que realizaram pelo menos metade (7) dos jogos realizados pelas suas equipas (13 ou 14). Nesta situação específica, “Xavi” Malián (Porto), “Xano” Edo (Oliveirense), Pedro Henriques (Benfica) e André Girão (Sporting) são o que apresentam médias de golos sofridos mais baixas, com grande diferença para os que os seguem na lista (clique na imagem abaixo para consultar a lista completa dos Guarda-Redes):
Neste quadro abaixo, o leitor consegue ter uma ideia precisa dos momentos de cada equipa e das fases melhores ou piores porque passaram (clique na imagem abaixo para consultar a lista completa):
É interessante verificar que o Braga começou muito mal esta Fase Regular mas nos últimos oito jogos somente perdeu uma vez!!!!! Na situação oposta está o Sp. Tomar que começou muito bem o campeonato (7 jogos sem perder) para depois averbar 4 derrotas e 1 empate nos últimos 6 jogos realizados! O Barcelos, por exemplo, passou por um período bom com 7 jogos sem conhecer a derrota mas perdeu os últimos 2 jogos, ou seja, tantos quantos perdeu nos primeiros 12 jogos do campeonato, a última derrota com o Murches que, por sua vez, tem 3 vitórias e 1 empate nos últimos 5 jogos realizados. No topo da tabela, o Sporting vai já num ciclo de 8 jogos sem perder (7 vitórias!) enquanto a Oliveirense tem ciclo parecido mas com menos 1 vitória.
Nas sempre polémicas “Faltas de Equipa”, constatamos que o Riba d’Ave é a equipa mais faltosa e é mesmo a única que fez 5 jogos com 15 faltas (as restantes equipas só em 2 jogos atingiram as 15 faltas). No outro lado do espectro, o Carvalhos é a equipa menos faltosa e em jogo nenhum ultrapassou as 11 faltas tendo mesmo realizado 10 jogos em que só cometeu 9 faltas ou menos. O Benfica é a equipa com menos faltas dadas do grupo dos 5 primeiros da tabela da Classificação Geral (média de 8.54 por jogo) enquanto Sporting e Valongo são as outras equipas, a par de Carvalhos, que nunca cometeram mais de 14 faltas em cada jogo e Carvalhos, Benfica, Braga e Murches são as equipas que em 8 jogos ou mais nunca atingiram sequer as 10 faltas por jogo.
No que concerne à estatística das BOLAS PARADAS, vejamos abaixo o quadro de resumo global:
Como podemos constatar acima, o Porto é uma equipa de extremos, consegue ser a melhor a transformar com sucesso mais Bolas Paradas (Penaltis e Livres Diretos), exatamente 54% (19 em 35) mas por outro lado é a pior na defesa das Bolas Paradas (BP), com os seus guarda-redes a conseguirem parar somente 9 num total de 19 Bolas Paradas tentadas. Os jogadores do Sporting conseguem cerca de 47% de sucesso na transformação de BP enquanto Barcelos, Benfica e Pacense transformam mais de 30% de BP. Turquel, Braga e Riba d’Ave são as menos eficientes com valores inferiores a 20% de sucesso. O Pacense foi a equipa que mais tentativas teve disponíveis (39) mas o Porto foi a que mais BP conseguiu transformar em golos (19) enquanto o Benfica foi a equipa que teve menos BP disponíveis (só tentou 23) e quem menos transformou BP em golos foi o Braga (4 somente). Nas Bolas Paradas defensivas, são os Guarda-Redes da Oliveirense (neste caso somente “Xano” Edo) que conseguiu parar 17 das 20 BP a que foi sujeito (85%) enquanto Nelson Filipe (Braga, com 75%) e os guarda-redes do Sp. Tomar (com 73% de sucesso na defesa de BP) foram os mais eficientes, neste caso com Marante a defender quase todas (José Silva defendeu 1 Livre Direto).
Vamos agora esmiuçar a questão das bolas paradas:
Livres Diretos
Como acima ficou bem patente, há verdadeiros especialistas (os que tentam mais de 10 vezes) no quadro dos goleadores mas por isso mesmo a percentagem de sucesso baixa bastante. Ezequiel Mena é o único com 100% de sucesso mas só tentou uma única vez enquanto “Carlitos” e “Nolito” são o mais eficazes (60%) do grupo dos que nem sempre marcam. Menção honrosa para todos os que são chamados muitas vezes a marcar livres diretos com chamada de atenção especial para Tomás Moreira que, apesar de só conseguir transformar 35% dos livres em golo, é o que mais vezes é chamado para a função (23), enquanto outras menções devem também ser atribuídas a “Tato” Ferruccio (19 vezes chamado a marcar livres diretos), “Alvarinho” (15), “Rubinho” Sousa (14), Nicolia e Lucas Martínez (13 vezes)!!! Nos Guarda-Redes, o caso de sucesso estrondoso é mesmo o do “Xano” Edo, que defendeu todos os 15 Livres Diretos a que foi sujeito! Feito fantástico, difícil mesmo de imaginar mas possível, como o prova o “Xano”: PARABÉNS pelo fantástico desempenho!!!! Tiago Freitas (89%) só sofreu um golo de Livre Direto, defendendo 8 tentativas enquanto Nelson Filipe (83%) defendeu 10 Livres Diretos e foi batido somente 2 vezes. Menções honrosas para André Girão (75%), André Almeida (74%), “Gui” Duro (71%), António Marante (70%), Rodrigo Vieira (70%) e Diogo Almeida (67%), guarda-redes que conseguem percentagens muito elevadas. Álvaro Shedha com 34 tentativas e Marante com 30 são os Guarda-Redes que mais vezes foram postos à prova durante esta época desportiva. Obviamente que Leonardo Pais (2 tentativas defendidas), “Gabi” Costa (1 defesa) e José Silva (1 defesa), que conseguiram 100% de defesas, valor totalmente meritório mas só o fizeram num reduzido número de tentativas, ficando para mais tarde a possibilidade de confirmarem a especialidade.
Penaltis
No “departamento” dos Penaltis, há 11 jogadores que nunca falharam a marcação mas 9 deles só o fizeram uma única vez, o que ainda não se pode considerar representativo. Miguel Rocha e Hélder Nunes ainda não falharam mas João Pedro Pereira e Gonçalo Alves destacam-se com 7 e 6 golos marcados em 9 e 8 tentativas respetivamente. No que concerne aos Guarda-Redes, António Marante e João Santos “Kuno” são os únicos com 100% de defesas de Penaltis mas foram sujeitos à marcação em poucas oportunidades (2 e 1 respetivamente), valor ainda pouco representativo. André Almeida (com 43% de defesas) é o guarda-redes que mais vezes foi colocado na situação de penalti (14) e destas defendeu 6, mas Rodrigo Vieira, Diogo Almeida, Diogo Fernandes e até mesmo Tiago Freitas já se habituaram a ver a bola na marca da grande penalidade.
Saiba tudo sobre o Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao botão abaixo: