(2/03/2024) Esta é uma data que não precisa de muito trabalho, aliás, não precisa de nenhum, porque a minha Princesa festeja hoje mais um aniversário.
Esta não foi uma semana fácil porque me fui despedir de um grande Amigo, um irmão que eu não tive, mas em simultâneo necessitei de gerir umas surpresas para a aniversariante.
Já em 2018 tínhamos ensaiado esta marosca, com colegas de trabalho da Célia a virem até Oriola, mas desta vez também o Ricardo participou nesta tentativa de soprar as velas com lágrimas à mistura.
O meu Pretinho já chegou ontem, um bocadinho do espanto ficou desvendado, mas depois de eu falar com a juventude, será a cereja no topo do bolo, que prometo contar na terça-feira.
Eles estão a chegar para a primeira conversa da semana.
“Bom dia Tio”.
“Bom dia, tudo bem?”.
“Então hoje é dia de festa por aí”, afirmou a RODINHAS.
“Verdade, a minha Princesa faz 53 anos, ontem já teve uma surpresa, mas daqui a pouco vai ter outra. Como tem a ver com o almoço, hoje escusam de perguntar o que vamos comer, sendo que depois explico quando falarmos de novo na próxima semana”.
“Há quantos anos vocês estão juntos?”, perguntou o ALÉU.
“No último dia de abril faz 35 anos”.
“Olha, uma coincidência numérica com os números três e cinco”, observou o OLHA.
“Pois é, engraçado! Bem, vamos ao trabalho, anteontem fechou a fase de grupos da Liga dos Campeões, vamos repetir o que fizemos nas últimas jornadas, com cada um de nós a falar de um agrupamento, sendo que vamos repetir os da ronda anterior. Assim, com o grupo A começa o OLHA”.
“Estava tudo resolvido por aqui, com os apurados Barça (1º) e OC Barcelos (2ª) a vencerem nesta ronda, ambos fora de portas”.
“No grupo B os vizinhos da Segunda Circular apuraram-se para os quartos de final, o Benfica (1º) já tinha garantindo esse desiderato na jornada anterior, o Sporting (2ª) confirmou-o no fecho desta fase, com as duas equipas portuguesas a venceram as equipas espanholas”, terminei eu.
“O grupo C era o meu, FC Porto (1º) e Trissino (2º) já estavam apurados, mas a equipa portuguesa completou este percurso vencendo em Itália, sendo que SC Tomar que já estava fora do apuramento, venceu em casa”, concluiu a RODINHAS.
“No último grupo, a Oliveirense (1º) que já estava classificada, foi ganhar a Valongo, enquanto no outro jogo discutia-se a última vaga, os franceses, que tinham vencido em terras transalpinas, foram surpreendidos em casa pelo Lodi (2º) deixando o St. Omer fora do apuramento”, finalizou o ALÉU.
“Já são conhecidas as datas e emparelhamentos dos quartos de final. Os jogos vão realizar-se a 14 de março e 11 de abril, com Barça – Sporting, FC Porto – Lodi, Benfica – OC Barcelos e Oliveirense – Trissino”.
“Quer dizer, temos uma equipa portuguesa garantida na final a 4, que decorre no fim de semana de 11 e 12 de maio, mas até podemos ter quatro”, afirmou o OLHA.
“Precisamente, eu acredito que sim. Vamos lá ao Plano de Festas para este fim de semana, altura em que se vai realizar uma repescagem nos escalões de sub-15 e sub-19, sendo que os sub-13 e sub-17 jogam na próxima semana. Vamos ter um minicampeonato a uma volta, entre sexta e domingo, três zonas com quatro equipas, apurando duas para se juntarem às 10 que já estão na 2ª fase do Campeonato Nacional”.
“Essas provas são meio estranhas”, brincou a RODINHAS.
“Um bocadinho, mas depois ainda vamos ter mais duas fases, até chegarmos ao vencedor, mas depois eu explico melhor. Eu vou ficar com esta competição, para perceber quem vai sair dela mais feliz. Para vocês, proponho que o OLHA vá até à Princesa do Lima e o ALÉU fique pela Vila Presépio, dois jogos da Segundona, além de uma visão da classificação após mais uma jornada. A RODINHAS esta semana está de castigo, vai ficar com a Terceirona e com a Feminona”, ri-me eu.
“Que violência Tio!”, brincou ela com uma enorme gargalhada.
“Por hoje estamos falados, até porque está na hora da segunda surpresa para a Princesa”.
“Depois conta-nos tudo. Até terça-feira Tio”.
“Adeus juventude”.
Despedidas feitas, agora vamos até à zona de mais uma grande emoção, o Camponês.
Esta semana temos alguém com o nome de cantora, não liga a mínima ao cinema, era miúda para fazer uns cestos, mas gosta mais dos patins e está no FORA DO RINQUE.
Nome Completo: Ariana Inês Nogueira Pereira
Clube atual: Académico FC
Alcunha (se tiver): Ari
Idade: 21 anos
Local de Nascimento: Matosinhos
Clube estrangeiro futebol: Não tenho
Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo
Jogador estrangeiro futebol: Messi
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Rafa Costa
Prato: Arroz de Marisco
Sobremesa: Mousse de Manga
Bebida: Coca-Cola
Filme: Não tenho
Ator: Não tenho
Atriz: Não tenho
Série televisiva: The Vampire Diaries
Livro: Veneno de Cristal
Cidade portuguesa: Porto
Cidade estrangeira: Cracóvia, Polónia
Animais de estimação: Um cão, o Lupy
Jogo de computador/consola: Não Tenho
Hobbies: Pequeno negócio de acessórios, estar com a família e amigos
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Basquetebol
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Quando marquei o meu primeiro golo nos escolares.
(4/03/2024) A primeira fase da Primeirona vai aproximando-se do fim, mas acredito que o AMAGADINHO não vai desistir de me fazer perguntas difíceis.
“Boa tarde Tio”.
“Boa tarde miúdo, vamos lá olhar para a jornada 19”.
“Isso mesmo, gostei dela, todos marcaram, dois empates com mais de cinco golos, aquele número que acho que devia ser obrigatório em cada jogo. Já agora, a talhe de foice, sabes quantos jogos já tivemos com menos de cinco golos?”.
Cá está ele, cada vez mais refinado!
“Essa é muito difícil!”.
“Vou-te dar uma ajuda, já se realizaram 133 jogos”, riu-se ele.
“Grande ajuda… sei lá, vou dizer… 22 jogos”.
“Fogo, que sorte! Acertaste!”.
Ele ficou possesso.
“Pensei num por jornada e acrescentei-lhe mais três, um raciocínio brilhante”, gozei eu.
Agora era a minha vez.
“Bem, vamos lá a esta jornada, onde os dois da frente escorregaram, os leões com um empate surpresa no San Siro valonguense, já a Oliveirense perdeu com naturalidade de uma diferença mínima na Luz. Os azuis-e-brancos foram os principais beneficiados destes acontecimentos, ultrapassando os leões e ficando a uma vitória da malta de Azeméis. Já na luta pelo oitavo lugar, a equipa da Capital do Móvel conseguiu um saboroso ponto à beira do Nabão”.
“Gostei muito. Temos ALMOFADA?”.
“Claro, mas tive que ir até à Terceirona, jogo no pavilhão do SC Torres, onde a equipa do Entroncamento B – a única formação que ainda não venceu neste campeonato – foi goleada, com destaque para o seu guarda-redes Miguel Rodrigues (3) que leva a branquinha para casa”.
“Boa, por acaso ainda não te tinha perguntado, mas ela é branca?”.
“Exatamente. Vamos lá à minha meia-dúzia, com o Carvalhos na frente (6 pontos), no 2º lugar está o HC Turquel (18), seguidos do Riba d’Ave (21), HC Braga (22), Famalicense (24) e na 6ª posição temos o Murches (25)”.
“Mais alguma coisa?”.
“Sim, sabes quantos empates já houve nestas dezanove jornadas?”.
“Por acaso sei, pois foi uma das coisas que fui espreitar esta semana, foram 32 e o HC Braga é o que tem mais com cinco igualdades”.
“Está certo, até para a semana”.
“Adeus AMAGADINHO, para a semana estou em Cullera”.
Acho que ele já não me ouviu, pois estava nitidamente aborrecido por eu ter acertado nas perguntas de hoje.
A coisa passa-lhe!
(5/03/2024) Depois das emoções fortes de sábado, que vou guardar para daqui a pouco, descobri que a 5 de março de 1917 – há 107 anos – morreu Manuel de Arriaga.
Acredito que esta data não seja nada de extraordinário, nem sequer um número redondo, mas há que destacar que este advogado, professor, escritor e político português, foi o primeiro presidente eleito da República Portuguesa em 24 de agosto de 1911.
Constatei também que ele tinha um nome enorme, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue, um distinto açoriano nascido na Horta, freguesia da Matriz, na ilha do Faial, a 8 de julho de 1840.
Mas esperem que os nomes grandes não ficam por aqui, porque ele casou em Valença, com Lucrécia Augusta Brito de Berredo Furtado de Melo, filha do general Roque Francisco Furtado de Melo, natural da ilha do Pico, sendo que deste casamento nasceram quatro filhas e dois filhos, claramente porque não havia televisão.
O portátil começou a tremelicar, sinal de que eles estão a chegar.
“Boa noite Tio”.
“Boa noite juventude”.
“Estamos em pulgas, conta-nos tudo o que aconteceu no sábado”, implorou a RODINHAS.
“Calma miúda”, ri-me eu. “Correu tudo muito bem, a surpresa foi a esperada, espanto, emoção e lágrimas, durante uns minutos, seguidos de uma carrada de gargalhadas. Já há cinco anos, as três antigas colegas de trabalho da Princesa – Xana, Teresa e Marta – tinham-lhe feito uma surpresa, e este ano repetiram a dose, resumindo, um sábado muito bem passado”.
“Mas, segundo fonte geralmente bem informada, ou seja, o teu blogue – tiojorge.blogspot.com – surgiu uma prenda inesperada”, brincou o OLHA.
“Confirmo, mas eu não sabia de nada. O Amigo Tó, marido da Teresa, trabalhou afincadamente nos últimos dias para oferecer uma bicicleta à Célia, toda ela recuperada por ele, um artista destas artes de reconstrução de duas rodas, com ou sem motor”.
“Bem gira, eu também vi no Facebook, é daquelas que tem um cestinho à frente e tudo”, confirmou o ALÉU.
“Emoções arrumadas no coração e em fotografias, vamos lá ao nosso trabalhinho desta semana. Proponho que comecemos pela Segundona. Quem quer começar?”.
“Posso ser eu”, arrancou o OLHA. “Estive no Municipal José Natário, uma partida com sete azuis, apenas um golo na primeira parte para os vianenses, os espinhenses tentaram reentrar na discussão do resultado, mas não conseguiram acertar na baliza, coisa que os locais fizeram nos dez minutos finais por três vezes, mantendo o 2º lugar, mas longe dos sanjoaninos que adiaram o jogo desta ronda, mas mesmo assim têm quatro pontos de vantagem”.
“Eu estive no Zeca Carmo e João Lota, onde o Tio já foi muito feliz várias vezes”.
“Coloca muitas vezes nisso”, ri-me eu.
“Por lá os alenquerenses jogavam muito nesta receção ao anterior líder dos que sobem, entraram forte, dois golos na primeira parte, mais dois na primeira metade da segunda parte, reagiram os da linha com três golos, com mais um dos da casa pelo meio, garantiu que a vitória não fugiu aos locais, que continuam – apesar de ser difícil – a lutar pelos dois primeiros lugares. Candelária e Paço de Arcos aproveitaram a derrota do Parede, fizeram uma ultrapassagem pela direita, numa Segundona Sul que vai ser empolgante até ao fim com cinco assumidos candidatos”, concluiu o ALÉU.
“Em semana com muitos jogos, vamos lá ouvir a RODINHAS que ficou com a Terceirona e a Feminona no seu grupo 1”.
“Desconfio que o Tio não gosta de mim!? Estou a brincar, até adorei e comecei pelas miúdas, com o Turquel a conseguir meia surpresa, empatando na Luz, num jogo só com dois golos marcados, duas equipas que têm a 3ª fase garantida, com Escola Livre, Feira e Tojal a lutarem pelos dois passaportes diretos que restam. Na Terceirona, começando pela série A, a rapaziada de Ponte de Lima viu o seu jogo na Caldas das Taipas adiado, com os bês do OC Barcelos a aproximarem-se, depois de ultrapassarem o Marco, adversário desta ronda, uma partida emocionante com três golos de vantagem, ao intervalo, para os barcelenses, os marcuenses responderam na mesma moeda, também com três batatas sem resposta, mas nos últimos segundos, Léo Savreux, internacional francês, marcou o tento decisivo. Na série B a malta de Oliveira de Azeméis não gostou do leitão, perdendo em casa com o Mealhada, mas continuam na frente, uma jornada boa para o Marrazes que se aproximou do OH, ultrapassando o Vila Boa do Bispo que se afogou nas Termas”.
Uma pausa para beber água e a RODINHAS prosseguiu.
“Na série C, que parece ser a mais equilibrada no que diz respeito à luta pela subida, a rapaziada de Alcobaça empatou na Vila Presépio, continua na frente com várias formações em busca dos lugares dourados, já na série D o Marítimo de Ponta Delgada passeia-se na frente, com cinco opositores a lutarem por um lugar na liguilha. Bolas, até estou cansada”.
“Estiveste bem miúda”, ri-me eu.
“Cá para mim ela ficava sempre com a Terceirona”, brincou o OLHA.
“Eu assino por baixo”, exclamou o ALÉU.
“Engraçadinhos… não me faz diferença nenhuma, mas eu sei que vocês também gostam muito dela!”, gozou a RODINHAS.
“Deixem lá a Terceirona sossegada, pois são sessenta equipas e muito jogo. Só falto eu, sendo que vou dar os parabéns às doze equipas apuradas para a 2ª fase do nacional de sub-15 e sub-19. Começando pelos mais novos, a festa ocorreu em Famalicão, Braga, Mealhada, Turquel, Barreiro e Campo de Ourique, já os mais velhos que seguem em frente são o Alenquer, Física, Cambra, Mealhada, Infante de Sagres e Sobreira, com a curiosidade da malta da terra do leitão ter festejado em duplicado.
“Leitão que coisa mais boa!”, berraram os três.
“Totalmente de acordo, mas agora está na hora de nos despedirmos, com uma novidade. No próximo sábado estarei em Cullera, pois vou ver o meu neto, mas de resto mantêm-se tudo como habitual”.
“Beijocas e abraços para todos lá por Espanha, adeus Tio”, gritaram os três.
“Beijos para a juventude e vou entrega-los todos”, repliquei eu.
Mais uma semana arrumada, vou descansar, pois amanhã é dia de fazer a mala, pequena, mas com tudo o que é preciso.
A SACADA desta semana ocorreu em Oliveira do Hospital, com um cheirinho a surpresa, derrota do 1º classificado e quinze golos marcados num município atravessado pelos rios Alva e Alvôco.
O destaque vai para os guarda-redes da casa, Bernardo Andrade (6) e Wilson Castro (2).
Cada vez se torna mais difícil atribuir O VELHO a cada semana.
Muitos jogos, que apesar de não incluir as competições estrangeiras, cotaria nacional e apuramento dos catraios, continuam a tornar a escolha muito complicada.
Esta semana a distinção é no feminino, fui até Faíscas, concelho de Montemor-o-Velho, onde no Pavilhão dos Amigos da Freguesia de Arazede – onde já fui muito feliz – a Catarina Pedro (GC Odivelas) fez uma mão cheia de golos e leva a distinção para casa.