Escola de Guarda-Redes- Eduardo Saboga – Hóquei em Patins (sem filiação a qualquer clube) abre portas no dia 8 de setembro de 2024 e nasce da vontade de realizar um sonho que o Eduardo Saboga não conseguiu concretizar.
Para quem não o conheceu, Eduardo Saboga foi um notável guarda-redes de hóquei em patins durante largos anos. A sua vida desportiva confunde-se com a história do União Futebol Entroncamento onde jogou o seu desporto de eleição. Quando deixou os ringues, foi responsável pela formação de guarda-redes em alguns clubes do Ribatejo, UFE, ACR Santa Cita e Sporting Clube de Tomar e ainda foi treinador de guarda-redes da Seleção Regional do Ribatejo. Elogiava, sempre com um brilho nos olhos, as qualidades dos seus atletas, alguns ainda crianças de apenas 6 anos, e destacava o futuro desportivo que lhes estava destinado. A humildade, simpatia e dedicação eram traços incontornáveis do seu carácter: nunca se aborrecia com ninguém e estava sempre disponível para uma palavra amiga, uma ajuda ou um sorriso afável. A missão desta escola para além de transmitir os valores do “Saboga”, como era carinhosamente conhecido no mundo hóquei, é proporcionar uma formação especializada e de qualidade para guarda-redes de hóquei em patins, focando no desenvolvimento técnico, físico e mental dos atletas. Compromete-se a criar um ambiente inclusivo e motivador, onde cada guarda-redes possa aperfeiçoar as suas habilidades, alcançar o seu máximo potencial e abraçar os valores do desporto, como espírito de equipa, disciplina e perseverança.
A Escola Eduardo Saboga, sem filiação a qualquer clube, tem como objetivo não só formar guarda-redes de alta qualidade, bem como cidadãos exemplares, prontos para enfrentar os desafios dentro e fora das pistas e funcionará no ginásio do Pavilhão Albano Mateus, no Entroncamento por gentil cedência da Direção.