(5/10/2024) Nada melhor para o início de uma nova temporada das Crónicas, de que um dia feriado, cento e quatorze anos depois de termos mandado a monarquia dar uma volta, com o último Rei de Portugal, D. Manuel II, a exilar-se em Londres onde morreria 22 anos depois.
Passado este tempo todo já me questionei se a República é melhor que a Monarquia, mas considerando que ambas são geridas por pessoas, muito provavelmente a diferença será pouca, apesar de alguns dos melhores países para se viver na Europa – Suécia, Noruega e Dinamarca – serem monarquias, mas que não tem um belo sol republicano como o nosso.
Este sábado vamos ter a estreia dos novos reforços deste espaço, que eu ainda não conheço, mas que chegam abençoados pelo AMAGADINHO.
Daqui a pouco estaremos todos frente a frente, reuniões que vão acontecer aos sábados e terças-feiras para falarmos de hóquei em patins, não colocando de parte a possibilidade de falarmos de outros assuntos do dia a dia.
O meu portátil começou a tremelicar, surgindo depois o AMAGADINHO, o único que na época passada estava por cá.
“Bom dia Tio”.
“Bom dia, está tudo bem contigo?”.
“Sempre. Os reforços estão a chegar”, riu-se ele.
Mais alguns segundos e logo apareceram três caras novas.
“Bom dia Tio”, gritaram eles a plenos pulmões.
“Bom dia juventude, bolas quase que me rompiam os tímpanos”, brinquei eu.
“Eles estavam danadinhos para te conhecer, apesar de eu já lhes ter mostrado fotografias tuas, além de os ter posto a ver e ouvir o vídeo da final do último Inter-Regiões em Tomar”.
“Coitados”, afirmei com uma gargalhada”. Vamos lá então às apresentações, quem começa?”.
Eles entreolharam-se, mas deram o privilégio à miúda.
“Olá Tio, eu sou a LARANJINHA, mas não sei se o consigo tratar por tu”, afirmou ela enquanto corava muito, por debaixo do seu cabelo louro.
“Já tinha dito ao AMAGADINHO que essa é uma condição para estarem neste projeto, mas vais ver que és capaz, que sejas muito bem-vinda”.
“Tio, eu sou o PIPOCA, estou muito entusiasmado, os meus pais são moçambicanos, mas eu já nasci por cá”.
“Só falto eu, sou o PANCHITO, nasci na Argentina, pois os meus pais estavam lá de férias e eu nasci antes do tempo”, riu-se ele.
“Uma curiosidade deste quarteto, nascemos todos em 2010, estamos todos no mesmo ano escolar e adoramos hóquei em patins”, afirmou o AMAGADINHO.
“A sério!? Isso é que foi pontaria!”.
“Verdade! Eu já lhes expliquei o que cada um tem que fazer semanalmente, pelo que acho que podemos iniciar os trabalhos”.
“Vamos a isso, mas antes diz-me uma coisa, vamos ter a tua classificação invertida da Primeirona este ano?”.
“Claro que sim Tio, mas fiz uma alteração nas bonificações e introduzi uma penalização. Quem vencer por mais de 4 golos, passa a bonificar 2 pontos, quem perder pela diferença mínima – o ano passado era dois golos de diferença – ganha 1 ponto extra, a novidade para esta época é que as equipas que empatarem perdem 1 ponto”.
“Tu não gostas mesmo nada de empates, mas esta semana estás de férias, pois a tua prova só começa a 19 de outubro, mas para a semana vais-te entreter com a Elite Cup, aliás como a LARAJINHA, pois a Feminona só arranca no final de outubro, mas também vamos ter essa prova, feminina, no próximo fim de semana”.
“Tio, eu esta semana posso olhar para a Taça Europeia de sub-17”, afirmou a LARANJINHA.
“Boa ideia, tu ficas com a feminina e o AMAGADINHO com a masculina, assim esta semana já têm com que se entreter”, brinquei eu.
“Eu vou espreitar a Segundona, é assim que se diz, certo?”. questionou o PIPOCA.
“Perfeito, vamos a isso”.
“Vamos ter duas zonas, Norte e Sul, quatorze equipas em cada, temos quatro equipas B, duas em cada série, o que quer dizer que a outra dúzia luta pela subida, caso a equipa A não desça de divisão”.
“Exatamente, são os casos de Benfica, Sporting, Oliveirense e Valongo. Vamos espreitar a Terceirona com o PANCHITO”.
“Ora por aqui são quatro séries, duas a Norte e duas a Sul, mas o AMAGADINHO já me disse que o Tio gosta mais de A a D”.
“Exatamente, nem percebo porque é desta maneira, por isso vamos continuar assim”, ri-me eu.
“Estou de acordo, o abecedário também não tem letras repetidas”, brincou ele. “Cada uma das séries tem 15 formações, exceto a D que tem menos uma equipa, uma divisão onde ninguém fica triste por descer de divisão”.
“Ora aí está uma grande verdade! Bem, esta semana estou de folga, também porque a idade já vai pesando, gostei muito de conhecer os nossos novos reforços, sendo que terça-feira à noite voltamos a falar”.
“Adeus Tio!”, gritaram os quatro com uma enorme gritaria.
Quatro catraios com quatorze anos, mas eu gosto deles.
Como o responsável por recolher os questionários para o FORA DO RINQUE, o Ricardo Paulino, não conseguiu em tempo útil um novo para este arranque de ano desportivo, fui resgatar o primeiro que publiquei, a 14 de março de 2021, numa altura em que o Tiago fazia a última temporada da sua brilhante carreira.
Nome Completo: Tiago Filipe Mota dos Santos
Clube atual: Sporting Clube de Torres Vedras
Alcunha (se tiver): Losna
Idade: 37 anos
Local de Nascimento: Lisboa
Clube estrangeiro futebol: Real Madrid
Jogador português futebol: Bernardo Silva
Jogador estrangeiro futebol: Sérgio Ramos
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Stephen Curry
Prato: Cozido a Portuguesa
Sobremesa: Não tenho
Bebida: Gin
Filme: Braveheart
Ator: Denzel Washington
Atriz: Charlize Theron
Série televisiva: Narcos
Livro: Não tenho
Cidade portuguesa: Lisboa estrangeira: Nova Iorque
Animais de estimação: Cães
Jogo de computador/consola: Não jogo
Hobbies: Correr, jogar à bola com o meu filho
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Futebol
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Tenho alguns, mas quando ganhamos a taça CERS pelo Sporting.
(8/10/2024) A gastronomia faz muitas vezes parte das palermices que escrevo por aqui, sendo que descobri que hoje se comemora o Dia Mundial do Polvo, a um dia oito, aludindo aos 8 tentáculos do animal.
Este molúsculo tem mais de 300 milhões de anos, é uma das espécies mais antigas, precedendo os dinossauros, constituídos por 90% de músculos, sendo que como não possuem ossos, eles podem caber em espaços do tamanho de uma moeda, podendo ainda mudar de cor e de textura de pele muito rapidamente.
Um polvo tem cerca de 500 milhões de neurónios no cérebro e nos tentáculos, tem três corações e sangue azul, existindo 300 espécies de polvos reconhecidas, todas as espécies são venenosas, mas apenas uma é perigosa ao homem, o polvo de anéis azuis.
Cerca de 50 mil toneladas de polvos são pescados todos os anos, não sabendo os cientistas quantos existem, ainda, nos oceanos.
Acho que hoje vou apertar com a minha juventude, para perceber quem gosta deste bicho no prato.
O barulho que se seguiu era sinal que eles estavam a chegar.
“Boa noite”, berraram os quatro.
“Boa noite juventude. Como é que vocês no final do dia ainda têm tanta energia?”.
“Coisas da idade”, afirmou o PIPOCA com uma enorme gargalhada.
“Também é verdade, com a vossa idade foi quando comecei a jogar futebol de forma oficial”.
“Jogavas bem?”, questionou a LARANJINHA.
“Claro que sim”, afirmou o AMAGADINHO. “Esqueci-me de vos dizer que o Tio era o melhor pé esquerdo do Ribatejo”, riu-se ele.
“Verdade Tio?”, perguntou o PANCHITO.
“Bem, eu era canhoto, tinha um bom pé esquerdo, mas daí até ser o melhor do Ribatejo, vai uma grande distância e boa dose de brincadeira”, expliquei eu. “Antes de irmos à ordem de trabalhos, vamos lá perceber como estamos de gostos culinários. Quem é que não gosta de polvo?”.
Silêncio total.
“Muito bem, ainda gosto mais de vocês. Eu sou fã deste bicho e dos primos dele, o choco e a lula, mas agora quero saber como gostam mais dele?”.
“Para mim é uma saladinha, que a minha Mãe faz muito bem”, explicou o AMAGADINHO.
“Eu gosto daquele com a batatas esborrachadas… como se chama?”, perguntou o PIPOCA.
“À lagareiro”, gritou a LARANJINHA, “É também a minha maneira preferida”, confirmou ela.
“Para mim, só cozido, gosto muito”, afirmou o PANCHITO.
“Eu também sou um grande admirador do polvo, mas a minha Avó faz uns filetes que são divinais!”, exclamou o AMAGADINHO.
“Bolas, até já estou com fome, para mim gosto de todas essas opções, mas um arroz com o dito cujo, bem malandrinho, talvez seja da maneira que gosto mais”.
“Verdade”, confirmaram eles.
“Lembrei-me agora que comi uma vez um polvo guisado, há uns anos nos Mosteiros, na ilha de São Miguel, Açores que estava divinal. Bom, deixemos o molúsculo dos oito tentáculos para outra ocasião, porque agora é altura de irmos ao trabalho, quem é que quer começar?”.
“Posso ser eu”, avançou a LARANJINHA. “Estive atenta à Taça Europeia de sub-17, feminina, que se realizou em Girona, tivemos duas equipas portuguesas presentes, Académica e Parede, chegaram as duas às meias-finais, mas perderam pelo mesmo resultado (2-4), frente às espanholas do Palau Plegamans e do Manlleu, sendo que na final o Plegamans venceu no desempate por grandes penalidades”.
“No lado masculino tínhamos quatro equipas tugas, Benfica, Sporting, Oliveirense e Valongo, os miúdos de Oliveira de Azeméis eliminaram os leõezinhos nos quartos de final, já nas meias-finais os valonguenses eliminaram o Barça e as jovens águias derrotaram a Oliveirense, enquanto na final o Valongo bateu o Benfica, também como no lado feminino, no desempate por grandes penalidades, resumindo um magnífico comportamento das equipas portuguesas”, finalizou o AMAGADINHO.
“Sem dúvida, brilhante a nossa participação. Agora vamos à Segundona”.
“Vou começar pela zona Norte, onde tivemos um jogo adiado e dois estão a jogar-se a esta hora, Famalicense e Carvalhos, que desceram o ano passado venceram em casa, Póvoa e Académica venceram fora de portas. Já a Sul tivemos um acontecimento insólito, no Estoril, parece que a Salesiana se esqueceu de requisitar o policiamento, oferecendo três pontos e dez golos ao crónico candidato Alenquer e Benfica, já nas restantes partidas, o despromovido Turquel bateu os bês do Benfica, em Murches, as três equipas da linha – Parede, Oeiras e Paço de Arcos venceram, os mais novos leões venceram a Física em Torres Vedras, com surpresa em Valado de Frades onde o recém-promovido Alcobacense derrotou a BIR”, concluiu o PIPOCA.
“Muitos golos e nenhum empate, pelo que o AMAGADINHO ficou muito aborrecido”, gozei eu. “Agora está na hora de nos voltarmos para a Terceirona”.
“Tenho a impressão que fiquei com a pior divisão”, lamentou-se o PANCHITO.
“A culpa é do AMAGADINHO”, brinquei eu.
“Tu disseste que gostavas muito por ter quatro séries”, explicou ele.
“Estava a brincar”, explicou ele com uma enorme gargalhada. “Gosto sim, muitos jogos de Norte a Sul, ou, como vamos sempre referir, de A a D, para a minha estreia vou escolher um jogo em cada série, na primeira do abecedário tivemos uma bela partida em Vila Praia de Âncora, onde a rapaziada de Penafiel esteve sempre na frente do marcador, mas acabou por vencer de forma tangencial, na B tivemos uma vitória da malta de Vila Boa do Bispo na Feira, onde a equipa da casa viu quatro cartões azuis, na série C, em Santa Cita tivemos a visita do Nafarros, com um empate e meia-dúzia de golos para cada lado, enquanto que na D tivemos a segunda igualdade da jornada um, que aconteceu em Santiago do Cacém onde se deslocou o Cascais. Por último um apontamento a zeros, três equipas não conseguiram marcar, o HC Portimão, Marítimo da Madeira e Paredes B”, finalizou o PANCHITO.
“Muito bem, gostei muito da vossa estreia, no próximo sábado voltamos a falar”.
“Adeus Tio”, despediram-se os quatro, como tem sido hábito neste arranque de temporada, aos gritos.
A juventude no seu esplendor.
Na primeira SACADA da época viajamos até Paço de Rei, tivemos dezasseis golos marcados na vitória d’Os Águias, com destaque para o guarda-redes da casa, Rodrigo Pires (10).
Talhado para os grandes momentos, na final da Taça Europeia de sub-17 marcou meia-dúzia de golos, dois no desempate por grandes penalidades, contribuindo de forma decisiva para a vitória do Valongo, Francisco Kiko Pinto fica com o primeiro O VELHO da época.