Campeonato Placard: começa o “aperto”…


A Fase Regular do Campeonato Placard está a chegar ao fim: faltam exatamente 3 jornadas para completar as 26 calendarizadas. Já há algumas coisas definidas mas muito está ainda para decidir e estas 3 jornadas finais vão ser extremamente interessantes, para não dizer mesmo de uma expetativa extrema.

Vejamos os resultados da Jornada 23 realizada no fim de semana passado:

Siga a ligação apensa à lista acima para saber mais pormenores de cada jogo, o descritivo de ocorrências e imagens dos resumos dos jogos. Para ver as imagens dos jogos completos deve aceder à pagina de cada jogo e selecionar o separador “TV”.

A Classificação Geral após a 23ª Jornada é a seguinte:

Pelo quadro exposto acima, percebemos que algumas coisas estão já definidas, como por exemplo os 4 primeiros classificados, posições que permitirão às equipas que as ocupam ter na 1ª Eliminatória do Playoff a vantagem de jogar a terceira partida “em casa”, se tal for necessário para desempatar a eliminatória. Assim, Porto, Sporting, Oliveirense e Benfica serão as quatro equipas com o estatuto de “cabeças de série” mas a questão da posição final que cada uma ocupará nos 4 primeiros lugares da classificação geral ainda está por decidir e esta não é uma questão de somenos importância porque decidirá quem vai ter a vantagem de jogar “em casa” a partida decisiva (se for necessário realizá-lo) na 2ª Eliminatória a disputar entre os vencedores da ronda anterior.

No que concerne ao apuramento para o Playoff, ou seja, os lugares 7º e 8º da classificação geral, há ainda uma luta acesa e podemos todos chegar à conclusão que Valongo, Juventude Pacense, Riba d’Ave e Murches são os principais candidatos pela vantagem de que dispõem em relação aos que atrás deles se posicionam. O Braga, apesar dos 6 pontos que o separam da Juventude Pacense (que ocupa atualmente o último lugar de apuramento para o Playoff) não deixa de ter hipóteses pelo simples facto de ir encontrar nestas 3 jornadas finais precisamente Pacense, Famalicense e Valongo, adversários diretos para a disputa do 8º lugar da classificação geral. Atentemos ao quadro de jogos das equipas em causa para as jornadas que faltam:

Pacense (vai jogar ao Pavilhão do Benfica e recebe o Porto) e Riba d’Ave (recebe o Porto e vai jogar ao Pavilhão do Sporting) parecem-me as equipas com calendário mais complicado e podem até conseguir somente 3 pontos no total das 3 jornadas em falta. Valongo e Braga, apesar de jogarem 2 partidas nos pavilhões adversários, defrontarão adversários perfeitamente ao seu alcance e poderão, qualquer uma delas, totalizar os 9 pontos em disputa nas 3 jornadas finais. Murches, Famalicense e Turquel defrontam 1 adversário daqueles que ocupam os primeiros 6 lugares e jogarão 2 partidas com equipas “do seu campeonato”. Tudo muito complicado ainda mas com Famalicense e Turquel com poucas hipóteses de chegar ao 8º lugar. O Braga até poderá chegar aos 29 pontos mas Juventude Pacense e Riba d’Ave necessitam somente de uma vitória para atingir os “tais” 29 pontos. O Murches não está ainda descartado e poderá também atingir os 29 pontos… A ver vamos!!!!

Vejamos agora como está ordenada a lista dos Goleadores do campeonato:

Quanto aos Guarda-Redes, vejamos somente os que têm mais de metade dos jogos realizados:

Pelo quadro abaixo apresentado, conseguimos perceber a razão da subida do Porto ao 1º lugar da classificação, sendo a única equipa que nos últimos 11 jogos não perdeu qualquer um, tendo somente cedido um empate à 18ª jornada na deslocação ao Pavilhão João Rocha.

Atendendo ao quadro apresentado abaixo, Benfica, Sporting e Porto são as equipas que mais dominam nos jogos em casa enquanto Oliveirense, Porto e Sporting são as que o fazem melhor nos jogos realizados fora dos seus pavilhões:

No que se refere à estatística de Bolas Paradas, os jogadores de Porto, Sporting, Murches e Benfica são os que atingem valores superiores a 40% de sucesso na sua transformação enquanto os Guarda-Redes de Oliveirense se destacam como os melhores de todo o campeonato, com 81% de sucesso na defesa das Bolas Paradas.

Se individualizarmos o tema das Bolas Paradas, então temos os seguinte panorama na tentativa de transformação:

Se mudarmos o “tom” para os Guarda-Redes, então verificamos que se não contabilizarmos as únicas situações em que “Guga” Carvalho, José Silva e Diogo Alves conseguiram “parar” uma bola parada, fica o foco todo em “Xano” Edo que consegue um número fabuloso de mais de 80% de defesas em 36 situações a que foi sujeito à transformação de bolas paradas. É OBRA!

Saiba tudo sobre o Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao botão abaixo:

Outras Notícias
Hoje é quarta-feira de hóquei dos três mais importantes campeonatos europeus
Ver Mais
Arranca hoje a Elite Cup feminina… Porto-Oliveirense e Benfica-Sporting nas semifinais masculinas...
Ver Mais
Elite Cup começa hoje em Odivelas...
Ver Mais
Calendários do Campeonato Placard
Ver Mais
FC Porto Campeão Placard 2023-24
Ver Mais
Benfica obrigado a vencer mas Porto pode sair do Fidelidade já Campeão...
Ver Mais