Campeonato Placard: Tomar vence Sporting, Benfica vence Barcelos e Porto mantém liderança a 2 jornadas do fim… luta pelos 7º e 8º lugares em “brasa”…


O FC do Porto venceu em Riba d’Ave (3-0) e beneficiou da derrota do Sporting CP em Tomar (3-4) para aumentar para 3 pontos a diferença para o 2º classificado, agora a UD Oliveirense após a vitória em Turquel (5-3). Na definição do 4º lugar o SL Benfica manteve a distância de 10 pontos sobre o SC Tomar mercê da vitória em Barcelos (4-1), mantendo-se o OC Barcelos no 6º lugar com 40 pontos, 6 a menos do que o Tomar e 13 a mais que o 7º classificado, AD Valongo.

Vejamos os resultados da 24ª Jornada disputada inteiramente no sábado passado:

Com estes resultados, a Classificação Geral a 2 jornadas do final da Fase Regular está assim ordenada:

A grande novidade após a realização desta jornada é a colocação do HC Turquel no fio da navalha a 6 pontos de GRF Murches, com quem tem confronto direto penalizador (9-10), e HC Braga, equipa que perde no confronto direto para o Turquel (3-5), pelo que, para além de o Murches ter de vencer os dois jogos que tem para disputar nesta fase final do campeonato, tem ainda de esperar que o Braga não consiga qualquer ponto nos 2 jogos que tem para disputar. Vejamos os jogos que faltam disputar:

Como se pode ver pelo quadro acima, o panorama está aberto a todas as interpretações. O Turquel pode ainda vencer os dois jogos e beneficiar de 2 derrotas do Braga, única possibilidade de se “salvar” já que com o Murches está tudo decidido, pelos 6 pontos de atraso que o Turquel tem daqueles e da desvantagem no confronto direto (derrota e empate). A situação do Famalicense está aberta a todas as interpretações porque vai de viagem a Braga e recebe o Benfica mas o Murches também recebe o Tomar e vai jogar a Riba d’Ave enquanto o Braga recebe precisamente o Famalicense e vai a Valongo. Ou seja, Braga, Murches e Famalicense estarão em luta (quase) direta pela permanência mas Riba d’Ave, Pacense e Valongo, sem estarem completamente a salvo, poderão beneficiar dos resultados das equipas posicionadas abaixo destes na tabela classificativa e se considerarmos que o Famalicense ainda vai defrontar o Benfica, com a possibilidade bem real de só conseguir mais 3 pontos até final do campeonato, insuficientes para ultrapassar precisamente Valongo, Pacense e Riba d’Ave. O Pacense tem um calendário super difícil (Benfica e Porto!!!) e o Riba d’Ave ainda vai defrontar Sporting e Murches, pelo que ficam a aguardar resultados negativos das equipas a ocupar as posições entre o 10º e o 12º lugares…

O Porto conseguiu o 12º jogo sem perder (1 empate e 11 vitórias), precisamente o máximo que a Oliveirense tinha conseguido neste campeonato, e tem a possibilidade na próxima jornada de bater este recorde se vencer ou empatar com o Barcelos em jogo que se realizará no Dragão Arena.

Vejamos agora como está ordenada a lista dos Goleadores do campeonato, com a novidade de Tomás Moreira ter sido igualado na frente da tabela por Gonçalo Alves:

Quanto aos Guarda-Redes, vejamos somente os que têm mais de metade dos jogos realizados:

Porto, Sporting, Murches, Carvalhos e Benfica são as únicas equipas que conseguem 40% ou mais de aproveitamento na transformação de bolas paradas enquanto Oliveirense, Tomar, Barcelos, Turquel, Riba d’Ave e Valongo são as equipas que melhores desempenhos evidenciam na defesa das bolas paradas.

Se individualizarmos o tema das Bolas Paradas, então temos o seguinte panorama na tentativa de transformação:

“Xano” Edo viu baixar de 80% para 79% a percentagem de defesas nas 38 situações em que foi sujeito à transformação de bolas paradas.

Saiba tudo sobre o Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao botão abaixo:

Outras Notícias
Hoje é quarta-feira de hóquei dos três mais importantes campeonatos europeus
Ver Mais
Arranca hoje a Elite Cup feminina… Porto-Oliveirense e Benfica-Sporting nas semifinais masculinas...
Ver Mais
Elite Cup começa hoje em Odivelas...
Ver Mais
Calendários do Campeonato Placard
Ver Mais
FC Porto Campeão Placard 2023-24
Ver Mais
Benfica obrigado a vencer mas Porto pode sair do Fidelidade já Campeão...
Ver Mais