Nova mudança de líder?


Hoje pelas 15 horas o Sporting CP recebe no Pavilhão João Rocha o SL Benfica em jogo a contar para a 14ª jornada do Campeonato Placard, integrado numa jornada que teve ontem já 2 jogos realizados…

O jogo enorme, sem dúvida alguma, é o Sporting-Benfica que se inicia pelas 15 horas e é transmitido em direto pela Sporting TV, “A Bola” TV e em “streaming” no portal da TV da Federação de Patinagem de Portugal.

Se atentarmos à classificação geral atual, verificamos que o Benfica é líder com 36 pontos, o Sporting é segundo com 35 e o Porto é terceiro com 34.

Para além disso, podemos ainda verificar pela imagem acima que o Sporting (em parceria com o Porto) é a equipa que possui a maior sequência de jogos sem perder, exatamente 12 (nos quais se incluem 2 empates), ou seja, o Sporting não perde desde a derrota no Pavilhão Fidelidade em 28 de Setembro contra o Benfica!!! Se, no entanto, atentarmos somente às vitórias consecutivas, então os “leões” são mesmo os melhores sem equiparação, com cerca de 8 vitórias consecutivas, interrompidas pelo Sp. Tomar a 8 de Janeiro quando foram obrigados ao empate 4-4.

Analisando os dados apresentados nas imagens acima, constatamos que o nome dos encarnados aparece na “Tabela Verde” (a dos melhores!) 7 vezes, por comparação com o Sporting (1 vez) e o Porto (2 vezes). O Porto é a equipa que mais golos marca, o Sporting é a equipa que menos derrotas sofre e o Benfica é a equipa que mais vitórias tem na prova. Analisando por outro prisma, o Benfica é a única equipa que ainda não perdeu qualquer ponto em “casa”, mas fora do seu recinto já perdeu por 2 vezes (aviso para o jogo de logo?). O Sporting, por sua vez, fora de “casa” é a melhor equipa com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota mas no seu pavilhão está no lote dos segundos somente com 1 empate cedido (mais um aviso??). A talho de foice convém realçar a proeza do Valongo que só perdeu 2 jogos fora do seu recinto, num total de 8 já realizados, e o Barcelos na “Catedral” só cedeu um empate.

Passemos agora às controversas “Bolas Paradas” (BP). O Benfica é a pior equipa do campeonato quando se trata de converter situações de BP com uma percentagem baixíssima resultante de 7 situações transformadas num total de 34 tentativas (!!!) e o panorama não se altera muito quando analisamos as BP a que os seus guarda-redes são sujeitos, com cerca de 59% de sucesso (10 defesas em 17 bolas paradas). O panorama do Sporting é bastante mais “rico”, já que os seus guarda-redes são “somente” os melhores a defender bolas paradas (77%, de 20 defesas em 26 bolas paradas) e os seus atacantes fazem um pouco melhor que os dos encarnados com cerca de 35% de transformações das bolas paradas, exatamente 11 marcadas em 31 tentativas. O que quer dizer que, se houver situações que vão requerer a transformação de Bolas Paradas, o Sporting (pela estatística até agora apurada) sair-se-á melhor que os visitantes.

O problema que se coloca ao Sporting no jogo de logo à tarde é que o Benfica é das participantes neste Campeonato Placard que menos Faltas de Equipa cometem, cerca de 9 em média por jogo, ou seja, não será por aí que o “gato irá às filhós” até porque o Benfica por 7 vezes (em 14 jogos) não ultrapassou as 9 faltas de equipas e jamais cometeu mais de 13… Já o Sporting abusa um pouco mais porque por 4 vezes ultrapassou as 15 faltas mas talvez não se preocupe demasiado porque… os jogadores do Benfica marcam poucos golos de livres diretos! O Sporting só por 2 vezes cometeu menos de 10 faltas mas é “especialista” no número 10 (em 5 jogos).

E como estamos de golos? O Sporting tem 2 jogadores na lista dos 10 melhores marcadores (“Nolito” e Ferran) enquanto o Benfica só tem 1 (Ordónez). Por outro lado, é impressionante verificar que André Girão é somente o 14º Guarda-Redes com melhor média de golos sofridos (3 por jogo) enquanto Pedro Henriques é o melhor (dos GR que têm mais de 10 jogos realizados) com cerca de metade dos golos sofridos do que o seu adversário em média… Números importantes???

Nada disso… Trata-se de um DERBY e num “derby” tudo pode acontecer… Vamos aguardar pelas 15 horas e esperar que seja um grande ENORME que terá como juízes Manuel Oliveira e João Catrapona, uma mistura bem pensada de experiência e juventude.

Siga todos as peripécias da jornada através da nossa página de diretos, com ligação abaixo:

Saiba como vão as contas do Campeonato Placard clicando no logótipo abaixo:

Outras Notícias
Hoje é quarta-feira de hóquei dos três mais importantes campeonatos europeus
Ver Mais
Arranca hoje a Elite Cup feminina… Porto-Oliveirense e Benfica-Sporting nas semifinais masculinas...
Ver Mais
Elite Cup começa hoje em Odivelas...
Ver Mais
Calendários do Campeonato Placard
Ver Mais
FC Porto Campeão Placard 2023-24
Ver Mais
Benfica obrigado a vencer mas Porto pode sair do Fidelidade já Campeão...
Ver Mais