A Oliveirense venceu o Barcelos por 5-4 no recurso a Grandes Penalidades após final do tempo regulamentar empatado a 4 golos e também o mesmo resultado no final do prolongamento.
A Oliveirense começou melhor, apesar de ceder logo no início um Livre Direto que Miguel Rocha não conseguiu transformar, e marcou aos 9 minutos nas resposta de Lucas Martínez a um cartão azul para Luís Querido. O mesmo Lucas marcou de novo 2 minutos decorridos para Diogo Abreu selar o resultado de 3-0 ao intervalo com golo ao minuto 20, apesar de Lucas Martínez (de novo!) não ter aproveitado um Livre Direto por novo cartão azul ao capitão barcelense. O início da segunda parte foi todo azul com o Óquei a tentar a recuperação que acabaria por conseguir com golos de “Vieirinha” (6 minutos) e Luís Querido (12 minutos), este último quase sem sabor face ao golo de “Facu” Navarro logo no minuto seguinte. Aos 20 minutos “Alvarinho” faz o 4-3 e no minuto seguinte marca de recarga a um Livre Direto por si executado mas defendido com maestria por “Xano” Edo. Nas grandes penalidades só Marc Torra conseguiu ultrapassar o rochedo “Conti” Acevedo que, na minha opinião, partilhou o título de “o melhor em pista” com “Xano” Edo.
O quadro global atualizado da competição é o seguinte:
Porto (1º da Fase Regular) e Benfica (2º) vão agora defrontar respetivamente Sporting (4º da Fase Regular) e Oliveirense (3º) nas Semi-Finais, uma eliminatória prevista para 5 jogos e que terminará quando uma das equipas vencer 3 daquelas 5 partidas. Os jogos agendados são os seguintes:
Numa classificação global conjunta do Campeonato Placard (estudo meramente académico), se contabilizarmos os jogos da Fase Regular e do Playoff, continua o Porto em 1º lugar com média de 2,5 pontos por jogo (no máximo de 3) e a única diferença para a classificação final da Fase Regular é a subida do Sporting (2,36 pontos de média) ao 3º lugar por troca com a Oliveirense (2,28), fruto da derrota frente ao Barcelos no 2º jogo dos Quartos de Final.
Sporting, Murches, Porto e Carvalhos são as equipas mais produtivas no que se refere ao aproveitamento das Boas Paradas (não são consideradas as grandes penalidades executadas nas decisões dos jogos empatados após prolongamento):
A Oliveirense é a equipa mais eficiente no que se refere às defesas das Boas Paradas enquanto o Sporting é a menos eficiente, a grande distância dos que o precedem (não são consideradas as grandes penalidades executadas nas decisões dos jogos empatados após prolongamento):
A lista dos melhores goleadores continua liderada por Gonçalo Alves mas “Alvarinho” recuperou 2 lugares e é agora 3º empatado com Tomás Moreira que só participou nos 26 jogos da Fase Regular. Siga a ligação apensa à imagem abaixo para consultar a lista completa:
Roberto Di Benedetto, Lucas Martínez e Gustavo Pato são os melhores goleadores do Playoff:
Abaixo apresento a lista dos 15 Guarda-Redes mais influentes do Campeonato. Siga a ligação apensa à imagem abaixo para consultar a lista completa:
Todos os jogos vão ter transmissão em DIRETO através do Portal TV da Federação de Patinagem de Portugal, para além dos canais oficiais ou plataformas das redes sociais dos clubes envolvidos:
Saiba tudo sobre o Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao botão abaixo: