Oliveirense vence Porto e isola Benfica (folgado) no topo da tabela classificativa…


Disputou-se no fim de semana passado a 17ª jornada do Campeonato Placard que prossegue já amanhã, quarta-feira 15 de fevereiro, com os duelos Benfica-Oliveirense e Sporting-Valongo a manterem viva a série de jogos entre candidatos. Os jogos da 18ª Jornada vão ser todos disputados à noite e são os seguintes (clique na imagem abaixo para aceder à página do Campeonato Placard):

No jogo mais importante da 17ª Jornada a UD Oliveirense venceu o FC Porto por 4-3 em jogo bem disputado no qual Gonçalo Alves teve, a 15 segundos do final, a possibilidade de empatar o resultado enquanto o SL Benfica “sofreu” mas acabou levando de vencida uma AD Valongo que deu de vantagem toda a 1ª parte para depois na 2ª surpreender os encarnados que só a um minuto do final confirmaram a vitória. O OC Barcelos venceu sem grandes dificuldades o GRF Murches e o Riba d’Ave HC foi a Paço de Arcos vencer a equipa da Linha por concludentes 6-2 enquanto o Sp. Tomar venceu tangencialmente em Viana do Castelo, complicando bastante a situação da equipa minhota na prova. Parede e Famalicense empataram mas não perderam posições porque todas as equipas que seguiam abaixo na tabela classificativa perderam ou não jogaram, caso do Braga que, em conjunto com o Sporting, decidiu adiar o jogo desta jornada para 2 de março. Vejamos os resultados dos jogos da 17ª jornada:

Atendendo aos resultados desta jornada, a parte “superior” da tabela da Classificação Geral ficou assim ordenada (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

O Benfica ficou super-isolado no comando mas tem de aguardar o jogo em atraso entre Braga e Sporting para saber se mantém os 7 pontos atuais de avanço sobre o grupo dos segundos classificados, agora agrupados face à derrota do Porto em Oliveira de Azeméis, à vitória do Barcelos na “Catedral” sobre o Murches e ao “descanso” solicitado do Sporting. Vejamos primeiro qual tem sido o percurso destas 7 equipas (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

O Benfica tem sequências de 6, 5 e 4 vitórias (será que fica pelas 4 ou é só um aviso para o jogo com Oliveirense???), o Barcelos conseguiu fazer 6 jogos consecutivos sem perder, Sporting e Porto são as equipas com as maiores sequências de jogos sem perder enquanto Oliveirense, Valongo e Tomar têm as maiores séries de derrotas consecutivas (3 cada). Importantíssimo observar que o Porto é a equipa com pior aproveitamento nos últimos 4 jogos, nos quais só conseguiu 1 vitória e 1 empate sofrendo, no período, 2 derrotas, enquanto o pior que qualquer uma das outras equipas fez foi… vencer 2 jogos!!!! Benfica e Oliveirense vão já em 4 vitórias consecutivas, mas esta situação sofrerá alteração já amanhã, quando terminar o jogo entre ambos…! Vejamos, agora, quais são os próximos embates dos candidatos:

Se olharmos com atenção para a tabela acima e denominarmos “candidatos” todas as equipas que se posicionam nos 7 primeiros lugares da tabela classificativa, verificamos que o Benfica está numa ótima posição para manter o lugar e a distância para os perseguidores, não só porque defronta 3 “candidatos” em sua própria “casa” (Oliveirense, Barcelos e Porto) mas ainda porque só tem 1 jogo “fora” (Tomar) com os “tais” denominados (por mim!!) candidatos.. O Sporting, por sua vez, tem 2 embates com “candidatos” em “casa” e outros 2 “fora” mas o Barcelos ainda tem 5 jogos para fazer com estas equipas, sendo que Porto, Sporting e Valongo vão à “Catedral” e Benfica e Oliveirense recebem os minhotos nos seus respetivos pavilhões. O Porto só tem 3 embates com “candidatos” mas 2 deles são fora (Barcelos e Benfica) e o Sp. Tomar vai ao Dragão Arena. A Oliveirense tem contas idênticas ao Benfica porque recebe 3 “candidatos” (Sporting, Valongo e Barcelos) e só terá de se deslocar ao Pavilhão Fidelidade para defrontar o Benfica (já amanhã!!). Valongo e Sp. Tomar encontram-se na derradeira jornada mas pelo caminho vão a 3 difíceis pavilhões e recebem 1 candidato nos respetivos pavilhões. Tudo ainda muito confuso e com muitos jogos e contas para fazer.

Vamos fazer as mesmas “contas” com o grupo dos 7 piores classificados, começando pelas posições na tabela classificativa (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

Desde logo me parece que os 4 primeiros deste grupo ainda não estão a salvo de “nada”, podendo perfeitamente Murches, Paço de Arcos e Juventude de Viana conseguir, ainda, o número de pontos necessários para os “apanhar” mas a verdade é que a Juventude já está a 7 pontos da “salvação” e sete foi o número de pontos que conseguiu fazer em 17 jogos, para agora ter de fazer muito mais nos 9 restantes jogos! O melhor é ver como foi o desempenho destas equipas até à jornada que se jogou no fim de semana passado (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

Salta logo à vista que só uma equipa conseguiu uma série de 3 vitórias consecutivas (Parede) mas o problema é que logo depois realizou 6 jogos sem amealhar qualquer ponto. A maior série de derrotas consecutivas pertence à Juventude de Viana e destas 7 equipas só Riba d’Ave e Braga interrompem ciclos negativos após a 3ª derrota consecutiva. Vejamos quais são os adversários destas equipas nas próximas jornadas:

Riba d’Ave, Famalicense, Parede, Murches e Juventude de Viana têm todas um ciclo de 3 jogos dificílimos contra Porto, Benfica e Sporting, e só o Braga (já jogou com Porto e Benfica) e Paço de Arcos (já jogou com Sporting e Benfica) têm pela frente somente 1 dos “grandes”. Se fizermos contas aos jogos que estas equipas têm de fazer com as posicionadas até ao 7º lugar da tabela da Classificação Geral, verificamos que a Juventude, Paço de Arcos, Parede e Braga ainda jogam com 5 “candidatos” enquanto o Murches jogará somente com 4 mas Riba d’Ave e Famalicense, os melhores classificados destes grupo, ainda vão defrontar 6 (SEIS…!) “candidatos”… É obra!!!

Passemos, agora, aos goleadores, registando já a passagem de Gonçalo Alves (Porto) para o comando da lista (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

O atual “Goleador-mor” marcou 6 golos nos últimos 4 jogos, enquanto Tomás Moreira (Sp. Tomar) e Carlo Di Benedetto (Porto) só marcaram 2 no mesmo número de jornadas. “Alvarinho” (Barcelos) e “Nolito” Romero (Sporting) marcaram somente 1 golo nos mesmos últimos 4 jogos mas o melhor desempenho neste período é o de Gonçalo Nunes (Paço de Arcos) que marcou 7 golos nos últimos 4 jogos.

Olhemos agora para a tabela dos Guarda-Redes ordenada pela menor média de golos sofridos (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

Obviamente que a ordenação (menor média de golos sofridos) não nos permite avaliar com a necessária exatidão precisamente porque alguns guarda-redes têm pouquíssimos jogos realizados e outros, ainda, com pouquíssimo tempo de utilização mas se nos debruçarmos sobre os que têm jogado mais vezes e durante mais tempo (clique na imagem acima para consultar as tabelas completas), chegamos à conclusão de que “só Conti” Acevedo (Barcelos), “Xavi” Malián (Porto), Alejandro Edo (Valongo), Álvaro Shedha (Riba d’Ave), António Marante (Tomar) e Diogo Rodrigues “Matraco” (Paço de Arcos) jogaram a totalidade das partidas (17), que Nelson Filipe (Braga), André Girão (Sporting) e Rodrigo Vieira (Murches) jogaram em 16 ocasiões e Diogo Alves (Oliveirense, 14), Guilherme Pedruco (Parede, 14) e Bruno Guia (Juv. Viana, 12) foram os únicos que jogaram mais de 10 partidas nesta época desportiva. De todos estes (referidos atrás), “Conti” é o único que tem média de golos sofridos inferior a 2 por jogo e somente Diogo Alves (Oliveirense), “Mali” e Nelson Filipe (Braga) sofreram menos de 3 golos por jogo.

No que concerne a Bolas Paradas, vamos analisar 2 vertentes, a das equipas e a dos jogadores. Comecemos pelas equipas (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

Nenhuma equipa consegue marcar golos em mais de metade das situações de bola parada disponíveis e só Tomar, Barcelos, Porto e Oliveirense transformam mais de 40% das situações de Bola Parada que têm tido. No outro lado do espectro, por oposição, “trabalha-se” muito melhor e quatro equipas conseguem defender mais de 70% das situações de Bola Parada a que são sujeitas… Destas 4 de cada lado, só uma acumula a mesma posição nas duas tabelas: o Barcelos…!!!!

Vejamos agora como se portam os marcadores de golos quando se trata de transformar situações de Bola Parada (clique na imagem abaixo para consultar a tabela completa):

Tomás Pereira (Oliveirense) salta logo à vista como o jogador com melhor média se considerarmos somente os que tentaram mais de 5 vezes (consulte a tabela completa clicando na imagem acima) e outro Tomás, o Moreira do Sp. Tomar, é mesmo o que foi chamado mais vezes para tentar converter situações de bola parada, conseguindo resolver com sucesso mais de metade daquelas tentativas. Luís Querido (Barcelos) com vinte tentativas e 53% de sucesso e Gonçalo Alves (Porto) com 35 tentativas e 44% de sucesso são os que mais vezes merecem a confiança do treinador para tentar transformar em golo as situações de bola parada.

Em relação aos Guarda-Redes que melhor se “portam” na defesa de Bolas Paradas, veja a imagem abaixo (e clique nela para aceder à lista completa):

Apesar dos 100% de Diogo Fernandes serem já de si fantásticos (defende tudo… dos 5 a que já foi sujeito!!!), os números de “Conti” Acevedo (Barcelos, 18 defesas em 23 tentativas) e André Girão (Sporting, 25 defesas em 32 tentativas) são verdadeiramente impressionantes, pois defendem mais de 78% das bolas paradas a que são sujeitos, mas Álvaro Shedha (Riba d’Ave, 70% de 31 defesas em 44 tentativas) e Rodrigo Vieira (Murches, 65% de 28 defesas em 43 tentativas) são também verdadeiramente reveladores de autênticos especialistas na defesa de bolas paradas.

Consulte todos os resultados, classificações, goleadores, estatísticas e quadros relativos ao Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao logótipo abaixo e siga todos os jogos ao minuto utilizando a ligação da faixa “DIRETOS” abaixo:

Outras Notícias
Porto-Benfica hoje às 11:30 horas para apimentar o Campeonato Placard...
Ver Mais
Hoje é quarta-feira de hóquei dos três mais importantes campeonatos europeus
Ver Mais
Arranca hoje a Elite Cup feminina… Porto-Oliveirense e Benfica-Sporting nas semifinais masculinas...
Ver Mais
Elite Cup começa hoje em Odivelas...
Ver Mais
Calendários do Campeonato Placard
Ver Mais
FC Porto Campeão Placard 2023-24
Ver Mais