Porto e Benfica venceram respetivamente Riba d’Ave e Valongo para garantirem o acesso à Semi-Final do Playoff do Campeonato Placard, cujo quadro global pode ver aqui abaixo:
O Porto foi a Riba d’Ave com a intenção de resolver o jogo o mais rápido possível, esteve a vencer por 4-1 a 14 minutos do final da partida mas Gustavo Pato não estava de acordo e marcou por duas vezes para levar o jogo para prolongamento. Ezequiel Mena ainda deu vantagem ao Porto mesmo a terminar a 1ª Parte do Prolongamento mas, após desperdício de Gonçalo Alves que não acertou na baliza na transformação de um penalty por Azul ao capitão Pedro Silva, Rui Silva “Folhetas” vinga o irmão e marca o 4-4 quando a sua equipa ainda estava em inferioridade numérica. Hélder Nunes deu início às séries de Grandes Penalidades marcando o 5-4 e depois mais ninguém conseguiu ultrapassar os guarda-redes (ou enviar a bola para a baliza!!!). Xavier “Mali” Malián defendeu 4 grandes penalidades mas as honras do jogo vão todas para Gustavo Pato, o nosso “melhor em pista”.
O Benfica foi a Valongo vencer com naturalidade, apesar da réplica da equipa valonguense, formada quase na totalidade por jovens irreverentes, cheios de qualidade, bem comandados por “Xico” Silva e João Almeida, que tinha atingido um brilhante 7º lugar da Fase Regular e que caiu somente porque do “outro lado” há uma super equipa em crescendo de forma com jogadores que fazem a diferença. O Benfica chegou ao intervalo a vencer por 2-0 e logo no início Nil Roca faz o 3-0. O Valongo reagiu de imediato com Miguel Moura a descobrir o caminho para o golo com remate de meia pista e a manter a chama acesa mas minutos depois Gonçalo Pinto fez o 4-1 que abalou definitivamente a fé dos valonguenses. João Almeida, atualmente o 4º melhor goleador deste campeonato, ainda fez aquilo a que já nos habituou marcando o 4-2 mas a chama valonguense já não era a mesma a faltar 4 minutos para terminar a partida frente a uma super-equipa como o Benfica.
Hoje vão a jogo Barcelos, Oliveirense, Sp. Tomar e Sporting no 2º jogo dos Quartos de Final.
Se “descontarmos” o Riba d’Ave que nem se pode considerar que tenha sido uma enorme surpresa neste Playoff face à forma como a equipa vinha a atuar após o pedido de demissão de Raul Meca (na altura muito bem resolvido pela direção do clube dando total confiança ao técnico que lhes veio a provar estarem com a razão!), o conjunto dos jogos Sp. Tomar-Sporting e Barcelos-Oliveirense tem tudo para ser considerado de enorme qualidade e grande incerteza nos resultados finais, como já ficou provado nos primeiros jogos. Recordemos estes momentos:
Gonçalo Alves continua a liderar a lista de goleadores seguido de Tomás Moreira, “Rubinho” Sousa, João Almeida e “Alvarinho”:
Todos os jogos vão ser transmitidos em DIRETO através do Portal TV da Federação de Patinagem de Portugal, para além dos canais oficiais ou plataformas das redes sociais dos clubes envolvidos:
Saiba tudo sobre o Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao botão abaixo: