O Benfica venceu concludentemente o Porto por 6-0 mas o verdadeiro vencedor da jornada 20 do Campeonato Placard foi o Sporting que, beneficiando da vitória sobre o Sp. Tomar, aumentou para 4 pontos a diferença para os 2ºs classificados, “dragões” e “águias”… Os resultados da jornada 20 foram os seguintes


Sporting, Barcelos e Oliveirense venceram aumentando ainda mais a vantagem pontual para o grupo que luta pelas 3 posições finais de “Playoff”, grupo que tem muito mais preocupações que somente ser apurado para aquela fase final da competição, atendendo à reduzida diferença pontual entre as duas Juventudes, a Pacense que é 6ª com 25 pontos e a de Viana que é 13º com 17 pontos, uma diferença de 8 pontos que se pode escoar ou aumentar em 3 jornadas… A luta pela permanência está ao rubro e a diferença entre a Sanjoanense (8º e última posição de participação no Playoff) e Riba d’Ave (12º e primeira posição de despromoção) é de somente 3 pontos, pelo que uma simples “escorregadela” pode alterar o cenário de forma dificilmente reversível mas uma “queda” poderá ser dramático.


Como se pode ver pelo quadro abaixo do percurso que falta a cada equipa até final da Fase Regular, o Murches teria de vencer os jogos todos (inclusive Benfica e Sporting) para sair da zona de despromoção pelo que nos parece tarefa dantesca mas não impossível. O facto é que se o Murches perder 1 jogo que seja, dos 6 que falta disputar, será relegado para a 2ª Divisão porque faria no máximo 20 pontos, insuficientes para superar o Candelária que tem vantagem no confronto direto. Juventude Pacense, Braga, Sanjoanense, Sp. Tomar, Valongo, Candelária, Riba d’Ave e Juventude de Viana vão disputar um campeonato entre si para decidir quais as 2 equipas que serão despromovidas e as 3 que participarão no Playoff, sendo que as restantes três terminarão a atividade no final da Fase Regular.


Se atentarmos ao quadro abaixo verificamos que o Sporting já vai em 9 jogos consecutivos sem perder (empatou 1 vez) e que o Porto terminou a 2ª série mais comprida de vitórias (7 consecutivas, menos 2 que na anterior sequência de 9 jogos a vencer). O Benfica é a equipa que teve o maior número de jogos consecutivos sem perder (11 jogos, dos quais 8 vitórias e 3 empates) e Juventude de Viana é a equipa menos “em forma” atual, derrotado nos últimos 5 jogos efetuados tal como a Sanjoanense, que já não vence há 6 jornadas (2 empates e 4 derrotas).

Valongo e Braga (menos de 8 faltas em cada jogo realizado) são os conjuntos que cometem menos Faltas de Equipa enquanto Candelária e Juventude Pacense são as únicas equipas que cometem em média mais de 10 Faltas. Da mesma forma, o Valongo é a equipa que fez mais jogos com menos de 10 faltas enquanto Candelária e Juventude Pacense são as equipas que mais vezes cometeram mais de 14 Faltas.

GOLEADORES E GUARDA-REDES

A lista de goleadores continua a ser comandada por Miguel Rocha cada vez mais distante dos perseguidores face aos 3 golos marcados frente ao Valongo (nesta jornada só “Nolito”, Lucas Martínez e Franco Pósito igualaram a façanha). Hugo Santos continua no 2º lugar da tabela mas agora a 6 golos de distância enquanto Pau Bargalló é o 3º melhor goleador do campeonato (a 7 golos de Rocha).

Apresento abaixo a lista dos Guarda-Redes que já participaram ativamente em pelo menos metade dos jogos para os quais foram convocados:

ESTATÍSTICAS
Barcelos e Juventude de Viana são as equipas cujos atacantes resolvem da melhor maneira a transformação das Bolas Paradas, únicos com aproveitamento superior a 40%

Os Guarda-Redes da Oliveirense apresentam a melhor taxa de eficácia na defesa das Bolas Paradas enquanto os de Barcelos, Candelária, Sporting, Murches, Braga, Porto e Sp. Tomar apresentam percentagens entre os 60 e os 70%…


Danilo Rampulla continua a ser o jogador com aproveitamento total na transformação das bolas paradas (5 Livres Diretos) com Guilherme Magalhães e “Paulinho” Dias a acompanhar o barcelense na eficácia máxima.

Rodrigo Teixeira e Zé Diogo são os Guarda-Redes com eficácia total na defesa das Bolas Paradas mas são na mesma impressionantes os desempenhos de “Xano” Edo, “Conti” Acevedo, Miguel Rocha e André Girão, com valores percentuais elevadíssimos para a quantidade de situações de bola parada a que foram sujeitos.

Siga todas as peripécias do Campeonato Placard através das ligações apensas aos botões abaixo: