(13/05/2023) Para muitos dos portugueses o dia de hoje é uma data muito importante. Apesar de sermos um País laico e sem religião oficial, por circunstâncias históricas a população portuguesa é maioritariamente católica, sendo que nos Censos de 2021 o valor era de 80,2% do total da população.
Há 106 anos aconteceu a 1ª aparição de Fátima, onde a Nossa Senhora terá surgido a três pastorinhos, Jacinto, Francisco e Lúcia, que tomavam conta de um pequeno rebanho na Cova da Iria, onde terão visto uma “Senhora mais brilhante que o Sol” em cima de uma pequena azinheira, no local onde agora se encontra a Capelinha das Aparições.
Nesta altura do ano as peregrinações a Fátima enchem as bermas das estradas, muitos por fé, outros para cumprirem promessas, com amigos e familiares a aproveitarem para fazer uma caminhada de muitos quilómetros, independentemente das suas crenças religiosas.
Em miúdo foi à Catequese e fui Escuteiro, frequentava, por obrigação a Igreja, hoje em dia não sou católico, mas respeito quem acredita nesta e numa outra qualquer religião, desde que não haja extremismos, pois respeitarmos as opções de cada um é o princípio básico do respeito coletivo.
Consultei o meu relógio – que adquiri na véspera do nascimento do Francisco – percebi que ainda faltavam cinco minutos para a hora combinada, tendo ficado a matutar num desafio semanal para a juventude, para além do manuseamento do stique.
“Ah, acho que já sei. Vamos lá ver se eles estão de acordo”, murmurei eu. Pouco depois eles chegaram ao monitor.
“Bom dia Tio”.
“Bom dia juventude. Está tudo bem com vocês?”.
“Sempre em grande”, afirmaram os três em uníssono, tão afinadinhos.
“Tenho aqui uma ideia para acrescentarmos às nossas conversas semanais e gostava de ouvir a vossa opinião”.
“Mais trabalho?”, brincou o OLHA.
“Um bocadinho, mas coisa pouca, nada que o Google não resolva. Trata-se de um fora da caixa aniversariante. Ao sábado e à 3ª feira cada um de vocês escolhe alguém que faz anos ou uma data relevante. O que acham?”.
“Parece-me bem, tipo Parabéns a Você sem música”, riu-se o ALÉU.
“Acho uma bela ideia”, reforçou a RODINHAS. “Começamos já hoje?”.
“Não, pois agora tinham que ir vasculhar a internet, mas não temos tempo para isso, pelo que arrancamos na terça-feira”.
“Mas eu sei que hoje faz anos que aconteceu a 1ª aparição em Fátima”, afirmou o OLHA.
“Boa, vejo que estás atento”.
“Confesso que vi há minutos na televisão, com todo aquele mar de gente em Fátima”.
“Pois é, sempre ouvi dizer que 13 de maio é o dia de Nossa Senhora de Fátima”, acrescentou a RODINHAS.
“Exatamente, é assim que o dia de hoje é conhecido em Portugal. Bem, agora que já percebi que estão de acordo com o meu novo desafio, vamos lá ver quem nos vai falar dos quartos de final da Primeirona que já começaram?”.
“Tio, estás a falar do play-off, certo?”, perguntou o ALÉU.
“Já devias saber que o Tio não gosta de inglesices”, explicou o OLHA.
“Pois claro, não me esqueci, mas é o hábito. Tivemos então a meio da semana o primeiro jogo dos quartos, com os da casa a mostrarem porque motivo ficaram nos primeiros lugares da fase regular”.
“Desculpa interromper-te, mas vamos fazer um pequeno inquérito, com uma resposta de Sim ou Não. Quem acha que só devia haver fase regular – Sim – ou que assim é melhor, sublinhando com um Não. Eu voto Sim”.
“Não”, assinalou o ALÉU.
“Sim”, afirmou a RODINHAS.
“Não”, respondeu o OLHA.
“Engraçado, um empate de opiniões. Continua ALÉU”.
“Já não tinha muito mais para dizer, restando perceber se dois jogos vão chegar para chegar às meias-finais, ou se precisaremos de um terceiro jogo na casa do melhor classificado da primeira fase para decidir quem segue em frente”.
“Muito bem, vamos lá distribuir tarefas, sendo que tu continuas com essa competição, o OLHA vai espreitar a Terceirona, a RODINHAS com a Segundona, enquanto que eu vou ficar com o que me apetecer”.
“Mais nada Tio, quem é que manda aqui na Crónica?”, gozou o OLHA.
“Isso mesmo, portem-se bem e até terça-feira”.
“Adeus Tio, lá nos encontraremos”, despediram-se eles.
Fiquei a pensar que eles andam distraídos.
Nem perguntaram o que vai ser o almoço hoje, um excelente arroz de marisco que a Princesa vai construir.
Hoje no FORA DO RINQUE vou deixar um convite.
Eu faço uma excelente carne de porco à alentejana, só precisas de combinar quando vens a Oriola para degustares uma.
Nome Completo: Tiago Filipe de Matos Francisco
Clube atual: Hockey Club de Sintra
Alcunha (se tiver): Xicão
Idade: 22 anos
Local de Nascimento: Rio de Mouro, Sintra
Clube estrangeiro futebol: Manchester City e AC Milan
Jogador português futebol: Bernardo Silva
Jogador estrangeiro futebol: Kevin de Bruyne
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: João Almeida (ciclismo)
Prato: Carne de Porco à Alentejana
Sobremesa: Serradura
Bebida: Pepsi Zero
Filme: Saga The Hunger Games
Ator: Kevin Hart
Atriz: Jennifer Lawrence
Série televisiva: 9-1-1 Lone Star
Livro: Libertem as Crianças – Carlos Neto
Cidade portuguesa: Lisboa
Cidade estrangeira: Barcelona
Animais de estimação: Cão
Jogo de computador/consola: Wii Sports Resorts
Hobbies: Stand Up Paddle, Surfskate, scroll no YouTube sobre desporto
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Andebol ou Beisebol
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Torneio internacional, no escalão de benjamins, em Vale de Lobos. Jogo entre Lobinhos (eu) e SC Torres. Ter o pavilhão todo a gritar o meu nome, até atletas italianos, num jogo muito equilibrado, onde fiz 7 golos. Perdemos (7-8), mas essa memória de ter o público do meu lado é linda!
(16/05/2023) Esta tarde estava a ver mais uma etapa do Giro e dei por mim a pensar porque gosto tanto do ciclismo. Também é verdade que eu gosto de muitas modalidades desportivas, mas esta competição de duas rodas é das mais difíceis que há, um enorme esforço, sacrifícios enormes, nomeadamente nestas provas de três semanas.
O meu Pai gostava muito de acompanhar as provas velocipédicas, ouvia na rádio o desenvolver das mesmas, nomeadamente a Volta a Portugal. A qualquer altura podia haver novidades, pois sempre que a corrida mexia, lá aparecia o repórter radiofónico a dar conhecimento do que se passava na corrida, coisa que anos depois – longe estava eu de imaginar – também eu fiz para trazer as novidades a outros Pais amantes deste desporto.
Recordo-me de muito miúdo ir até à beira da estrada com ele, muito tempo antes de eles passarem para arranjarmos uma boa sombra, onde debaixo da sua proteção os víamos passar, por vezes um pelotão compacto, que passava em poucos segundos, depois de horas à espera deles.
Não é por acaso que o ciclismo é considerado o desporto do Povo, apesar de nos últimos anos ter perdido notoriedade, muito por força da vontade de vencer a qualquer preço, que faz com as trafulhices se sobreponham à lealdade.
“Boa noite Tio”.
Estava eu envolto nestas recordações com o meu Velho, que só à segunda ouvi a saudação dos miúdos.
“Boa noite juventude. Desculpem, estava a recordar tempos passados com o meu Pai…”.
“Mais uma vez muito compenetrado em belos pensamentos”, interrompeu-me o OLHA.
“Nem mais, era mesmo isso. Estava por aqui numas pedaladas mentais, motivadas pelo Giro que vai decorrendo”.
“Vai um da tua equipa à frente?”, perguntou o ALÉU.
“Já foi, mas o contrarrelógio de domingo roubou-me a camisola rosa. Ficou a Princesa com ela, mas o Covid-19 ainda faz das suas, e por agora o líder da prova não é de nenhum de nós os três. Vamos deixar as duas rodas, mas antes de irmos ao hóquei em patins, vamos lá então à primeira edição da caixa dos aniversários”.
“Já tem nome e tudo?”, questionou o OLHA.
“Exatamente, um fora da caixa, mas com direito a bolo. Quem quer começar?”
“Como belos cavalheiros que vocês são, deram-me o privilégio de ser eu a inaugurar este nosso novo espaço nas Crónicas”, avançou a RODINHAS. “Como sabem eu gosto muito de cinema, sendo fã do 007. Então não é que o Pierce Brosnan, que fez quatro filmes da saga, faz hoje 70 anos? Acho que não havia melhor maneira de começar”.
“É o teu preferido de todos os atores que já vestiram o papel?”, perguntei eu.
“Não é o que gostei mais, pois o meu eleito é o Sean Connery. Antes que me perguntem, sim, já vi todos os filmes da série”.
“Estou contigo miúda”, gritei eu. “Desculpem, até me entusiasmei demais. Próximo!”.
“Eu vou referir uma data, pois há 49 anos tomou posse o 1º Governo Provisório resultante do 25 de abril, cujo o primeiro-ministro foi Adelino da Palma Carlos”, escolheu o ALÉU.
“Como vocês sabem eu sou um fanático do ténis”, começou o OLHA. “Dou os meus parabéns ao Grigor Dimitrov, um excelente tenista búlgaro que hoje completa 32 anos”.
“Excelentes escolhas da juventude”.
“Então e o Tio não parabeniza ninguém?”, perguntou a RODINHAS.
“Claro que sim, mas hoje fiquei para o fim. Também vou até ao mundo do ténis, no dia em que faz anos a argentina Gabriela Sabatini, recordo-me bem de a ver jogar, ela que chegou ao 53º aniversário. O que acharam desta novidade?”.
“Foi engraçado, descobrimos coisas que não imaginámos”, explicou o ALÉU.
“Ótimo, no sábado há mais, mas agora vamos lá ao hóquei em patins e começa já o cota. Fui olhar como estavam as meias-finais da Primeirona feminina. As miúdas brutas dos queixos fizeram os dois jogos com as cachopas da Feira e já reservaram presença na final. Na outra meia, as águias estão na frente, depois de ganharem em Massamá, mas o segundo jogo realiza-se só no próximo sábado. Arrumada a minha parte, vamos lá ouvir o ALÉU”.
“Aquela dúvida que eu tinha expressado no sábado ficava esclarecida no fim de semana”, começou ele. “Apenas os azuis-e-brancos não conseguiram a segunda vitória, sendo que a negra é amanhã no Dragão. Só um pormenor da eliminatória entre leões, com os de Tomar a chegarem aos quatro golos de vantagem, com uma resposta dos de Lisboa com oito golos consecutivos”.
“Bolas, que grande recuperação. Agora chega a vez da RODINHAS”.
“Tio, posso dizer que após mais uma semana cumprida na Segundona, temos a malta de Paços de Ferreira a um ponto de fazer a festa de subida a Norte. Já a Sul nada está decidido, nem no topo, nem na cave da classificação”.
“Dúvidas e mais dúvidas até ao fim, talvez no próximo fim de semana possamos ter mais certezas. Então e tu OLHA, já temos decisões na Terceirona?”.
“Vamos lá por zonas. Na A, o Marco já não pode subir diretamente, na B o Sobreira já ascendeu, na C a malta de Vila Franca de Xira também já fez a festa, enquanto que na D os alentejanos de Grândola estão bem colocados, mas a rapaziada do Seixal ainda está na luta, com os bês do Casablanca como fiéis da balança da subida”.
“Bela análise, duas jornadas cheias de emoção pela frente no nosso terceiro escalão, onde ninguém desce, mas no topo não se brinca em serviço. Já estamos perto de ser quarta-feira, pelo que vamos descansar. Até sábado”.
“Adeus Tio”.
Os quatro recolhemos diretamente para a caminha, pois uma boa noite de descanso é fundamental.
Vamos até ao Quintal do Alenquer e Benfica para encontrar a SACADA desta semana.
Dezanove golos num jogo da 2ª divisão não é muito habitual, com o destaque para os guarda-redes do Oeiras, Marcelo Araújo (7) e César Belo (5).
Continuo em Alenquer onde, como perceberam pelo texto anterior, tivemos golos com fartura.
Não é a primeira vez que leva O VELHO para casa, mas marcar oito golos num jogo é obra.
Foi o que conseguiu Marinho (SAB), internacional moçambicano, que fica com a distinção desta semana.