Assalto Perfeito à Nossa Senhora


(7/12/2024) Apesar de não ser uma pessoa muita viajada, a famosa Catedral de Notre-Dame – Nossa Senhora em português – foi um dos monumentos mas impressionantes que já visitei, ela que foi reaberta hoje, depois de gravemente danificada por um devastador incêndio a 15 de abril de 2019, que destruiu grande parte do telhado e fez colapsar a sua famosa agulha.

Nessa altura o mundo assistiu com tristeza, enquanto as chamas consumiam o edifício, considerado um símbolo de Paris e um marco do gótico europeu, que quase ruiu, mas os trabalhos de recuperação chegaram a bom porto, após cinco anos de intensos trabalhos de reconstrução.

A reabertura deste monumento mundialmente famoso é um marco significativo, simbolizando a perseverança e o esforço coletivo de restaurar um dos maiores tesouros culturais da humanidade.

Curiosamente a cerimónia ocorre quando caiu – mais uma vez – o Governo gaulês, mas política é coisa que não cabe neste espaço.

Talvez venha a talhe foice, pois é a forma mais rápida de chegar a França, mas hoje comemora-se o Dia Internacional da Aviação Civil, que em 1994 foi celebrado pela primeira vez, nos 50 anos da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional, sendo que dois anos depois a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou oficialmente esta data.

A aviação civil compreende os voos comerciais e privados, referindo-se a qualquer voo de natureza não militar, assim, a aviação desportiva, acrobática, ultraleve e de transporte de passageiros ou cargas está englobada na aviação civil, 191 países integram a Organização da Aviação Civil Internacional, trabalhando em conjunto para a progressão dos transportes aéreos, favorecendo a segurança, a economia e a eficiência dos serviços aéreos.

Eu faço parte daquele grupo de pessoas que não tem medo de andar de avião, já levantei e aterrei muitas vezes, nunca fiz viagens muito longas – Turquia e Ucrânia foram as mais demoradas – mas, principalmente, nunca apanhei nenhum susto, o que me faz ir tranquilo quando preciso de andar de avião.

Enquanto que a juventude não chega, li agora que hoje faz 83 anos do ataque militar surpresa à base naval de Pearl Harbor, realizado pelo Japão contra os Estados Unidos, ataque que levou à entrada formal dos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial no dia seguinte, país neutro no conflito até essa data.

Segundos depois começaram a surgir sinais no portátil, seguido do aparecimento dos miúdos.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia juventude”.

“Então o que é o almoço hoje?”, questionou a LARANJINHA com uma enorme gargalhada.

Até me engasguei, antes de responder.

“A miúda nem dorme! Calma, já lá vamos, para já vou falar da Liga dos Campeões, antes de irmos à ordem de trabalhos para esta semana. Tivemos a 3ª jornada da fase de grupos, destaque para o Benfica, a única só com vitórias, também a Oliveirense ganhou frente ao Valongo, o OC Barcelos conseguiu um excelente empate na casa do Barça, já o FC Porto perdeu na casa do Noia, sendo que nesta altura valonguenses e azuis-e-brancos estão fora do apuramento para os quartos de final, mas ainda há sete jornadas pela frente. Encerrado este capítulo, vamos lá ver o que temos para este fim de semana, começando pela LARANJINHA.

“Certo, já tivemos dois jogos ontem da Feminona, na zona Norte o CENAP recebeu e venceu as miúdas da Maia, eram 3º e 4º classificados antes do jogo, situação que para já se mantém, já a Sul, em Coimbra tivemos surpresa, com a vitória das estudantes sobre o Turquel, Académica que amanhã vai jogar no Tojal”, finalizou ela.

“E o que temos na Primeirona?”.

“Nesta 8ª jornada o jogo grande decorre a norte, com a surpreendente Juventude Pacense a receber os minhotos de Barcelos, enquanto que o líder FC Porto viaja até Viana do Castelo”, concluiu o AMAGADINHO.

“Agora posso ser eu…”, avançou o PANCHITO, “… vou olhar para os jogos dos primeiros classificados de cada série da Terceirona, começando pela A, o FC Porto B folga esta semana, o Vila Boa do Bispo recebe a rapaziada da Memória, o Vilafranquense antecipou-se, vencendo na quarta-feira os bês do Alenquer, enquanto que na série D o Paço de Arcos B vai ter a visita dos alentejanos de Beja”, terminou ele.

“Altura para irmos à Segundona”.

“Vou começar pela parte de baixo do país, os comandantes, rapaziada da Linha, Paço de Arcos e Parede, acolhem, respetivamente Marítimo de Ponta Delgada e os vizinhos de Oeiras, já na zona Norte a equipa B de Oliveira de Azeméis, que está no primeiro lugar, vai ser o anfitrião do Cambra, enquanto que a rapaziada da Póvoa de Varzim, segundo classificado a um ponto, recebe a Académica”, acabou o PIPOCA.

“Só falta a minha Quarteirona, utilizando o vosso critério, vou olhar para as equipas que vão na frente das três zonas, o Limianos recebeu ontem à noite o Infante de Sagres vencendo com uma mão cheia, na zona Centro os jovens de Oliveira do Hospital recebem o Paço de Rei, mas só perto do Natal, pois o jogo foi adiado, enquanto que na Sul, onde temos dois líderes, a Salesiana também jogou ontem e foi goleada em Grândola, enquanto que o Stuart Massamá joga mais logo em Vila Franca de Xira”.

“Avô … “atalhou a LARANJINHA.

“Sim, sim, já digo o que vai ser o almoço, a cachopa hoje está muito apressada”, afirmei eu com uma gargalhada. “Hoje a Princesa vai fazer um franguinho caseiro com esparguete, muito bom”.

“Nós também gostamos, até terça-feira”, despediram-se eles, entre gritos e gargalhadas.

A juventude hoje está entusiasmada.

Esta semana no FORA DO BANCO temos um treinador que admira um prato que cozinho muito bem, além de gostar de morar fora da confusão, como eu.

Nome Completo: Óscar Costa Carvalho

Clube atual: Hóquei Clube da Mealhada

Idade: 30 anos

Local de Nascimento: Coimbra

Prato preferido: Carne de porco à alentejana.

Melhor local para viver: Fora das cidades

Livro que está na mesa de cabeceira: Como fazer amigos e influenciar pessoas

O filme que já viu mais do que uma vez: Moneyball

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim. Hóquei Clube da

Mealhada

Como/quando chegou a opção de ser treinador: Surgiu imediatamente após pendurar os patins, após convite do clube. Comecei por acompanhar os treinadores do clube, até ser treinador a solo, o que sucedeu com o fim da minha formação académica

Clubes/seleções que já treinou: Sub-15, sub-17 e sub-23 no Hóquei Clube da Mealhada, treinador-adjunto das seleções regionais de Aveiro

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Seniores, os motivos dariam um livro

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Nesse

processo incluo os treinos do microciclo, observação da equipa adversária e apresentação do plano de jogo. Se estas etapas forem cumpridas, cerca de 12 horas, tudo dependendo do momento competitivo em que nos encontramos

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: No capítulo dos bloqueios permitia que fossem efetuados de todas as formas desde que o atleta estivesse parado e não constituísse um perigo inequívoco para a integridade física do adversário

Maior tristeza como treinador: Falta de profissionalização do cargo na nossa modalidade

E, claro, a maior alegria: Reencontrar antigos atletas por mim treinados que reconhecem o trabalho que foi feito, que valorizam o empenho e a dedicação que entrego em cada equipa

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Irrita-me a falta de fair-play, preciosismos que alguns árbitros adotam, bancadas malcomportadas e conivência com a má conduta, seja ela praticada por atletas ou agentes externos.

(10/12/2024) Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, assinada por 58 estados e que teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

O dia 10 de dezembro é também marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz, que este ano foi atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo que presta apoio aos sobreviventes (conhecidos como Hibakusha) das bombas atómicas que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.

Enquanto fazia as minhas buscas semanais, deparei-me com uma história com 56 anos, por coincidência ocorrida no Japão neste dia, que não resisti a trazer aqui.

Um homem disfarçado de polícia, conduzindo uma moto, intercetou um automóvel onde viajavam quatro empregados do Banco Nihon Shintaku, que transportavam perto 300 milhões de ienes (cerca de 818 000 dólares ao câmbio de 1968), argumentando que a casa do seu gerente tinha explodido e que o carro também estava armadilhado.

Para enquadrar melhor a história, nas semanas anteriores a este dia, uma série de ameaças de bomba foram enviadas ao gerente do Banco, os funcionários foram informados sobre isto, por isso, quando o falso polícia os informou do que tinha acontecido eles acreditaram.

Depois dos quatro bancários saírem do veículo, ele rastejou para debaixo do carro, momentos depois ele saiu, gritando que o carro estava prestes a explodir, com fumo e chamas – que ele tinha produzido – provocando a fuga dos funcionários, após o que o ladrão entrou no automóvel e foi-se embora… até hoje.

Após sete anos de investigação, a polícia anunciou, em dezembro de 1975, que o crime tinha prescrito, a partir de 1988 o ladrão também foi exonerado de qualquer responsabilidade civil, permitindo-lhe contar a sua história sem medo de repercussões legais, mas até hoje ninguém reivindicou o assalto.

Isto há rapaziada com muita imaginação, para o mal, entenda-se, o que não é o caso da minha juventude que já está aqui.

“Boa noite Avô”.

“Boa noite miudagem”.

“Parece-me que estás quase a fazer anos”, afirmou o PIPOCA.

“Verdade, mas da mesma forma que não se festeja antes da data, também não se fala antecipadamente sobre o assunto”, ri-me eu.

“Estou de acordo, no sábado falamos disso”, brincou a LARANJINHA.

“Combinado. Vamos lá perceber como decorreram as competições este fim de semana, sendo que hoje começamos com a Terceirona”.

“Boa, começo pela série A onde os penafidelenses bateram o Fão e igualaram os bês azuis-e-brancos no topo, mas têm mais um jogo, na B o Vila Boa do Bispo foi surpreendido, em casa, pelo Águias da Memória e foi alcançado pelo Infante de Sagres, que até empatou em São Pedro do Sul, descendo no mapa chegamos à série C, onde Os Tigres e SC Torres ganharam e alcançaram a rapaziada de Vila Franca de Xira, ou seja, três empatados na frente, já na D o Paço de Arcos B continua a sua caminhada de vitórias, esta semana goleando o CP Beja”, concluiu o PANCHITO.

“Vamos dar um salto à Feminona”.

“Tivemos um excelente jogo no Tojal, as estudantes vinham embaladas com a vitória de sexta-feira, sobre o Turquel, mas as miúdas da casa venceram a Académica numa partida muito equilibrada, já a Norte, Gulpilhares e Sanjoanense venceram, mostrando que são as duas equipas mais fortes dessa zona”, finalizou a LARANJINHA.

“Agora é altura de saltarmos para a Primeirona”.

“Boa ideia”, riu-se o AMAGADINHO. “Excelente, e convincente, vitória do OC Barcelos em Paços de Ferreira, Benfica e FC Porto venceram e golearam, já o Sporting também venceu, mas a malta do Pico complicou-lhes a vida no João Rocha”.

“Vamos até à tua meia-dúzia classificativa?”.

“Claro, o Murches continua no 1º lugar (0 pontos), na 2ª posição está o Riba d’Ave (4), seguidos do Candelária (8), Valongo (9), enquanto no 5º lugar estão Juventude de Viana e Oliveirense (11)”.

“Muito bem, agora vamos saber o que aconteceu na Segundona”.

“Afirmativo, começo pela zona Norte onde o Póvoa ganhou e continua na frente, mas Oliveirense B recebe amanhã o Cambra, e caso vença ultrapassará o atual líder, a Sul, o Paço de Arcos derrotou os açorianos do Marítimo no Casablanca, já no dérbi da Linha, o Parede foi mais forte que a AD Oeiras, continuando as duas equipas vitoriosas na frente da classificação”, terminou ele.

“Bem, só falto eu, na zona Norte da Quarteirona o Limianos só sabe ganhar, ao Centro o OH Sports não jogou, mas continua na frente, já na zona Sul o Vilafranquense venceu em casa o Stuart Massamá, aproveitou o despiste da Salesiana e agora estão as três equipas igualadas na frente da tabela. Mais uma semana terminada, sábado cá estaremos. Beijos e abraços para a minha juventude”, brinquei eu.

“Cá estaremos, e tu mais velho”, riram-se os quatro.

Inevitavelmente, a doze do doze.

A malta da Vila Morena fartou-se de marcar golos neste fim de semana, com A SACADA a acontecer em Portimão, um quarteirão de golos com destaque para Emanuel Pinheiro (12) e Tomás Mendes (9), os dois guarda-redes da equipa da casa.

Quando imaginei este novo espaço não imaginei que, semanalmente, tivéssemos mais que um jogo a entrar nesta falta de golos.

Assim, sempre que tivermos mais do que uma partida que se enquadre na PENÚRIA, vou escolher aquele onde, apesar da pouca pontaria, alguém venceu.

Foi o que aconteceu no San Siro de Valongo, onde a Oliveirense venceu, com destaque para o seu guarda-redes, Alejandro Xano Edo, que manteve a baliza em branco, com os dois a serem marcados por Bruno di Benedetto e Lucas Martínez.

Claro que num jogo tão desequilibrado, como aquele que aconteceu em Alcácer do Sal na sexta-feira, num jogo da Quarteirona, haver um jogador que marque vários golos poderá não ser muito relevante, mas marcar nove numa só numa partida, merece destaque.

Martim Gomes (HCP Grândola) fica com O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Macacadas e Compositores
Ver Mais
Fim do Onze e Casamento no Doze
Ver Mais
As Árvores Vivem de Pé
Ver Mais
Homens Tolerantes Precisam-se
Ver Mais
Martinho a Nove
Ver Mais
Tremem os Finados no Cinema
Ver Mais