Fim do Onze e Casamento no Doze


(30/11/2024) Acho que todos anos devo escrever o mesmo, mas hoje termina novembro, ou seja, amanhã começa o mês de que mais gosto no ano.

Como estas Crónicas chegam semanalmente, guardo o assunto para a próxima, mas agora vou espreitar quem nasceu nesta data, todos sagitarianos como eu, pessoas importantes como por exemplo Winston Churchill (1874), militar, estadista e escritor britânico, foi primeiro-ministro do Reino Unido de 1940 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e novamente de 1951 a 1955.

Mas há mais, Ridley Scott (1937) diretor e produtor de cinema britânico, conhecido por realizar grandes produções de ficção científica, suspense e épicos, títulos como Alien (1979), Blade Runner (1982) Thelma and Louise (1991), Gladiator (2000), Black Hawk Down (2001) e Kingdom of Heaven (2005).

Continuando por Terras de Sua Majestade, na área do futebol temos Gary Lineker (1960), um dos mais importantes futebolistas britânicos, o único avançado a ser o melhor marcador no campeonato inglês por três clubes diferentes, Leicester City, Everton e Tottenham, sendo o quarto melhor artilheiro da seleção de Inglaterra, atrás do lendário Bobby Charlton, Wayne Rooney e Harry Kane.

Como as datas não trazem só felicidade, há sete anos faleceu Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés, sendo que em 1900 morreu Oscar Wilde, um influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês, conhecido pela sua sagacidade mordaz, tornou-se numa das personalidades mais famosas de sua época e um dos autores de produções dramáticas mais populares de Londres.

O portátil começou a dar sinais de vida, com segundos depois a ter quatro cabecinhas a olharem para mim.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia juventude”.

“Hoje temos que cantar os parabéns ao AMAGADINHO”, gritaram os outros três.

“Verdade, já tinha anotado aqui para não me esquecer, vamos a isto”.

Com grande berraria e desafinação, cantámos-lhe aquela canção que todos conhecem a letra.

“Muito obrigado, já cheguei aos quatorze”, agradeceu e afirmou ele.

“O Cais de Alhandra”, riram-se os outros três.

“Verdade! Bem, vamos despachar-nos para ele ter mais tempo para gozar o seu dia, eu vou já avançar com a Liga dos Campeões, que teve jogos anteontem, mas antes tenho uma proposta para vos fazer. Dado que este fim de semana temos Taça de Portugal, pelo que a Primeirona, Segundona e Terceirona estão de folga, cada um de vocês, exceto a LARANJINHA, vai escolher um jogo para observar nesta eliminatória, estão de acordo?”.

“Sim”, confirmaram eles.

“Muito bem, vamos lá ver o que fizeram as cinco equipas portuguesas na quinta-feira. Em terras gaulesas, FC Porto e Benfica venceram as suas partidas, Oliveirense e OC Barcelos empataram, a malta de Oliveira de Azeméis na Corunha, os minhotos em casa frente ao Noia, já o Valongo registou a única derrota portuguesa da jornada, no seu recinto com os italianos do Trissino. Agora é uma boa altura para ouvirmos a LARANJINHA”.

“Cá estou, temos um jogo grande na Feminona a sul, o Benfica recebe o Turquel, as duas equipas que só têm vitórias, já na zona Norte, o líder destacado, Gulpilhares, recebe o CENAP, que ontem perdeu com a Sanjoanense, jogo em atraso da 3ª jornada”, terminou a miúda.

“Muito bem, vamos lá aos jogos que eles escolheram, sendo que eu depois ainda vou olhar para a 1ª mão dos oitavos de final da Taça WSE, onde jogam Juventude Pacense – SC Tomar e HC Braga – Sporting, com o azar de duas equipas lusas ficarem já pelo caminho, além do Riba d’Ave que joga em Caldes. Vamos lá à Taça e começa o aniversariante”, ri-me eu.

“Muito obrigado Avô, há muitos jogos interessantes, mas eu escolhi a deslocação do Paço de Arcos a Almeirim, duas equipas que estão muito bem nos seus campeonatos”, concluiu o AMAGADINHO.

“Numa altura em que o presépio já está a brilhar em Alenquer, vou estar atento à visita do FC Porto ao quintal alenquerense”, brincou o PIPOCA.

“Os meus olhos vão estar no Tojal, onde se desloca o Murches, lanterna vermelha da Primeirona, que ainda não venceu esta época”, finalizou o PANCHITO.

“Boas escolhas, agora resta esperar que a bola comece a rolar”.

“Espera aí Avô, falta sabermos o que é o almoço hoje”, gozou a LARANJINHA.

“Caraças, tu nunca te esqueces”, afirmei eu com uma enorme gargalhada. “Hoje a Princesa está a fazer um pato assado no forno, com umas belas batatinhas”.

“Nós também gostamos, até sábado”, gritaram os quatro.

“Adeus juventude”, despedi-me eu, mas acho que eles já não me ouviram.

Hoje no FORA DO RINQUE temos uma jovem guarda-redes, de cabelo comprido, olhar meigo e irreverente, o futuro da nossa modalidade.

Nome Completo: Letícia Varela Abraços

Clube atual: CRIAR-T

Alcunha (se tiver): Não tenho

Idade: 16 anos

Local de Nascimento: Setúbal

Clube estrangeiro futebol: Barcelona

Jogador português futebol: Bernardo Silva

Jogador estrangeiro futebol: Pedri (Barcelona)

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Tato Ferrucio

Prato: Frango á Brás

Sobremesa: Magnum Sandwich

Bebida: Pepsi

Filme: Scary Movie

Ator: Michael B. Jordan

Atriz: Emma Watson

Série televisiva: South Park

Livro: O Cérebro está sempre á escuta – Dr. Daniel G. Amen

Cidade portuguesa: Porto

Cidade estrangeira: Barcelona

Animais de estimação (quais e nomes): Cão, Labrador – Thor

Jogo de computador/consola: South Park: The Fractured But Whole

Hobbies: Jogar Xadrez

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Futsal/Andebol

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Em 2023, quando eu jogava pela seleção nacional, frente à seleção do Minho, defendi um penálti.

(3/12/2024) A 12 de dezembro de 1993 realizaram-se eleições autárquicas em Portugal, serviram para eleger 305 presidentes de Câmara, 2006 vereadores, 6769 membros de Assembleias Municipais e 33458 membros de Assembleias de Freguesia.

O vencedor foi o Partido Socialista (PS) que reforçou a sua votação, conquistando mais 10 câmaras, ficando com 126, um novo recorde para o partido, o Partido Social Democrata (PSD) subiu ligeiramente, conquistando mais 3 câmaras, num total com 116, a Coligação Democrática Unitária (CDU), liderada pelo Partido Comunista Português (PCP), continuou com o seu declínio eleitoral, perdendo 1 câmara e ficando-se pelas 49, enquanto que o Partido Popular (PP), novo nome do Centro Democrático Social (CDS), ficou com o mais baixo número de presidências de câmara na sua história, 13, ou seja, uma perda de 7 em relação a 1989.

Por esta altura estão vocês a perguntar, porque raio está ele a falar desta ida às urnas?

Além de capitalizar uma carrada de caracteres, eu era para ter casado neste 12 de dezembro, há 31 anos, mas por causa destas eleições não havia espaço no Salão da Junta de Freguesia de Alverca para eu dar o nó com a minha Princesa, logo perdeu-se a oportunidade de casar no dia do meu aniversário, o que era interessante.

Consultámos o calendário e pensámos: se não pode ser a doze, que seja a quatro, pelo que amanhã faz mais um ano de papel oficial assinado, por coincidência, sete anos depois morreu Francisco Sá Carneiro, onze meses depois de ter sido empossado como Primeiro-Ministro.

Chegou a hora de falarmos de hóquei em patins, até porque eles já estão à minha vista.

“Boa noite Avô”, cumprimentaram-me os quatro.

“Boa noite juventude”.

“O AMAGADINHO vai-nos dando algumas informações, pelo que sabemos que este mês é muito importante para ti”, brincou a LARANJINHA.

“Ele tem uma boca de xarroco”, ri-me eu.

“O que é isso?” perguntaram todos com espanto.

“Habituei-me a dizer isto quando alguém fala de mais, porque o xarroco é um peixe carnívoro, com cabeça larga e achatada, e com uma boca grande”.

“Aprendemos muito com o Avô”, riram-se eles.

“Mas é verdade, gosto muito do dezembro, nasci por lá, casei, da segunda vez, também no último mês do ano, além de que gosto muito do Natal. Vamos ter mais tempo para falar deste tema, agora vamos pegar no aléu, proponho começarmos pela Feminona”.

“Estou de acordo”, avançou a LARANJINHA. “Jogo grande na Luz, até ao descanso só com um golo, e para o Turquel, mas na 2ª parte as campeãs nacionais puxaram pelos galões e nos primeiros cinco minutos resolveram o jogo, sendo agora na zona Sul a única equipa só com vitórias, à semelhança do Gulpilhares, a Norte, que venceu o CENAP, enquanto que a Sanjoanense aproveitou a jornada dupla para consolidar o segundo lugar”, acabou ela.

“Eu vou já despachar a Taça WSE”, expliquei eu. “Primeira mão dos oitavos de final, o Riba d’Ave perdeu por dois de diferença em Caldes, já nos duelos 100% portugueses, os leões empataram em Braga, enquanto que em Paços de Ferreira, os da casa vão a Tomar com um golo de vantagem, decisões marcadas para 14 de dezembro. Quem quer começar com os jogos da Taça, sendo que no fim eu faço um resumo, até porque esta semana a Quarteirona esteve de descanso”.

“O Avô esta semana farta-se de trabalhar”, gozou o PANCHITO. “Posso ser eu, jogo em São Julião do Tojal e com o resultado sempre incerto, só decidido para o Murches já perto do fim, uma partida que teve os manos Gaspar frente a frente, com o mais velho a levar a melhor”, concluiu ele.

“Pois foi, e os Pais, Sandra e José Carlos, a sofrerem por fora. Vamos ao próximo”.

“Eu fui até à terra da Sopa da Pedra, um jogo que pensei que fosse mais equilibrado, mas a rapaziada de Paço de Arcos resolveu o jogo na primeira parte, a forma que encontraram para esquecerem a primeira derrota na Segundona, em Turquel, há uma semana”, finalizou o AMAGADINHO.

“Na Vila Presépio não houve surpresa, nos primeiros vinte cinco minutos os alenquerenses ainda conseguiram manter a dúvida, mas na segunda metade os azuis-e-brancos confirmaram de forma clara a vitória”, terminou o PIPOCA.

“Vamos lá despachar isso que já é tarde, pois amanhã é dia de aulas. Não tivemos nenhum tomba-gigantes na Taça de Portugal, mas ainda faltam seis jogos com equipas da Primeirona, três já amanhã e os outros mais tarde, tivemos dois jogos decididos no prolongamento, e um resolvido nas grandes penalidades, num despique entre duas formações do distrito de Coimbra que caiu para a equipa da capital. Esta semana já arrumámos o expediente, sábado voltamos a falar. Beijos e abraços para a miudagem”, ri-me eu.

“Adeus Avô”, despediram-se eles em passo de corrida.

Nesta eliminatória da Taça de Portugal tivemos vários jogos com muitos golos, com A SACADA a acontecer em Nafarros, dezassete vezes a bola entrou na baliza, com destaque para Rodrigo Castelhano (6) e João Martinho (7), guarda-redes da equipa local. 

Como referi acima, tivemos vários jogos abundantemente recheados de golos, mas um fez jus à PENÚRIA, pois no Pavilhão José Manuel Barroca da Cunha, em Santa Cita, a malta de Ponte Lima seguiu em frente num jogo só com um golo, com destaque para Pedro Braga PB, autor do golo, e para o seu colega João Peixoto que manteve a baliza inviolável, defendendo dois livres diretos e um penálti, este nos segundos finais da partida, evitando o prolongamento.

Foi a única equipa da Primeirona que esteve perto – até agora – de ser eliminada da Taça de Portugal no difícil rinque do Tojal, mas o Murches conseguiu a primeira vitória da temporada.

Rafael Rafa Lourenço marcou o golo decisivo e fica com O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Macacadas e Compositores
Ver Mais
Assalto Perfeito à Nossa Senhora
Ver Mais
As Árvores Vivem de Pé
Ver Mais
Homens Tolerantes Precisam-se
Ver Mais
Martinho a Nove
Ver Mais
Tremem os Finados no Cinema
Ver Mais