(16/11/2024) Apesar de na maior parte das vezes este ser um local de palhaçada e brincadeira, por vezes os assuntos mais sérios também surgem, como hoje, em que temos dois temas que merecem o meu maior respeito: o Mar e a Tolerância.
Já lá vai o tempo em que eu gostava de praia, numa altura em que nas férias de verão, era o único local onde a minha Mãe me deixava um bocadinho à solta durante o ano.
Talvez por nunca ter aprendido a nadar, o meu respeito pelo Dia Nacional do Mar, que se celebra hoje, ainda é maior, neste dia em que decorrem várias iniciativas em Portugal tendo em vista mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional, ele que assume uma importância estratégica para o nosso País, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994, Portugal ratificou o documento em 1997, um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o dos Descobrimentos marítimos.
Hoje também se celebra o Dia Internacional da Tolerância, data que foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.
A celebração deste dia visa promover o bem-estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.
A ênfase vai para a educação, para a tolerância e para as várias formas de injustiça, opressão, racismo e discriminação, assim como para as consequências destas na sociedade, numa altura em que o populismo ganha cada vez mais espaço no Mundo, a tolerância tem cada vez mais que ser espalhada e praticada.
O portátil começou a tremelicar, sinal de que eles estavam a chegar.
“Bom dia Avô”, cumprimentaram-me os quatro.
“Bom dia juventude. Antes de irmos à nossa agenda, qual é a vossa relação com o mar?”.
“Eu tenho um enorme respeito por ele, sei nadar bem, mas não gosto de arriscar”, afirmou o PIPOCA.
“Gosto muito da praia, de ir à água, mas não tenho grande paciência para estar ao sol”, referiu o PANCHITO.
“Gosto mais de piscina, mas admiro muito o mar, que tem uma enorme beleza”, argumentou o AMAGADINHO.
“Eu cá gosto muito de estar ao sol, trabalhar para o bronze e dar uns bons mergulhos”, riu-se a LARANJINHA.
“Claro, coisas de gaja”, gozaram os três.
“Então meninos, hoje também é o Dia Internacional da Tolerância, temos que respeitar os gostos dos outros”.
“Claro que sim Avô, estávamos só a metermo-nos com ela”, explicou o PIPOCA, servindo de porta-voz dos rapazes.
“Eu gosto deles assim”, riu-se ela. “Mas gosto muito de uma boa tarde de sol na praia”.
“Muito bem, eu detesto estar ao sol, mas claro que respeito esse teu prazer, o importante é respeitarmos as diferenças e preferências de cada um. Vamos lá ao nosso querido hóquei, hoje começa o AMAGADINHO, até porque a jornada quatro da Primeirona encerrou esta 4º feira”.
“Nem mais, tivemos uma goleada inesperada na Luz, pois os minhotos de Barcelos estavam a fazer um excelente início de época, agora só Benfica e Sporting é que estão invictos, as duas equipas que têm um jogo em atraso – vai realizar-se a 22 de janeiro – e que partilham a liderança com FC Porto e OC Barcelos, sendo que mais logo temos a jornada seis, com destaque para as deslocações dos azuis-e-brancos a Braga e dos leões a Paços de Ferreira”.
“Muito bem, na Quarteirona vamos ter a 2ª jornada, ainda com pouco para destacar, por isso podemos ir já até à Feminona”.
“Aqui tivemos dois jogos durante a semana, para acertar calendário, o Gulpilhares venceu em São João da Madeira, enquanto que o Benfica ganhou em Massamá, com as formações vencedoras a liderarem as suas zonas, já este fim de semana temos a receção do Vila Boa do Bispo ao CENAP e a deslocação da Académica à casa das campeãs nacionais”, concluiu a LARANJINHA.
“Agora sou eu”, avançou o PANCHITO. “Mais uma ronda da Terceirona, onde vou dar destaque a quatro jogos, de norte para sul, os bês do Barcelos recebem a rapaziada da Maia, a Escola Livre joga na terra do leitão, o Santa Cita visita Vila Franca de Xira e a malta da Vila Morena joga em Ponta Delgada, sendo que nesta série D também houve um jogo antecipado para 4ª feira, com o Paço de Arcos B, a única só com vitórias neste campeonato, a conseguir mais uma em Oeiras”.
“Joga-se a ronda sete da Segundona, na zona Norte vou destacar e estar atento à visita do Póvoa a Oliveira do Hospital, já na zona Sul o destaque vai para o jogo no Casablanca, onde o líder Paço de Arcos recebe a malta da Vila Presépio”, terminou o PIPOCA.
“Por esta altura o presépio está quase a ser instalado na Vila Alta de Alenquer”, afirmei eu.
“Só falta mesmo sabermos o que é o almoço, que, acho eu, vem do Camponês”, arriscou a LARANJINHA com um enorme sorriso.
“Tens que jogar no Euromilhões, porque acertaste”.
“Ainda não tenho idade para jogar nisso”.
“Tens toda a razão, estava a brincar contigo, hoje chegam migas de espargos com carne de alguidar frita”.
“Isso é o quê?”, questionaram os quatro aos gritos.
“Calma, começo por dizer que é muito bom, um prato típico alentejano elaborado à base de pão duro amolecido em água quente, ao qual se juntam espargos cozidos, um vegetal de criação espontânea. Esta mistura é depois cozinhada na gordura resultante da fritura da carne de porco – tipo carne de porco a alentejana – até se obter uma bola bem enxuta e consistente, com uma crosta exterior levemente dourada, acompanhando a carne que lhe deu o gosto”.
“Explicado assim já marchava”, riram-se os quatro.
“Quando cá vierem pode ser que haja. Grande abraço e até terça-feira”.
“Adeus Avô”, saíram eles em grande velocidade.
Deve ser fome depois da minha explicação.
Hoje no FORA DO RINQUE temos um jogador experiente, que também gosta muito de ténis, como o nome do seu cão deixa perceber, curiosamente o nome do meu Pizzi quando o resgatei há oito anos.
Nome Completo: Márcio Nuno Caeiro Aldeagas
Clube atual: Hóquei Clube de Portimão
Alcunha (se tiver): Não tenho
Idade: 42 anos
Local de Nascimento: Estremoz
Clube estrangeiro futebol: Liverpool
Jogador português futebol: Bernardo Silva
Jogador estrangeiro futebol: Kevin de Bruyne
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: LeBron James
Prato: Bacalhau à Brás
Sobremesa: Tiramisú
Bebida: Capuccino
Filme: Gladiador
Ator: Russell Crowe
Atriz: Emma Stone
Série televisiva: Peaky Blinders
Livro: A Queda dos Gigantes, de Ken Follet
Cidade portuguesa: Porto
Cidade estrangeira: Londres
Animais de estimação (quais e nomes): Cão (Noah)
Jogo de computador/consola: PS5, EA FC25
Hobbies: Ler e trabalhar
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ténis
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Qualquer drible bem executado.
(19/11/2024) Até parece uma brincadeira, mas não é, hoje comemora-se o Dia Internacional do Homem, que não é tão conhecido como o Dia Internacional da Mulher, a sua data equivalente no género feminino, mas existe.
Esta data é celebrada desde 1999, a iniciativa começou em Trinidad e Tobago, sendo despoletada por um único homem neste dia, o Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, que escolheu essa data por ser o aniversário de seu pai e também porque, nesse dia, em 1989, o futebol de seu país foi pela primeira vez classificado para o Mundial, o que foi um fator de união para o seu povo.
A ideia foi apoiada pela ONU e por vários grupos de defesa dos direitos masculinos da Europa, América do Norte, África e Ásia, sendo que Portugal é um dos mais de 70 países que aderem anualmente à celebração deste dia.
A mensagem do Dia Internacional do Homem é a promoção de modelos masculinos positivos do dia a dia, com vidas decentes e honestas, com os grandes objetivos desta data a passarem por celebrar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, por promover a saúde masculina, por melhorar as relações entre géneros e por combater o sexismo.
Confesso que nunca me tinha apercebido que eu tinha um Dia Internacional, mas pronto, aprende-se muito neste espaço, aliás também descobri que, para equilibrar este dia dos machos, nasceram mulheres bonitas como as atrizes Jodie Foster (61 anos) e Meg Ryan (62).
Está na hora de pegarmos no aléu e deixar estas palermices para outras núpcias.
“Boa noite juventude”.
“Boa noite Avô”.
“Sabiam que hoje é o Dia Internacional do Homem?”.
“Isso existe?”, perguntou a LARANJINHA.
“Claro, achavas que só há o da Mulher”, afirmou o PANCHITO.
“Calma, temos que ser tolerantes”.
“Isso foi no sábado”, gozou o PIPOCA.
“Tolerância tem que haver sempre”, sublinhei eu. “Eu sei que vocês respeitam os direitos dos outros, nomeadamente os das mulheres. Vamos lá ao nosso trabalho que há muito para dizer, e já que falava nelas vamos à Feminona”.
“Vamos a isso, começo pela zona Sul, Benfica e Turquel continuam só com vitórias e golearam no domingo, já na Norte, a Escola Livre foi surpreendida em Oliveira de Azeméis pela Sanjoanense, o Gulpilhares ganhou facilmente no rinque do Infante de Sagres, sendo a única formação 100% vitoriosa nesta zona”, finalizou a LARANJINHA.
“Vamos avançar, para percebermos como está a Terceirona”.
“Começo pela série A, os bês do Barcelos perderam os primeiros pontos, empate em casa com o HC Maia, o Penafiel derrotou o Pacense e está isolado na frente, na série B o Vila Boa do Bispo sofreu para derrotar a rapaziada de Pessegueiro do Vouga, continua sem perder e na frente da classificação, aproveitando o primeiro desaire da Escola Livre na Mealhada, salto para a C, os leões de Torres Vedras folgaram, mas continuam na frente, enquanto que a malta da terra da Sopa da Pedra venceu o Tojal, têm menos dois jogos que o líder e menos três pontos, por último na D, os alentejanos de Grândola tiveram que suar muito em Ponta Delgada para continuarem no grupo dos segundos classificados, com a companhia de Sesimbra e CRIAR-T, que também venceram”, concluiu o PANCHITO.
“A malta do Casablanca está em grande, também só com vitórias na Segundona”.
“Precisamente, grande jogo em Paço de Arcos, os da casa chegaram ao intervalo em vantagem (3-0), reação dos alenquerenses na segunda metade, chegaram ao empate, nova vantagem do PA, sendo que no último minuto, dois livres diretos concretizados, um para cada lado – primeiro para o Alenquer – deixaram os três pontos na Linha, com Parede e Turquel a continuarem na perseguição. Na zona Norte temos dois jogos esta noite, o anterior líder, a Académica Espinho, foi surpreendido em casa pelo Sobreira, sendo que o Póvoa venceu em Oliveira do Hospital e agora está na frente da tabela, com mais um ponto que o Carvalhos que tem menos um jogo”, terminou o PIPOCA.
“Hoje fico eu para o fim, por isso vamos ouvir o AMAGADINHO”.
“Mais uma ronda que se realizou no mesmo dia, sábado, o que não é habitual, com uma enorme surpresa em Paços de Ferreira, primeira derrota do Sporting e por números pesados, num jogo onde estiveram sempre atrás do resultado, também a Oliveirense perdeu na Princesa do Lima, com Benfica e FC Porto a aproveitarem para se isolarem na frente”.
“Então e a tua meia-dúzia?”.
“Para já o Murches está na frente (0 pontos), seguido do Riba d’Ave (3), Candelária (6), Juventude Viana e Oliveirense (8) e no 6º lugar a Sanjoanense (9)”, finalizou ele com uma gargalhada.
“Muito bem, vou terminar com a Quarteirona, segunda jornada da prova, vou só olhar para quem ainda não perdeu, Limianos, Académico e Infante de Sagres na zona Norte, Académica, Alcobacense e OH Sports na Centro, enquanto que na Sul temos o Vilafranquense, Stuart Massamá, Salesiana e Cascais, apesar de algumas delas só terem realizado um jogo. Por esta semana está feito, portem-se bem e até sábado”.
“Adeus Avô, tem também juízo”, pediram-me eles com uma enorme gargalhada.
Até parece!
A história d’A SACADA desta semana decorre no Pavilhão do Infante de Sagres, em Lordelo do Ouro, tivemos dezasseis golos na vitória do Gulpilhares, com destaque para Rita Cruz (7) e Andreia Simão (5), guarda-redes da equipa anfitriã.
Estreio esta semana este pequeno espaço, para fazer pirraças à SACADA.
Vai chamar-se PENÚRIA, destacando um jogo com poucos golos e realçando os que mais contribuíram para isso, tanto os guarda-redes, como também aqueles que impediram que tivéssemos um vergonhoso nulo.
Começamos no Pavilhão Dr. José Vigário, na Mealhada, destaque para o guarda-redes da casa, Tomás Brás, que parou três livres diretos, e para o seu colega Diogo Pereira que marcou o único golo da partida.
Fez toda a formação em Barcelos, a época passada emigrou pela primeira vez, para Itália, jogou no Bassano e marcou 34 golos, esta temporada regressou ao nosso país, vestindo pela primeira vez as cores verde e amarela da Juventude Pacense.
No sábado foi decisivo na vitória sobre o Sporting, marcou seis golos, três de livre direto, ficando com toda a justiça com O VELHO desta semana.
O seu nome é João Guimarães, Joca no mundo do aléu.