(15/03/2025) Como já expliquei a semana passada, este terceiro mês do ano é muito importante para mim, a Princesa fez anos logo no arranque de março, o meu neto Francisco celebrou ontem o segundo aniversário, sendo que em breve temos mais um aniversário na família.
Mas o dia de hoje, que sem sermos rigorosos, é o meio do mês, mais que não seja a partir do meio-dia, também é celebrado como o Dia Mundial do Consumidor, criado para proteger e lembrar os direitos do consumidor, assim como recordar às empresas e lojas que têm que respeitar todas as leis que protegem os seus clientes.
O Dia Mundial do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962 pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, como forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos, oferecendo quatro direitos fundamentais aos consumidores, como o direito à segurança, informação, escolha e a ser ouvido.
Vinte e três anos depois desta ação do presidente norte-americano, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou esta data como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional à data criada por Kennedy.
Já que falo dum cidadão norte-americano, recordar que hoje faz cinquenta anos Eva Longoria, atriz, produtora e empresária, nasceu no Texas com origens mexicanas, ela que já foi considerada como uma das mulheres mais bonitas do Mundo.
Lindos são também os meus miúdos que já estão a bater à porta do portátil.
“Bom dia Avô.”
“Bom dia juventude”.
“Parabéns ao Avô”, berraram eles em simultâneo, percebendo-se que a coisa estava ensaiada.
“Muito obrigado, muito obrigado, o meu neto lourinho já fez dois anos, sendo que nessa altura eu estava em Cullera e cedo peguei-o ao colo”.
“O Avô está emocionado”, riram-se eles.
“Deixem-se dessas coisas, senão ainda vou lacrimejar”, ri-me eu. “Vamos lá ao nosso trabalho, que agora ao sábado são os nossos brilhantes palpites, sendo que hoje começa a LARANJINHA”.
“Muito obrigado Avô, esta semana os papelinhos deram-me um jogo da Taçona feminina, Sanjoanense – Turquel (2-1) e um da Feminona, o Tojal – Gulpilhares (1-4), finalizou ela.
“Já que falas em papelinhos, como esta semana só há um jogo da Primeirona, para o AMAGADINHO segue um jogo da Taçona masculina”.
“Exatamente, calhou-me o Valongo – Oliveirense (2-6), além do Candelária – Juventude Viana (2-1), jogo que encerra a jornada dezassete”, concluiu.
“Recordo que nos jogos da Taçona, as eventuais grandes penalidades para desempate não contam para o resultado, e como esta semana não há jogos da Segundona, seguem duas partidas a eliminar para o PIPOCA”.
“E calharam-me duas partidas complicadas, o OC Barcelos – Benfica (1-3) e o Famalicense – Juventude Pacense (2-3)”, referiu.
“Vamos ao líder da Liga do Avô, com jogos de acerto de calendário da Terceirona”.
“Isso mesmo, vamos ter um jogo entre duas equipas cujo nome começa com Os, Tigres – Corujas (8-2) e o Taipense – Fão (5-1)”, apostou o PANCHITO.
“Muito bem, só falto eu, também tenho direito a um jogo da Taçona, Sporting – HC Braga (7-1), e um da Quarteirona, o OH Sports – Paço de Rei (12-3)”.
“Só falta saber o que é o almoço hoje”, brincou a LARANJINHA.
“Não me ia esquecer, hoje vou fazer bacalhau com grão”.
“Gostamos todos muito disso”, sublinham os quatro. “Até terça-feira”.
“Adeus juventude, até lá”.
Gastronomicamente, esta malta gosta de tudo, vai ser difícil elaborar a ementa para a visita no verão.

Conheci-o muito novo, rei da insurreição silenciosa no balneário, ele está esta semana no FORA DO BANCO.
Nome Completo: Diogo Bernardo Nunes de Cáceres Alves
Clube atual: CD Paço de Arcos
Idade: 34 Anos
Local de Nascimento: Almada
Prato preferido: Arroz de Marisco
Melhor local para viver: Lageosa da Raia
Livro que está na mesa de cabeceira: Hockey Patines: Entrenamiento de la velocidad en pista
O filme que já viu mais do que uma vez: Duelo de Titãs
Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): HC Sintra, CD Paço de Arcos, Sporting, Benfica, AD Oeiras, HC Turquel, AJ Salesiana e HC Os Tigres
Como/quando chegou a opção de ser treinador: Interesse pessoal, há 12 anos
Clubes/seleções que já treinou: AD Oeiras, HC Os Tigres, Benfica e CD Paço de Arcos
Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Se a exigência e compromisso for a mesma, é igual
Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: 8 horas
Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Stick a passar por cima da cabeça
Maior tristeza como treinador: Nenhuma … a derrota ainda faz parte do crescimento, vai chegar um dia em que não. No momento de encerrar a ligação desportiva com atletas que me marcaram, ajudaram a divulgar o meu trabalho e a conquistar objetivos, é algo nesse momento deixa sempre uma tristeza, mas é normal
E, claro, a maior alegria: Os títulos que já ganhei, e ver dirigentes, treinadores e atletas com quem trabalhei a alcançar os seus objetivos
Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: O resultado… às vezes.

(18/03/2025) A história deste dia, há 33 anos, poderia ter sido diferente se o resultado daquele jantar, dois dias antes em Leiria, não tivesse sido apenas uma noite terrível, onde a possibilidade de finar esteve sempre a pairar, passando o exagero da circunstância.
Mas como a seguir a uma tempestade chega sempre a bonança, o telefone tocou às 10 da manhã na agência da Caixa Geral de Depósitos em Porto de Mós, chamaram-me para atender – não se esqueçam que só meia-dúzia de pessoas é que tinham telemóveis – e do outro lado estava a minha sogra que me deu a notícia: “Já nasceu, é um pilas!”.
Até àquele 18 de março não sabíamos o sexo da criança, eu apostava que era uma rapariga, mas nasceu o Ricardo, o meu Pretinho até aos dias de hoje.
Agora resta dar-lhe os parabéns, e avançar, porque já teve bastante tempo de antena, até porque eu não faleci naquela noite, mas há 8 anos morreu Chuck Berry, cantor e compositor americano, um dos pioneiros do gênero rock and roll, ficando conhecido com canções como Maybellene (1955), Roll Over Beethoven (1956), Rock and Roll Music (1957) e Johnny B. Goode (1958), Berry refinou e desenvolveu o rhythm and blues nos principais elementos que tornaram o rock and roll distinto, desenvolvendo um estilo musical que incluía solos de guitarra e espetáculo, tornando-se numa grande influência na música rock subsequente.
Mas também neste dia, mas há 188 anos nascia em Caldwell, Stephen Grover Cleveland, ele que foi o 22º e o 24º presidente dos Estados Unidos, o primeiro a servir em dois mandatos não consecutivos (1885/1889 e 1893/1897), e o único até a posse recente de Donald Trump.
Deixemos a história para quem é de história, para avançarmos para a conversa com os meus jovens estudantes e apaixonados pela modalidade.
“Boa noite Avô”.
“Boa noite juventude”.
“Parabéns ao Pai”, gritaram ele em uníssono, revelando que aquilo estava bem combinado e treinado, como já tinha acontecido no sábado.
“Obrigado, obrigado, vocês nunca se esquecem, para mim este é um mês muito intenso”.
“Mais um bocadinho e o Francisco nascia no dia do Ricardo”, afirmou a LARANJINHA.
“Foi por pouco, nos dias em que estive em Cullera antes dele nascer, disse isso à Cláudia várias vezes, que seria no mesmo dia, mas ela achava que era mais tarde”.
“Ninguém acertou porque ele antecipou-se”, brincou o PACHITO.
“Foi isso mesmo, nasceu quando lhe apeteceu. Vamos lá à nossa agenda de trabalho, foi um fim de semana onde não tivemos Segundona, por isso pedi ao PIPOCA para nos falar da Taçona no masculino”.
“Vamos a isso, o jogo grande dos quartos de final era em Barcelos, há dias o Benfica empatou lá para a Primeirona, mas desta vez marcou três golos na primeira parte, não sofreu nenhum na partida e seguiu para a final a quatro, onde se juntou aos três favoritos, Oliveirense que sofreu em Valongo, Juventude Pacense que eliminou o Famalicense, e o Sporting que goleou a rapaziada de Braga, jogos decisivos que se vão realizar em Famalicão a 30 de abril e 1 de maio”, finalizou ele.
“Esta foi uma semana de pouco trabalho para todos, exceto para a LARANJINHA”.
“Verdade Avô, mas eu até gosto, vou começar pela Taçona feminina, Benfica e Stuart Massamá tiveram uma tarefa mais simplificada, as miúdas de São João da Madeira eliminaram as da Aldeia do Hóquei, enquanto que a Física eliminou o CENAP, equipa de Torres Vedras que era a única que não está na fase de apuramento de campeão da Feminona, salto já para lá, só tivemos um jogo, antecipado da 6ª jornada, com o Gulpilhares a ser surpreendido no Tojal”.
“Também no feminino a final a quatro da Taçona é em Famalicão”.
“Exatamente, jogos a 16 e 17 de maio, sendo que o sorteio das duas provas se realiza a 7 de abril”, terminou ela.
“Na Primeirona só tivemos um jogo para acertar o calendário, mas temos a tua meia-dúzia classificativa”.
“É isso tudo, no Pico só tivemos um golo e para os açorianos, vitória importante sobre a malta de Viana do Castelo na luta pela manutenção, já na minha classificação o Murches lidera com grande avanço e 7 pontos, no 2º lugar está o Valongo (15), com a 3ª posição entregue ao Riba d’Ave (17), seguidos do HC Braga (18), Juventude Viana (20) e Candelária (21), só por curiosidade referir que o último é o FC Porto (57)”, concluiu o AMAGADINHO com um sorriso.
“Acertos também tivemos na Terceirona, ele que tem sempre muitos mais jogos que os outros, hoje é uma brincadeira”, ri-me eu.
“Verdade Avô, só me resta olhar para os líderes das quatro séries, da A até à D estão mais felizes o OC Barcelos B, Infante Sagres, Os Tigres de Almeirim e o CRIAR-T”, finalizou o PANCHITO.
“Altura de encerrar com a Quarteirona, onde também se aproveitou para acertar contas, com Os Limianos, OH Sports e Tojal a manterem-se na frente da classificação das três séries. Já só falta mesmo olhar para a classificação da Liga do Avô, que não teve grandes alterações, esta semana a LARANJINHA acertou num resultado em cheio, chegou aos 27 pontos e aproximou-se do PANCHITO, que continua na frente (34) segue-se o PIPOCA (30), AMAGADINHO (19) e eu com 15 pontos, parece-me que vamos ter uma luta a três pela vitória e dois a fugirem à descida de divisão”, argumentei eu com uma enorme gargalhada.
“Temos que nos pôr a pau com a LARANJINHA que está a tornar-se perigosa”, riram-se o PANCHITO e o PIPOCA.
“Podem crer que sim”, confirmou ela.
“Beijinhos e abraços para todos e até sábado”.
“Adeus Avô, bom Dia do Pai amanhã, que para ti também é hoje”, despediram-se com gritos e beijos via aérea.
Verdade, sou um sortudo que tenho um Dia do Pai a dobrar.

Não foi quinze a zero como no célebre boneco dos Gato Fedorento, mas foram quinze golos n’A SACADA desta semana, tudo aconteceu em São João da Madeira, com destaque para Rodrigo Nunes (6) e Luís Santos (5), os dois guarda-redes do Juventude Ouriense.

Foi no Pavilhão dos Desportos da Candelária, onde já fui muito feliz e bem tratado em várias ocasiões, que ocorreu a PENÚRIA desta semana, apenas um golo nos cinquenta minutos de tempo útil, mérito de Martim Leite que fez abanar as redes, e de Miguel Rocha que impediu que elas tremessem, dois atletas da equipa picoense.

Chegar aos jogos decisivos da Taçona é sempre algo que fica na memória de quem o consegue, não será diferente para Catarina Costa (Sanjoanense) que marcou o golo decisivo nos segundos finais do jogo frente ao Turquel, merecendo totalmente O VELHO desta semana.