(14/12/2024) Talvez seja o animal mais parecido com o ser humano, protagonista de cinema, como nos Salteadores da Arca Perdida, o macaco é um bicho simpático.
Recordo-me de em 1966, quando o meu Pai esteve a trabalhar uns meses em Angola, quando ele regressou fomos recebê-lo no Aeroporto na companhia de outros familiares, onde estava um primo que dizia, para irritar a minha Mãe, que ele trazia de África um macaquinho.
Na altura eu não sabia que era uma brincadeira, mas tinha a esperança que fosse verdade.
Toda esta conversa porque hoje é o Dia Mundial do Macaco, uma data não oficial que surgiu no ano 2000, quando um cartoonista e estudante norte-americano chamado Casey Sorrow escreveu em jeito de brincadeira Dia do Macaco no calendário de um colega, começando vários amigos e outros estudantes de arte da Universidade de Michingan a celebrar o dia.
A brincadeira foi ganhando visibilidade com a introdução da data em bandas desenhadas de Casey e de outros cartoonistas, e com a partilha na internet, tornando-se numa data internacional ao longo dos tempos, com o apoio de organizações não governamentais e de defesa dos animais, também com o intuito de alertar para a proteção dos macacos, que são muito utilizados em testes médicos, sendo dos mais afetados pela destruição de florestas, o seu habitat natural.
Acredita-se que existam cerca de 200 espécies de macacos no mundo e os países com o maior número de primatas são o Brasil, Madagáscar, Indonésia e República Democrática do Congo.
Deixemo-nos de macacadas e vamos já pegar no aléu, até porque a juventude está a chegar.
“Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida …”, gritaram eles a plenos pulmões e com uma enorme algazarra.
“Muito obrigado, muito obrigado”, agradeci eu.
“Então segundo consta, agora o Avô já paga meio-bilhete”, brincou a LARANJINHA.
“Nem mais, vou ter que aproveitar o desconto”, ri-me eu.
“E que tal esse dia de aniversário?”, quis saber o PANCHITO.
“Tranquilo e com muito frio, pois nesse dia o sol esteve escondido”.
“Por aqui também tem estado a temperatura muito baixa”, confirmou o PIPOCA.
“Bom, os sessenta e cinco já cá estão, agora vamos ao trabalho desta semana, para já proponho que o AMAGADINHO fique com a Taça WSE, até porque a Primeirona tem apenas um jogo esta semana”.
“Por mim tudo bem”, confirmou ele.
“Certo, antes de perseguirmos vou olhar para a Liga dos Campeões que teve a 4ª jornada na quinta e sexta-feira, excelente vitória do FC Porto, no Dragão, sobre o Barça, no Minho o OC Barcelos derrotou o Réus, isto na série A, na B, num duelo nacional o Benfica venceu, na Luz, a Oliveirense, sendo a única equipa só com vitórias nas duas séries, enquanto que o Valongo empatou em casa com o Liceo, valonguenses que são a equipa portuguesa com maiores dificuldades, no que ao apuramento diz respeito, mas ainda faltam seis jornadas. Arrumado este assunto, vamos lá ver o que nos traz a LARANJINHA”.
“Temos o arranque da Liga dos Campeões feminina, com o Benfica, a única equipa portuguesa na prova, a receber as espanholas do Telecable, já na Feminona destaco a visita da Académica a Massamá, enquanto que Gulpilhares e Sanjoanense, os dois primeiros a Norte, adiaram o seu jogo para 2025”, concluiu ela.
“Vamos lá dar trabalho ao PIPOCA”.
“Claro que sim, na Segundona vamos ter a deslocação do líder Oliveirense B ao rinque do Carvalhos, terceiro classificado, na zona Sul o Parede vai até à Vila Presépio, e o Paço de Arcos a Murches para defrontar os bês do Benfica, os dois da frente com saídas de risco”, afirmou ele.
“Se não se importam, vou despachar já a minha parte, pois tenho que ir fazer um recado à minha Mãe. Vamos ter a 2ª mão dos oitavos de final da Taça WSE, dois jogos entre equipas portuguesas, enquanto que o Riba d’Ave precisa de recuperar dois golos que trouxe a menos de Caldes de Montbui”, finalizou o AMAGADINHO.
“Vai lá a tua vida, até terça. Agora está na hora da Terceirona”.
“Está sim senhor, vou realçar a viagem do CRIAR-T a Boliqueime, a receção do SC Torres ao Santa Cita, o grande jogo entre Infante de Sagres e Vila Boa do Bispo, os dois primeiros da série B, e a visita do OC Barcelos B ao Riba d’Ave B”, terminou o PANCHITO.
“Só falto eu, refiro um jogo em atraso da Taça de Portugal, o Benfica visita a Capital do Vidro, na Quarteirona, os líderes jogaram todos ontem, o Limianos goleou em Marco de Canaveses, os miúdos de Oliveira do Hospital empataram em Coimbra, enquanto que o Stuart Massamá recebeu e venceu a malta de Coruche”.
“E agora só falta sabermos o que é o almoço”, riu-se a LARANJINHA.
“Claro, tu nunca te esqueces, hoje a Princesa vai assar um entrecosto no forno”.
“Muito bom”, reagiram os três. “Até terça Avô”.
“Adeus miúdos, portem-se com juízo, agora que já estão de férias natalícias”.
Acho que eles já não me ouviram.
Esta semana no FORA DO RINQUE vamos conhecer melhor um jovem minhoto, que gosta do Gil e da Megan.
Nome Completo: Pedro Miguel Azevedo Vasconcelos
Clube atual: CD Póvoa
Alcunha (se tiver): Não tenho
Idade: 19 anos
Local de Nascimento: Barcelos
Clube estrangeiro futebol: Barcelona
Jogador português futebol: Gil Vicente
Jogador estrangeiro futebol: Messi
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Merlim
Prato: Picanha
Sobremesa: Baba de camelo
Bebida: Água
Filme: A Origem
Ator: Brad Pitt
Atriz: Megan Fox
Série televisiva: Prison Break
Livro: Não tenho
Cidade portuguesa: Barcelos
Cidade estrangeira: Barcelona
Animais de estimação (quais e nomes): Cães, Ruca e Salvador
Jogo de computador/consola: Não tenho
Hobbies: Ver séries e confraternizar com amigos
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ténis
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Na época 2022/23, quando perdi uma final do campeonato nacional, nos penáltis.
(17/12/2024) Nunca fui grande apreciador de música clássica, mas há temas que todos gostamos um pouco, como por exemplo as obras de Ludwig van Beethoven, ele que nasceu em Bona há 254 anos.
As suas obras estão entre as mais executadas do repertório da música clássica e abrangem a transição do período clássico para a era romântica neste género musical.
A carreira de Beethoven é convencionalmente dividida em três períodos, o inicial durante o qual ele forjou seu ofício, normalmente considerado como tendo durado até ao ano de 1802, o intermediário, que durou cerca de dez anos, onde mostrou um desenvolvimento individual a partir dos estilos de Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart, altura em que começou a ficar cada vez mais surdo, e o seu último período, que durou até à sua morte, em 1827, onde ampliou suas inovações na forma e expressão musical.
Por coincidência, no mesmo dia de 1906 – há 118 anos – nascia Fernando Lopes-Graça, que foi um compositor, musicólogo, pianista, maestro, professor, investigador, teórico e crítico de arte, considerado um dos maiores compositores e musicólogos portugueses do século XX.
Começa a tocar piano muito cedo em casa, e aos 14 anos já trabalhava no cineteatro de Tomar – cidade onde nasceu – como pianista, continuando a sua formação em Lisboa onde frequenta o Curso Superior do Conservatório de Lisboa.
Devido à sua ligação ao Partido Comunista, em 1931 é preso pela primeira vez pela polícia política e outras detenções se seguiram nos anos seguintes, ficando proibido de concorrer a bolsas de estudo no estrangeiro, de abraçar uma carreira na função pública ou de lecionar, as suas obras são também proibidas de serem tocadas em público e os direitos de autor são-lhe retirados, acabando a estudar no estrangeiro por conta própria.
Fico a pensar como era difícil a vida durante o Estado Novo, muito provavelmente as minhas Crónicas também eram proibidas ou censuradas, sendo que se tivesse nascido a 17 de dezembro – foi por pouco – talvez tivesse jeito para tocar qualquer coisa, o que não acontece.
O portátil começou a tremelicar, para segundos depois eles estarem à minha beira, uma expressão bem alentejana.
“Boa noite Avô”.
“Olá juventude, boa noite. Então que tal estão a correr essas férias?”.
“Uma maravilha, dá para dormir até à hora de almoço”, afirmaram os quatro em uníssono.
“Aproveitem bem, mas agora vamos lá fazer alguma pela nossa modalidade. Quem quer começar?”.
“Hoje posso ser eu”, avançou o PIPOCA. “A Segundona está ao rubro, na zona Norte os bês de Oliveira de Azeméis perderam na casa do Carvalhos, que subiu ao 2º lugar, deixando o primeiro lugar para o Póvoa que venceu na Sobreira, mas duas vitórias tangenciais, já a Sul, os dois da frente perderam, o Paço de Arcos com o Benfica B e o Parede em Alenquer, prenda de Natal que o Turquel aproveitou para se isolar no 1º lugar, goleando na Aldeia do Hóquei o Sporting B”, fechou ele.
“Como habitual, uma prova muito competitiva. Vamos lá espreitar o que aconteceu na Taça WSE”.
“Começo pelo Riba d’Ave, que depois de ter perdido em Espanha, deu a volta à eliminatória com classe, nos jogos entre equipas portuguesas o fator casa foi decisivo, com os dois Sportings a avançarem para os quartos de final, jogos que vão realizar-se a 8 de fevereiro e 1 de março, onde vamos ter Sporting – Igualada, SC Tomar – Voltregà e Riba d’Ave – Sarzana”, além do La Vendéenne – Lleida”, concluiu o AMAGADINHO.
“Vão ser jogos complicados, mas agora está na altura de ouvirmos a LARANJINHA”.
“A estreia do Benfica na Liga dos Campeões feminina foi com o patim esquerdo, derrota na Luz com as espanholas do Telecable, jogo do grupo A onde também estão as helvéticas do Uttigen e as francesas do Nantes Loire Atlantique Vendée – que grande nome – com as duas primeiras a apurarem-se para a final a quatro que se realiza em abril, enquanto que no grupo B temos quatro formações espanholas. Para terminar, na Feminona o Stuart Massamá bateu a Académica, ascendendo ao 2º lugar da zona Sul”.
“Altura para saltarmos para a Terceirona”.
“Vou começar mais a Norte, na série A os bês do Barcelos venceram e ultrapassaram os seus homólogos do FC Porto, que adiaram o seu jogo para janeiro, na B, o Infante de Sagres bateu o Vila Boa do Bispo, desfazendo o braço dado que tinham na frente, na série C os leões de Torres perderam em casa, com o Santa Cita, entregando a liderança ao Turquel B, que venceu numa jornada dupla madeirense, por último na D, o CRIAR-T ganhou facilmente em Boliqueime, igualando o Paço de Arcos B no topo da classificação, pois a rapaziada da Linha só joga sexta-feira”, rematou o PANCHITO.
“Vou então fechar os trabalhos, com um jogo em atraso da Taça de Portugal, o Benfica foi até à Marinha Grande onde eliminou os locais, numa partida com dezoito golos, mas sem direito a entrar n’A SACADA”, brinquei eu. “Ora cá está uma boa maneira, a sorrir, para nos despedirmos da última Crónica de 2024, ficam já avisados que vão receber uma prendinha, não é surpresa, são uns queijos e enchidos de Oriola, que eu sei que vocês gostam muito”.
“Claro, o AMAGADINHO já nos deu a provar, são um pitéu”, confirmou a LARANJINHA.
“Aproveitem bem este tempo em família, um Bom Natal e um 2025 recheado de coisas boas”, despedi-me eu.
“A todos um Bom Natal, a todos um Bom Natal … e um Espetacular Ano Novo”, cantaram e gritam os quatro em simultâneo.
Eles saíram rapidamente, pelo que já não tiveram tempo de ver aquela lágrima marota que me foi escorrendo pela face.
Dia 8 de janeiro as Crónicas estão de regresso.
Foi num jogo em atraso da Taça de Portugal que tivemos A SACADA desta semana, em Câmara de Lobos marcaram-se vinte e três golos, com destaque para Ricardo Oliveira (10) e Tiago Abreu (13) guarda-redes dos madeirenses do Estreito, a única equipa de inscrição livre que teve presente na edição desta época.
Dois golos coloriram a PENÚRIA, o jogo da Segundona realizou-se em Famalicão, onde merecem destaque Tiago Freitas e Miguel Santos – jogaram uma parte cada um – que mantiveram a baliza a zeros, enquanto os seus colegas Gonçalo Barbosa e Tiago Amaral (Famalicense AC) tiraram as teias de aranha à outra baliza.
Num jogo a eliminar, aquele golo que arruma com a questão, principalmente quando as duas mãos foram tão equilibradas, fica na memória do seu autor.
Vai ser o caso de Guilherme Silva (SC Tomar) que recebe O VELHO desta semana, o último de 2024.