(11/01/2025) A data de hoje não é das mais mediáticas, foi criada através das redes sociais na Internet e foi-se enraizando aos poucos no seio da comunidade, tendo um fim nobre e sempre necessário, mas o Dia Internacional do Obrigado tem como objetivo agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem.
Neste dia, o mote é dizer obrigado às pessoas das quais se gosta, ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos, pois apesar de parecer insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.
Há estudos que explicam os benefícios da gratidão para a saúde, pois as pessoas ao sentirem-se gratas tendem a pensar positivamente, como se pode constatar através de um estudo efetuado em doentes crónicos, realizado pela Dra. Fuschia Sirois, psicóloga, pesquisadora e professora da Universidade de Sheffield, em Inglaterra, sendo que ela acredita que a gratidão é um fator de resiliência muito importante.
A minha forma de dizer obrigado aos meus miúdos é ir já adiantando trabalho, até porque eles hoje têm menos tempo, e eu não quero que almocem muito tarde.
Como nos últimos dois dias já se realizaram jogos de competições que me pertencem, vou já escrever sobre eles, mas depois vou guardar um bocadinho da Taça de Portugal para os miúdos, competição que também está na minha ementa laboral.
Na Liga dos Campeões terminou a 1ª volta desta fase, o Benfica empatou na Corunha – direitinho à PENÙRIA – e o OC Barcelos venceu em França, com as duas equipas portuguesas a liderarem os dois grupos, a Oliveirense empatou em casa com o Trissino, mas está bem encaminhada para o apuramento, já FC Porto e Valongo perderam fora de portas e começam a precisar de calculadora, mas ainda falta uma segunda volta.
Também na Quarteirona muitos jogos se realizaram ontem, e não foram mais porque o piso escorregadio adiou dois, mas nos que se jogaram destaco os empates do Fânzeres no terreno do Infante de Sagres, e da malta da Mealhada em Oliveira do Hospital, além da derrota do Vilafranquense no Barreiro.
Terminei mesmo na hora, pois eles acabaram de chegar.
“Bom dia Avô”.
“Muito bom dia juventude. Não sei se sabem, mas hoje é o Dia Internacional do Obrigado, pelo que começo por agradecer a vossa ajuda, muito obrigado”.
“Obrigado”, gritaram os quatros bem afinados.
“Agradecimentos efetuados, hoje devemos abusar no obrigado, mas é importante usá-lo todos os dias. Tenho aqui uma proposta para vocês, como esta semana os jogos, passando o exagero, eram quase todos meus, vou pedir-vos que escolham um jogo dos dezasseis avos de final da Taça de Portugal, além de algum que queiram destacar dos vossos campeonatos”.
“Logo esta semana que eu pensava que estava de folga, pois não há jogos da Segundona”, gozou o PIPOCA.
“Também eu”, riu-se o AMAGADINHO.
“Malandrecos, vou dar-vos um minuto para escolherem um cada, sendo que eu depois fico, também, com um para mim”.
Eles lá foram combinando entre eles, sendo que rapidamente regressaram com conclusões.
“Já escolhemos”, confirmou a LARANJINHA. “Mas antes, deixa-me referir um grande jogo da Feminona que se realizou ontem em Gulpilhares, na 1ª volta a Sanjoanense tinha perdido em casa, mas agora venceu, estando as duas equipas igualdadas no topo da classificação da zona Norte. Relativamente à Taçona, nome que inventei agora, escolhi um duelo minhoto, entre Limianos e Juventude Pacense”, riu-se ela.
“Gostei do nome, já ficas a madrinha da prova”, brinquei eu. “Vamos lá saber a escolha do PANCHITO”.
“Eu vou estar de olho na Aldeia do Hóquei, onde se vai deslocar o OC Barcelos, mas deixa-me referir três jogos na Terceirona, a viagem dos bês do FC Porto à Maia, a receção do Escola Livre ao Gulpilhares e a viagem da rapaziada de Almeirim a Vila Franca de Xira”, concluiu ele.
“Agora sou eu, vou estar atento ao Carvalhos versus Juventude Viana, que tem tudo para ser um grande jogo”, afirmou o AMAGADINHO.
“Estou de acordo contigo, já eu escolhi também uma partida que se prevê bem equilibrada, a deslocação do Riba d’Ave a Vale de Cambra”, finalizou o PIPOCA.
“Antes de dizer o que é o almoço hoje, eu vou olhar para a generalidade desta eliminatória da Taçona, com especial atenção para a viagem do Sporting até à Póvoa de Varzim. Bem, tenho uma notícia para partilhar convosco, o Camponês vai fechar na próxima terça-feira”.
“A sério!? O que aconteceu?”, questionaram os quatro em simultâneo.
“Não há pessoas para trabalhar, o restaurante cresceu muito e os donos decidiram encerrar a atividade por falta de mão-de-obra”.
“Então agora vai sobrar mais trabalho para o Avô”, brincou a LARANJINHA.
“Estás no gozo, mas é verdade, além de termos que estar sempre a pensar o que confecionar para cada dia, mas para hoje vou fazer umas codornizes fritas com puré de batata”.
“Bem bom, também gostamos muito, até terça-feira”, despediram-se eles.
“Adeus juventude, até lá”.
A verdade é esta, o Camponês vai-nos fazer muito falta, mas Oriola também fica mais pobre.
Esta semana no FORA DO RINQUE temos um guarda-redes que podia ter sido um grande ciclista, além de gostar muito de cães como eu.
Nome Completo: Marcelo Neves da Silva
Clube atual: Termas Óquei Clube
Alcunha (se tiver): Cellô
Idade: 27 anos
Local de Nascimento: São João da Madeira
Clube estrangeiro futebol: Real Madrid
Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo
Jogador estrangeiro futebol: Di María
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Tadej Pogacar
Prato: Francesinha
Sobremesa: Mousse de Oreo
Bebida: Coca-Cola Zero
Filme: Velocidade Furiosa
Ator: Eddie Murphy
Atriz: Angelina Jolie
Série televisiva: Ayrton Senna
Livro: Não tenho
Cidade portuguesa: São João da Madeira
Cidade estrangeira: Corunha
Animais de estimação (quais e nomes): Tenho 4 cães, Teddy, Daisy, Molly e a Yara
Jogo de computador/consola: PS5 NHL 25
Hobbies: Praticar BTT e ciclismo
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ciclismo
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Quando fiz o meu primeiro jogo pelos seniores da AD Sanjoanense, a seguir ao funeral do meu Pai, em que tive de jogar o jogo todo nesse dia.
(14/01/2025) Estamos no décimo quarto dia do ano, o 14, um número de que eu gosto muito, o Cais de Alhandra, o Cais 14.
Olhando para a sua história, foi um importante entreposto histórico de circulação de pessoas e mercadorias entre Lisboa, a região da Estremadura e as localidades interiores da freguesia, sendo o segundo mais importante da região de Vila Franca de Xira, de onde partiam as produções locais de trigo, vinho, melão, carvão, leite e palha, trazidas em carros de bois ou cavalos, passavam-nas para as fragatas que os levavam para os navios de exportação, com destino aos portos da Inglaterra, Alemanha, África e Brasil.
Muitos barcos acostavam ao cais apenas para descarregarem as mercadorias que seguiam para a estação do Caminho de Ferro, e dali para outros destinos, com o transporte entre o barco e o comboio a ser efetuado por galeras e carroças puxadas a cavalos.
Inaugurado em Fevereiro de 2005, no âmbito do processo de requalificação da zona ribeirinha, o Cais 14 está hoje mais vocacionado para o recreio, turismo e diversão.
Nos meus anos de jogador de futebol do Alhandra, sempre que ficava a aquecer o banco, fazia uma birra para ser o 14, nos tempos de 1 a 11.
Recuperada uma lembrança de vida, está na hora de receber a miudagem.
“Boa noite Avô”.
“Boa noite juventude, está tudo bem?”.
“Estamos muito fortes”, riram-se os quatro.
“Por aqui, em Oriola, está muito frio, hoje a mínima foi de zero”.
“Credo, parece que estás na Serra da Estrela”, brincou o PIPOCA. “Mas não fiques preocupado, durante esta semana vamos ter as noites mais frias deste inverno”.
“Pois já percebi que não é nenhuma maldição localizada em Oriola”, ri-me. “Bom, vamos lá aquecer, começando com a LARANJINHA.
“Obrigado Avô, eu estive a acompanhar um duelo minhoto na Taçona, e confesso que quando escolhi este jogo pensei que ia ser mais equilibrado, mas não, a Juventude Pacense marcou meia-dúzia em Ponte de Lima, sem sofrer nenhum, seguindo em frente e sem espinhas”, riu-se ela.
“Agora posso ser eu, uma passagem pela Terceirona onde se realizaram alguns jogos, Os Tigres de Almeirim ganharam em Vila Franca de Xira e subiram ao 1º lugar da série C, a Escola Livre derrotou o Gulpilhares, e o FC Porto B, que venceu na Maia, é o novo líder da série A, já para a Taçona, em Turquel, o OC Barcelos teve que sofrer, mas continua na prova”, concluiu o PANCHITO.
“Já eu assisti a um emocionante jogo nos Carvalhos, candidato à SACADA, a malta da casa vencia ao intervalo, com dois golos de vantagem, dilatou para três no reinício, mas a rapaziada de Paços de Ferreira encheu-se de brios, deu a volta ao resultado, os locais ainda empataram, mas um golo a dois minutos do fim, leva os primodivisionários para a próxima eliminatória”, finalizou o AMAGADINHO.
“Também assisti a um jogo vibrante em Vale de Cambra, mas o Riba d’Ave esteve sempre na frente do marcador e apurou-se para os oitavos de final”, terminou o PIPOCA.
“Gosto muito quando isto anda assim, sem precisarem de pivot”, ri-me eu.
Gargalhada geral nas quatro janelinhas.
“Mas agora chegou a altura de encerrar os trabalhos, estive atento ao que se passou na Póvoa de Varzim, onde o Sporting seguiu em frente sem complicações, numa eliminatória da Taçona onde, quase, todas as equipas da Primeirona seguiram para os oitavos de final, pois tivemos um tomba-gigantes no Estoril, a Salesiana viu-se a perder logo no primeiro minuto, mas na parte final da partida conseguiu dar a volta ao resultado, eliminando os picoenses do Candelária”.
“Pico onde o Avô já foi muito feliz”, gozou a LARANJINHA.
“Verdade, e já várias vezes. Altura para irmos descansar, beijos e abraços e até sábado”.
“Adeus”, gritaram os quatro, enquanto eles iam desaparecendo da minha vista.
A SACADA desta semana aconteceu na casa dos Amigos da Freguesia de Arazede – local onde eu também já fui muito feliz –, onde o Benfica marcou vinte e três golos, com destaque para a guarda-redes da casa, Ana Sofia Canoso (23).
Foi no Riazor, na Corunha, que chegou a PENÚRIA desta semana, um resultado incomum, daqueles que irritava muito o AMAGADINHO a temporada passada.
Num jogo sem golos, um enorme destaque para Marti Serra (Deportivo Liceo) e Pedro Henriques (Benfica), os guarda-redes das duas equipas.
Marcar um golo na Taçona, a três minutos do fim do jogo, contribuindo para a eliminação de uma equipa de escalão superior, é um feito que vai ficar na memória do jovem André Pimenta (Salesiana), que fica com O VELHO desta semana.