A AD Valongo e o SC Tomar jogam hoje para a 5ª Jornada da Fase de Grupos da Liga Europeia. O Valongo vai receber os suíços do Diessbach, a quem na Suíça no jogo da 1ª volta por 5-1 e tem abertas as portas da passagem à semi-final da prova, acessível aos 2 primeiros de cada grupo. enquanto o Sp. Tomar necessita mesmo de vencer a forte equipas italiana do Amaroti Lodi, posicionada no 2º lugar da tabela classificativa com mais um ponto que a equipa portuguesa, que segue em 3º lugar. Para a WS Europe Cup a Juventude de Viana recebe o forte Calafell (Espanha) na procura da gazua que os transporte para a Final Four da competição.
O Trissino, líder do grupo, recebe o La Vendéenne (França) e vai certamente repetir a vitória da 1ª volta (5-2 em La Roche-sur-Yon), colocando-o, se tal acontecer, com as portas da Final Four abertas, facto que torna ainda mais imperiosa a vitória do Sp. Tomar hoje sobre o Lodi porque, na minha opinião, uma destas 2 equipas ficará pelo caminho e para os portugueses só a vitória contra os italianos dará a possibilidade de se posicionar no 2º lugar da tabela, não ficando, no entanto, nada resolvido, porque na 6ª jornada (última) desta 1ª fase o Tomar poderá ter mesmo necessidade de vencer na Vendée, se o Lodi vencer o Trissino na mesma jornada. Tudo muito complicado e o melhor mesmo é os nabantinos ganharem hoje, para já, porque… “candeia que vai à frente alumia 2 vezes”.
O Valongo, por outro lado, tem o problema quase resolvido e só uma catástrofe afastaria os portugueses da Final Four porque se o resultado da 1ª volta nos diz que a vitória valonguense é o resultado mais “lógico” para logo, também a experiência nos diz que cada jogo é um jogo, são 5 contra 5 e tudo pode acontecer… Estamos certos que o Valongo cumprirá com a sua (quase) obrigação e a recente vitória sobre o Porto não só motiva os seus jogadores e equipa técnica mas também lhe dá maior responsabilidade na defesa do pergaminho português no hóquei em patins europeu.
O trabalho mais complicado para as equipas portuguesas que disputam competições europeias parece calhar à Juventude de Viana que recebe a forte equipas espanhola do Calafell, onde pontificam jogadores muito conhecidos dos portugueses, como o guarda-redes titular “Xano” Edo, o ex-portista “Sergi” Miras e o angolano “Big”, Humberto Mendes, que lideram uma equipa recheada de estrelas e que ocupa o 5º lugar da tabela classificativa da OK Liga, um dos mais fortes campeonatos que se disputam na Europa. A Juventude vai ter de vencer e por mais de 2 golos de diferença se quer ir até Calafell na 2ª mão e ter hipóteses de qualificação, se bem que no hóquei em patins 1 golo pode ser suficiente ou 5 não servirem de nada!!! Muito trabalho aguarda a equipa de “Rei” Ventura, a passar por um período muito bom depois da recente vitória em Oliveira de Azemeis sobre a Oliveirense por 4-3 a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Guia, Rémi, Nelson e “Bekas” vão certamente puxar pelos seus companheiros e fazer jus à qualidade do seu plantel e agora que estão nitidamente a assimilar o que Ventura quer que façam, só temos de acreditar que os vianenses vão vencer o jogo de hoje e, estou certo, ultrapassar o Calafell no caminho para a final da WS Europe Cup.
Siga os links abaixo para aceder aos diretos de cada jogo…