Nos Campeonatos Nacionais Sub15 e Sub19 já estão decorridas 10 jornadas e faltam ainda jogar outras 4. Mesmo ainda com 12 pontos em disputa (ou 15 nalgumas equipas), a verdade é que já podemos ter uma ideia (ainda pouco precisa) de quais as equipas que estão apuradas para a fase seguinte (Grupos “1” e “2”) e quais já não têm hipóteses de conseguir pontos para ultrapassar as equipas que ocupam os lugares de apuramento.
Sub15
Como podemos observar nas imagens abaixo, no Campeonato Nacional Sub15 há já 4 equipas apuradas para a fase seguinte e outras 4 sem hipóteses de apuramento.
Oliveirense, Porto, Benfica e Paço de Arcos já conseguiram o número de pontos suficientes para não serem ultrapassados pela equipa que ocupa a 5ª posição, estando, desta forma, apurados para a fase seguinte do Campeonato Nacional Sub15, precisamente aquela em que as 3 primeiras equipas de cada zona serão divididas em 2 grupos de 4 equipas, nomeadamente Grupo “1” e Grupo “2”. No Grupo “1” ficarão as equipas que se posicionarem nos 1º e 2º lugares nas zonas Norte e Sul e no Grupo “2” ficará a equipa que se posicionar no 3º lugar daquelas duas zonas.
Gulpilhares, Mealhada, Fabril e Física já não têm hipóteses de conseguir pontos que lhes permitam ultrapassar (ou até mesmo empatar com) as equipas que ocupam o último lugar de apuramento, a 4ª posição. Esta 4ª posição de cada zona norte e sul é precisamente aquela que “empurra” estas 2 equipas continentais para participar na “Prova de Apuramento das Regiões Autónomas” juntamente com os representantes de Madeira e Açores (Candelária SC). Os 2 primeiros desta prova de apuramento ficam apurados para o Grupo 2.
Sub19
Como podemos observar nas imagens abaixo, no Campeonato Nacional Sub19 há já 2 equipas apuradas para a fase seguinte e 1 sem hipóteses de apuramento.
Oliveirense e Porto já conseguiram o número de pontos suficientes para não serem ultrapassados pela equipa que ocupa a 5ª posição, estando, desta forma, apurados para a fase seguinte do Campeonato Nacional Sub19, precisamente aquela em que as 3 primeiras equipas de cada zona serão divididas em 2 grupos de 4 equipas, nomeadamente Grupo “1” e Grupo “2”. No Grupo “1” ficarão as equipas que se posicionarem nos 1º e 2º lugares nas zonas Norte e Sul e no Grupo “2” ficará a equipa que se posicionar no 3º lugar daquelas duas zonas.
Alenquer e Benfica já não tem hipóteses de conseguir pontos que lhe permita ultrapassar (ou até mesmo empatar com) as equipas que ocupam o último lugar de apuramento, a 4ª posição. Esta 4ª posição de cada zona norte e sul é precisamente aquela que “empurra” as 2 equipas continentais para participar na “Prova de Apuramento das Regiões Autónomas” juntamente com o representante da Madeira, já que os Açores não apresentam equipa neste escalão. Os 2 primeiros desta prova de apuramento ficam apurados para o Grupo 2.
Regulamento dos Campeonatos Nacionais Jovens
Siga a ligação apensa à faixa abaixo para se inteirar do Regulamento dos Campeonatos Nacionais Jovens