Nuns Quartos de Final algo injustos para a equipa masculina da Alemanha, que jogou a pré-eliminatória ao meio-dia e depois (incompreensivelmente) somente 8 horas mais tarde o jogo dos quartos-de-final, Portugal ainda teve uma oposição forte durante a 1ª parte mas a qualidade dos nossos jogadores e o natural cansaço de uma equipa que é obrigada a fazer 2 jogos em oito horas (!!!!?????) permitiram que Portugal se impusesse de forma clara para garantir a presença na semi-final contra uma França que já é uma força de “top” na modalidade confirmada pela vitória sobre a toda poderosa Espanha nos quartos-de-final, após prolongamento e grandes-penalidades. Mas as surpresas (quase) foram ainda mais porque Angola esteve a vencer Itália por 4-2 a meio da 2ª parte, não resistindo depois nos minutos finais, e para não destoar, a Argentina esteve empatada a 2 golos ao intervalo com o Chile (outra equipa que teve de fazer 2 jogos em 8 horas) para depois beneficiar do colapso natural dos chilenos e acabar vencendo naturalmente por 6-2. Confira os números de cada jogo seguindo as ligações abaixo:
Siga a ligação abaixo para se inteirar de todos os resultados, goleadores, estatísticas e calendário:
Na competição feminina, Portugal não teve grandes dificuldades em vencer a Alemanha por 5-1, garantindo um lugar na semi-final com a Argentina, que bateu a França por 10-1. Também a Espanha não teve quaisquer dificuldades em bater a Colômbia por 9-0 mas, já a Itália só conseguiu o passaporte no segundo final do jogo com o Chile de “Cata” Flores e “Maca” Ramos quando Elena Tamiozo marcou o 2-1 com o cronómetro mesmo a passar para o ZERO.
Siga a ligação abaixo para se inteirar de todos os resultados, goleadoras, estatísticas e calendário:
A seleção feminina joga hoje a semi-final com a Argentina às 18:30 Horas (17:30 nos Açores) e a seleção masculina defronta a incógnita França (cederá? fará mais um jogo histórico? “prognósticos só depois de terminar o jogo”!) às 22:30 de Portugal Continental, 21:30 dos Açores, ambos os jogos transmitidos no canal oficial do World Skate.
Não ficaria de bem com a minha consciência se não mencionasse a injustiça cometida sobre 2 equipas neste campeonato mundial que merecem o mesmo tratamento que todas as outras e não deveriam ter sido sujeitas ao esforço tremendo e inglório de ter de fazer 2 jogos no espaço de oito horas… Trata-se de um CAMPEONATO MUNDIAL e é importante dar a todas as equipas as mesmas possibilidades de lutar pela vitória em todos os jogos pelo que nos resta apelar a todos os responsáveis do World Skate que lutem pela necessidade de, sem alterar o modelo competitivo (que apoiamos totalmente), alterar as datas dos jogos de forma a que cada equipa não faça mais do que um jogo por dia. Uma das possibilidades era ter dado um dia de descanso entre a fase de grupos e a fase a eliminar de forma a permitir que os jogos da pré-eliminatória entre equipas do Mundial e do Intercontinental se realizassem precisamente neste dia de folga. Alemanha e Chile lutaram com armas diferentes e se a ideia, que acho belíssima, de valorizar o Intercontinental Championsip (uma espécie de 2ª divisão mundial) foi meritória, a decisão de marcar dois jogos no mesmo dia foi desastrosa, com consequências evidentes para duas equipas. O mesmo não sucedeu com Moçambique e Colômbia, adversários de Alemanha e Chile nos 2 jogos da pré-eliminatória, porque para eles os quartos de final do Intercontinental Championsip só se realizam hoje. O meu APLAUSO FORTE para a forma honrosa como aquelas duas equipas lutaram bravamente e para a galhardia dos seus jogadores que, nunca desistindo, chegaram mesmo (no caso do Chile) a assustar os milhares de argentinos que assistiam ao jogo no mítico Estádio Aldo Cantoni.