“Começa” hoje a WSE Champions League


Tem início hoje a Fase de Grupos da WSE Champions League, após a conclusão das duas rondas de qualificação que foram gradualmente apurando equipas, primeiro as de ranking europeu inferior até às que ocupam posições cimeiras no panorama europeu da modalidade. Antes de vos apresentar equipas e jogos desta próxima importante fase, acho imperioso fazermos uma pequena resenha do que foi a competição até aqui…

O FC Porto é o atual Campeão Europeu após vencer o Valongo na Final da prova da época passada

Na primeira ronda da competição, 14 equipas juntaram-se em 4 cidades europeias nos dias 13, 14 e 15 de outubro onde competiram pelas posições cimeiras de cada um dos quatro grupos, os lugares de apuramento, num formato a pontos todos contra todos numa única volta. Os dois primeiros classificados, e por conseguinte apurados para a 2ª Ronda, foram os abaixo apresentados:

A segunda ronda da competição reuniu 16 equipas nos dias 3, 4 e 5 de novembro, as oito apuradas da primeira ronda e outras oito equipas de “ranking” europeu ligeiramente superior, também em 4 cidades europeias onde competiram de novo pelas duas primeiras posições de cada um dos quatro grupos, os lugares de apuramento e de novo num formato a pontos todos contra todos numa única volta. Os dois primeiros classificados, e por conseguinte apurados para a Fase de Grupos da WSE Champions League, foram os abaixo apresentados:

As oito equipas acima apresentadas conseguiram o apuramento para a Fase de Grupos e juntam-se agora às oito equipas com melhor “ranking” europeu, apresentadas abaixo:

Estas 16 equipas vão agora competir em 4 grupos de 4 equipas em formato todos contra todos a pontos em duas voltas, numa prova que durará três meses e que constará de 6 jornadas com cada equipa a jogar contra as outras três no seu pavilhão e no dos adversários.

Os jogos da 1ª Jornada realizam-se já mais logo e são os seguintes (todas as horas são GMT, ou seja, hora de Portugal continental e Madeira, mais 1 hora do que nos Açores):

De forma a que os nossos leitores possam comparar a forma atual de cada equipa, apresentamos abaixo os dados relativos ao desempenho de cada uma das equipas na competição nacional que disputam nesta época desportiva:

No Grupo “A”, Barça e Forte ainda não perderam respetivamente na OK Liga espanhola e na Serie A1 italiana, enquanto o Barcelos já perdeu 2 jogos e empatou outros 2 no Campeonato Placard e o Liceo está a realizar uma prova muito abaixo do desempenho a que nos habituou na OK Liga espanhola. O Barcelos atravessa uma fase mais complicada em que não venceu qualquer jogo nas 3 últimas partidas do Campeonato Placard.

No Grupo “B”, Sporting e Benfica são as equipas com melhor desempenho nacional, mas enquanto os leões não perderam nenhum dos últimos 5 jogos, o Benfica já vai na 2ª derrota, após uma prestação menos conseguida no jogo no Pavilhão das Tílias, mais por mérito da fantástica exibição do Riba d’Ave, após Raul Meca ter colocado o seu lugar à disposição da direção, pedido que não foi aceite e que originou 2 resultados positivos nos 2 jogos seguintes, em que foi nítido o apoio que todos os jogadores deram ao seu técnico, dando razão à recusa por parte do elenco diretivo do Riba d’Ave em aceitar o pedido de demissão do técnico principal. Calafell e Reus não têm tido prestações condizentes com época passadas na competição nacional e só conseguiram 4 vitórias ambos em 9 jogos disputados na Parlem OK Liga.

No Grupo “C”, o Porto perdeu 2 jogos (em 10) e o Trissino empatou 3 jogos num total de 9 já realizados, mas terão de se medir com um Sp. Tomar que tem sido a grande revelação do Campeonato Placard desta época e com um Lleida que faz de tudo no seu campeonato, 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

A Oliveirense, por direito neste momento uma das melhores equipas da Europa se contabilizarmos os pontos conquistados nos campeonatos nacionais (de pouca credibilidade devido às diferenças de qualidade de cada liga), vai encontrar o Valongo, esta época com prestações um pouco abaixo daquelas a que nos habituaram nas épocas anteriores, o Lodi (sempre temível em virtude dos muitos títulos nacionais) e o SCRA, equipa que tem evoluído bastante, sempre sob o comando de Fabien Savreux, responsável pela elevação do nível do hóquei francês ao topo da Europa na última década.

Todos os jogos desta Fase de Grupos vão ser realizados sempre na 5ª feira e transmitidos no portal de TV da World Skate Europe, cuja ligação encontra no logótipo acima.

Outras Notícias
Sporting CP é o novo Campeão Europeu de Hóquei em Patins
Ver Mais
Sporting-Oliveirense na Final da WSE Champions League
Ver Mais
Como foi que o André Castro e o António Lopes "AL" viram as semi-finais da WSE Champions League
Ver Mais
O Campeão Europeu vai ser português, neste fim de semana...
Ver Mais
4 equipas portuguesas na Final Four da WSE Champions League
Ver Mais
Jornada europeia decisiva: serão 4 as equipas portuguesas na Final Four da WSE Champions League?
Ver Mais