hoqueipatins.pt

Hóquei em Patins - 2020/2021

1ª DIVISÃO NACIONAL
PLAYOFF

Porto Barcelos Sporting Benfica Oliveirense Tomar Valongo Sanjoanense Juv. Viana

CONSULTE AQUI A PÁGINA DA
FASE REGULAR

CONSULTE AQUI A PÁGINA DA
PROVA PRELIMINAR

DATAS

Quartos de Final 24 de Abril, 1 e 5 de Maio de 2021
Semi-Final 8, 22, 26, 29 de Maio, 3 de Junho de 2021
Final 6, 10, 13, 20 e 27 de Junho de 2021

Clique no mapa acima para ver em tamanho maior

E chegamos à jornada decisiva para alguns, limitativa para outros, confirmativa para os restantes… vamos por partes.

No que concerne à decisão da terceira equipa que desce de divisão (com HC “Os Tigres” e Riba d’Ave HC já confirmados) vão disputar-se este sábado 2 encontros, dos quais o Valongo-Turquel assume importância máxima atendendo ao facto de os “Brutos dos Queixos” necessitarem da vitória para conseguirem a desejada manutenção… é isso, se o Turquel PERDER o jogo em Valongo ou EMPATAR, fica imediatamente decidido que desce à 2ª Divisão! Mas se o Turquel VENCER, garante a manutenção e deixa para o jogo entre Famalicense e Braga a decisão de quem acompanha Tigres e Riba d’Ave na descida, sendo que neste caso, as coisas são também bastante lineares: o Braga necessita da vitória porque o empate ou mesmo a derrota são o bilhete para a viagem com Tigres e Riba d’Ave e permite que o seu adversário de partida, o Famalicense, garanta a presença na prova rainha do Hóquei em Patins da próxima época. No que concerne à descida de divisão, estamos conversados e nem necessitamos de fazer qualquer conta!

Passemos agora ao Play-Off… e aqui, a primeira questão a decidir é quem é a oitava equipa que partilhará com Porto, Barcelos, Sporting, Benfica, Oliveirense, Tomar e Valongo a possibilidade de lutar pela conquista do título de Campeão Nacional. E a luta vai ser entre Sanjoanense e Juv. Viana, somente, mesmo que percam os seus jogos e permitam que Famalicense ou Braga, ao vencer o jogo que opõe os 2, façam 26 pontos, os mesmo que Sanjoanense e Juv. Viana ficariam se perdessem os seus jogos. E se o cenário for este mesmo (derrota de sanjoanenses e vianenses) a vitória de Braga (sobre o Famalicense) não seria suficiente porque apesar de empatar em pontos (26) com Sanjoanense e Juv. Viana, teria um “score” negativo de golos marcados nos jogos entre os 3 (2º critério de desempate) e o mesmo aconteceria se fosse o Famalicense a vencer, sendo que neste caso de empate em pontos com Sanjoanense e Juv. Viana, também o “score” dos famalicenses (-5) seria determinante para desempatar como pior equipa, dando a um dos seus adversários o lugar em falta no Play-Off. Sendo assim, quem vai participar na fase decisiva da prova será sempre:
- a equipa que, daquelas 2, fizer um resultado melhor que o adversário nos jogos em que ambos participarão, ou…
-a Sanjoanense, se ambos perderem, vencerem ou empatarem os seus jogos.

Passemos agora mais acima, para a disputa entre Benfica e Oliveirense que garantirá o 4º lugar da tabela classificativa dando ao seu portador o direito a jogar o terceiro jogo da eliminatória em sua “casa”, se tal for necessário. O Benfica depende inteiramente de si e só necessitará de vencer o Barcelos no pavilhão Fidelidade para conseguir a vantagem mencionada na frase anterior. A Oliveirense terá de vencer o Porto e esperar que o Benfica perca porque mesmo que se registe um empate no jogo entre Benfica e Barcelos, o confronto direto entre “águias” e oliveirenses é favorável aos benfiquistas que vencerem o jogo no Pavilhão Salvador Machado na 1ª volta e empataram na Luz no jogo da 2ª volta. Assim, fica muito fácil constatar que a Oliveirense só no caso de a Oliveirense só terá vantagem no “tal” 3º jogo de Play-Off se vencer o jogo com o Porto e o Benfica não o conseguir fazer com o Barcelos.

E resta-nos o importantíssimo 2º lugar porque garantirá vantagem no 3º jogo nos quartos de final e na semi-final, vantagem tremenda para jogar a partida decisiva que fará avançar o seu vencedor para a eliminatória seguinte. Neste caso específico, o Barcelos garantirá o 2º lugar final da Fase Regular se vencer o jogo na Luz, impedindo assim os “leões” de os apanhar na tabela classificativa. Mas se os barcelenses empatarem, então o Sporting tem de vencer o jogo que vai disputar no Pavilhão João Rocha com a Sanjoanense para garantir o “tal” 2º lugar que lhes dará vantagem no 3º jogo dos quartos de final e semi-final. E se o Barcelos perder o jogo com o Benfica, então o empate basta ao Sporting para subir à 2ª posição e ganhar vantagem referida anteriormente.

Para já, quem tem garantida posição final na tabela da classificação geral é:
1º - Porto
6º - Sp. Tomar
7º - Valongo

As dúvidas ainda persistentes são as das seguintes posições:
2º - Barcelos ou Sporting
3º - Sporting ou Barcelos
4º - Benfica ou Oliveirense
5º - Oliveirense ou Benfica
8º - Sanjoanense ou Juv. Viana

Siga todas as peripécias dos jogos da 26ª Jornada a partir das 18 horas de amanhã (17 nos Açores) através da nossa página de diretos em https://hoqueipatins.pt/diretos e tire todas as dúvidas que ainda tem sobre o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na página da competição, aqui...

 

 

 

OCORRÊNCIAS POR JORNADA DO PLAYOFF

                         

OCORRÊNCIAS POR JORNADA DA FASE REGULAR

        

  

FASE REGULAR:

 

  

 
FC Porto

  -
8º AD Sanjoanense/Juv. Viana   ??
      -   Final
SL Benfica / UD Oliveirense   ??   ??
  -   -
5º UD Oliveirense / SL Benfica   ??
      Do 1º ao 4º Lugar    
OC Barcelos / Sporting CP   CAMPEÃO
NACIONAL
 2021
  -  
7º AD Valongo   ??  
      -    ???
Sporting CP / OC Barcelos   ??  
  -    
6º SC Tomar    

 

  

FASE REGULAR:

 

 

Sábado, 24 de Abril de 2021

Play-Off da 1ª Divisão - Quartos de Final - 1º Jogo

Sábado, 24 de Abril de 2021

18:00

1/4
1ºJ

FC Porto

-

AD Sanjoanense

ou

Ass. Juventude Viana

18:00

1/4
1ºJ

OC Barcelos

ou
Sporting CP

-

AD Valongo

18:00

1/4
1ºJ

Sporting CP

ou
OC Barcelos

-

SC Tomar

18:00

1/4
1ºJ

SL Benfica

ou
UD Oliveirense

-

UD Oliveirense

ou
SL Benfica

   

 

Com fundo amarelo encontram-se assinalados os jogos de jornadas posteriores à jornada actual

Com fundo azul claro encontram-se assinalados os jogos adiados

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR AS LISTAS COMPLETAS

 

 

  

FASE REGULAR:

 

 

 

 

 

 

   

  

FASE REGULAR: